Banner

A estação mais quente do ano interfere na nossa pele. Seja para o bem, promovendo um bronzeado bonito e vibrante, seja para algo não tão benéfico assim, como o surgimento de espinhas. 

Sim! A acne no verão é uma questão bastante comum. As inflamações costumam aparecer no corpo nesse período e são estimuladas pela oleosidade ocasionada pela exposição ao sol, às altas temperaturas e ao calor.

Neste post, você vai entender a relação da saúde da pele com a estação e conferir algumas dicas de como cuidar e prevenir o aparecimento de acnes. Boa leitura!

Afinal, qual a relação da acne com o verão?

Para responder a essa pergunta, é preciso voltar um pouco para explicar como as espinhas surgem no nosso corpo. A premissa é que a pele tem, na sua estrutura, as glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o sebo — substância que lubrifica e impermeabiliza.

Para proteger a pele, o sebo atravessa os poros nos quais nascem os pelos. Quando as glândulas são muito estimuladas, o sebo é produzido em excesso. Assim, a gordura dessa substância gera a obstrução dos poros, atrai bactérias e gera a acne.

Essa produção mais intensa das glândulas sebáceas pode acontecer por muitos fatores. A acne no verão é uma condição com muita ocorrência porque as altas temperaturas e o calor estimulam a produção do sebo, deixando a pele oleosa.

Ainda, o uso de um protetor solar que não seja adequado à pele ou não seja livre de óleos também é um fator que agrava a situação e o surgimento das imperfeições.

Outra questão que não pode deixar de ser citada é o tipo de pele. Aquelas mais oleosas são mais propensas a apresentarem o quadro, exatamente pela produção de sebo que já apresentam de forma significativa.

Quais os melhores cuidados para prevenir a acne no verão?

Se a causa das espinhas já foi detectada, chegou a hora de saber como evitar para aproveitar o calor do verão sem “marquinhas” indesejadas. Acompanhe, abaixo, 6 dicas que você pode adotar na sua rotina para manter a pele saudável e prevenir o surgimento de acnes.

1. Capriche na hidratação

Quando o assunto é hidratação no verão, é importante destacar que ela deve ser feita internamente, com a ingestão de água e de bebidas ricas em eletrólitos, e externamente, com cremes hidratantes com boas fórmulas.

Os eletrólitos são minerais que “abrem as portas” das células do nosso corpo para que elas absorvam a água ingerida e os nutrientes. De nada adianta beber líquidos que não tenham minerais na composição se o objetivo é hidratar o corpo. A sede pode ir embora, mas a hidratação tem baixa absorção.

Externamente, o uso de cremes e loções hidratantes adequados ao tipo de pele auxilia na hidratação do corpo, na aparência e na textura. Eles colaboram para a reposição de ceramidas, um lipídio que ajuda a manter a proteção e a hidratação da pele em dia.

Por isso, não esqueça: a hidratação deve ser feita tanto com a ingestão de líquidos quanto com o uso de cremes hidratantes.

2. Evite a ingestão de gorduras

Se um dos problemas da acne é a produção de sebo em excesso, preste atenção na sua refeição! Os alimentos gordurosos também são estimulantes das glândulas sebáceas. Isso acontece porque, quando a gordura é ingerida em grandes quantidades, o fígado não dá conta de eliminar as moléculas de gordura e, assim, a pele auxilia no processo. 

Uma alimentação com frutas, verduras, integrais e de baixo índice glicêmico tem nutrientes importantes para manter o organismo em equilíbrio, evita inflamações, e auxilia na prevenção de acnes. Por isso, dê preferência para um consumo mais consciente.

3. Não durma com maquiagem

Como já foi citado, o aparecimento de espinhas está relacionado à obstrução dos poros, certo? Imagine o que acontece, então, quando você dorme diariamente com maquiagem. Além de impedir que as células “respirem” e estimular o aumento da oleosidade, a maquiagem cobre os poros e ocasiona o entupimento. Como é através dos pequenos “buraquinhos” que a pele expele o suor e o sebo, essas secreções se acumulam e favorecem o aparecimento da acne. 

Apresentar os poros dilatados é um sinal de que algo está desregulado e que a pele pode sofrer com algum desses fatores. 

4. Use um protetor solar oil-free

Quem tem a pele oleosa precisa investir em protetores solares oil-free para não ter acne no verão. Evidentemente, não só por esse motivo. O uso de proteção solar deve ser feito em todas as estações do ano. Porém, como existe o agravante do estímulo das glândulas sebáceas durante a estação, é fundamental reforçar a informação e não deixar de optar por protetores oil-free para não ter espinhas.

A formulação dos protetores solares comuns apresenta uma textura mais densa e deixa a pele mais oleosa, o que colabora para a obstrução dos poros, que gera o surgimento de inflamações na pele. As opções oil-free são ideais para evitar que isso aconteça.

5. Invista na limpeza de pele

Este é um cuidado que deve ser tomado com frequência para evitar a obstrução dos poros e para conter a produção excessiva de sebo: a limpeza de pele. Além do cuidado diário de higienização feito em casa, ganha uma aparência mais uniforme e uma pele mais saudável quem investe em limpezas mais profundas, com produtos de alta qualidade e aplicados por profissionais.

Além da remoção de impurezas, cravos e inflamações, a limpeza de pele promove a desintoxicação, o que resulta numa textura mais homogênea e favorece o controle da oleosidade da pele. 

6. Aposte em procedimentos estéticos

De que a tecnologia é uma grande aliada da estética ninguém tem dúvidas, não é mesmo? Por esse motivo, os tratamentos estéticos que auxiliam na prevenção e os cuidados para evitar acne no verão agregam fortemente aos resultados.

Além de acelerarem os resultados para ter uma pele saudável e prevenir inflamações, existem técnicas que demonstram melhoras em curto prazo, são indolores e são focadas em tratar espinhas. É o caso da Skin Acne

O tratamento estético utiliza a fototerapia aplicada com máscara de led, a qual é associada a dermocosméticos de alta qualidade e promove, além de cuidados para reverter o aparecimento de acnes, a melhora da hidratação, suavizando as manchas e auxiliando no clareamento da pele.

Como um dos “extras” do Skin Acne, o tratamento conta com uma caneta de led que deve ser usada em casa para potencializar os resultados do procedimento.

Aí vai uma boa dica: combine as técnicas apresentadas neste post. Isso vai ajudar a ter uma aparência mais saudável e prevenir o surgimento de acne no verão.

Para realizar procedimentos estéticos, como o Skin Acne, entre em contato com uma das unidades da GiOlaser, agende uma avaliação e cuide do seu rosto como ele merece!


Tratamentos Faciais

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.