Banner

A aplicação do botox (toxina botulínica) é um dos procedimentos mais realizados no mundo para ocultar marcas de expressão. Devido à sua eficiência e praticidade, ela atrai um grande número de pessoas interessadas em suavizar os detalhes do rosto.

Mas saiba que, antes da aplicação, é indispensável entender os cuidados pós botox e como realizá-los. A pele é uma área sensível, e a aplicação de determinados produtos depois do botox pode provocar irritação e alergia. Então, continue com a gente e veja os 7 principais cuidados que é preciso tomar no pós botox.

Conheça os cuidados pós botox

De modo geral, é fundamental redobrar a atenção a algumas substâncias contidas nos cosméticos e manter a higiene adequada. Saiba mais a seguir.

1. Use filtro solar

Após fazer a aplicação do botox, é indispensável o uso de protetor solar, que deve ser passado diariamente, e até em dias nublados. O filtro solar é necessário para evitar manchas no rosto, pois a radiação solar é um dos principais fatores para ter uma pele com aparência envelhecida e textura nodular.

Não usar o filtro solar acaba diminuindo os efeitos do procedimento. Para manter sua pele protegida, então, é recomendado passar o filtro nas áreas do rosto e do pescoço, com de FPS 30 ou outro fator superior. É necessária a reaplicação durando o dia.

2. Reponha o colágeno

O colágeno é uma proteína responsável para dar firmeza e elasticidade para a pele, e o surgimento de flacidez e de rugas é normal a partir dos 30 anos de idade, pois a partir desta idade o organismo reduz a sua produção, mesmo que você tenha feito à aplicação de botox. Com a reposição de colágeno, a pele terá condições de garantir um melhor efeito do botox, prolongando o seu efeito.

Diante disso, vale a pena fazer a ingestão de produtos ou cosméticos que contenham o colágeno tipo I, que é a substância hidrolisada. Assim, proporcionará mais elasticidade e firmeza para a pele.

3. Mantenha os bons hábitos

Já sabemos que o sol causa envelhecimento da pele, mas há outros fatores que contribuem para a alteração da saúde da nossa pele, como a alimentação. Para garantir bons resultados, é preciso investir em alimentos que combatem o envelhecimento, evitando aqueles que contribuem para ele, como, por exemplo, o açúcar.

Além disso, é essencial manter a hidratação, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia, evitar o uso de bebidas alcoólicas e consumo de cigarro.

4. Evite esforço físico

Após fazer o procedimento, é preciso evitar os exercícios físicos cerca de 24 horas. Esse repouso é necessário, pois movimentos mais bruscos podem acabar ocasionando na migração da toxina para os músculos em que o relaxamento não estava designado, e com isso podendo causar uma reação adversa, como por exemplo, a queda da sobrancelha, que é chamada de ptose palpebral. Também deve-se evitar deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas após a aplicação.

5. Tome os medicamentos recomendados

Ao final da aplicação do Botox, siga as recomendações do profissional que realizou o procedimento, sobre os medicamentos, caso seja necessário. Ele deverá orientar em relação aos cuidados para obter um ótimo resultado. Lembrando que, a automedicação nunca é indicada, tendo, muitas vezes, o efeito contrário ao desejado, ou seja, para um bom resultado só tome os medicamentos que lhe forem recomendados.

6. Tenha cuidado com o uso de cosméticos

Como você deve ter notado até aqui que, sua pele estará muito suscetível a problemas, como o sol, por exemplo. Isso também se aplica a inúmeras substâncias, muitas destas que estão presentes em muitos cosméticos.

Com isso, é preciso estar muito atento ao que você passa na área que acaba de receber a aplicação do botox. Deve ter certeza que não possui alergia ao produto, pois uma irritação na área pode resultar sérios problemas, além de redobrar a higiene do local. O acúmulo de resíduos também pode causar danos.

7. Faça a consulta de retorno

Para averiguar o resultado, é recomendada a volta ao profissional para uma consulta de retorno. Essa consulta tem finalidade de fazer uma avaliação do resultado do procedimento estético do Botox e, alguns casos, pode ser constatada a necessidade de complementação, precisando da reaplicação da toxina. Geralmente, o profissional pede para que o retorno seja feito em 15 dias após a aplicação.

Saiba o que não pode ser feito após a aplicação de Botox

Após a aplicação da toxina botulínica, que é o Botox, há certas coisas que devem ser evitadas por um tempo. Assim, além do esforço físico, é preciso também evitar massagear o rosto, pois a toxina pode acabar se deslocando do seu lugar de aplicação.

Ainda é recomendado não se deitar nas 4 horas seguintes ao procedimento, para não correr o risco de deformar o local e permitir a distribuição adequada. Além disso, é importante seguir outras recomendações, tais como:

  • evitar a exposição ao sol;
  • não realizar limpezas de pele exageradas por 24 horas;
  • evitar realizar atividade física;
  • evite o uso excessivo de cosméticos após a aplicação.

Veja os riscos de não aplicar os cuidados pós botox

Os cuidados que você tem nas primeiras horas e dias é essencial para garantir o resultado esperado. Caso esses cuidados não forem feitos de maneira adequada, o resultado do procedimento é colocado em risco, muitas vezes, precisando procurar o profissional antes do tempo de retorno.

Ninguém que realiza todo esse procedimento estético tem o intuito de ter uma pele manchada. Por isso, manter os cuidados com o rosto e pós botox é uma prática simples, sendo importante usar os produtos recomendados, e seguir todas as demais recomendações do profissional que realizou o procedimento.

Qualquer procedimento seja estético ou por fins de saúde, devem visar principalmente o bem-estar do paciente, para evitar prejuízos, efeitos colaterais e prolongar o resultado do procedimento. Os danos da falta de cuidado podem ser irreversíveis ou necessitarem de mais tratamentos demorados para recuperar a área. Assim, visite o consultório para avaliações, além de realizar os procedimentos de limpeza e cuidados pós botox.

Gostou do nosso artigo? Então, conheça também os 5 tipos de tratamento para cicatriz que dispensam a cirurgia plástica. Boa leitura!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.