Banner

Está em dúvida se realiza o botox ou preenchimento? Ambos os procedimentos estéticos ajudam a eliminar rugas, marcas e traços da idade na pele, sendo ideais para quem quer rejuvenescer e ter uma aparência mais bonita.

Para escolher qual dos tratamentos fazer, o recomendado é se consultar com um esteticista qualificado, que indicará qual alternativa atende melhor às suas necessidades.

Quer descobrir quais são as principais diferenças entre os dois tratamentos? Acompanhe o post a seguir para conseguir tomar uma decisão entre o botox e o preenchimento!

Qual procedimento escolher: botox ou preenchimento?

Muitas pessoas confundem o botox com o preenchimento. Ambos são utilizados em diferentes tratamentos e áreas do rosto. O botox, por exemplo, funciona para a prevenção das linhas de expressão que surgem de forma dinâmica, ou seja, que aparecem quando os músculos faciais são movimentados.

Já o preenchimento é mais voltado para o tratamento de marcas existentes na pele. A principal substância aplicada no preenchimento é o ácido hialurônico, que promove o aumento do volume de determinadas regiões do rosto.

O botox, por sua vez, tem função preventiva, evitando vincos, rugas e linhas de expressão que podem surgir devido ao processo de envelhecimento natural da pele. O preenchimento, por outro lado, é utilizado para tratar marcas profundas, como olheiras e bigode chinês.

Em alguns casos, os procedimentos estéticos são aplicados em conjunto quando os sinais do tempo já estão mais estabelecidos. Eles possibilitam a harmonização facial, que consiste em uma técnica que transforma os traços e trata o envelhecimento facial.

Para escolher o procedimento estético, é preciso ir até uma clínica especializada para ter uma orientação de acordo com as suas necessidades. Independentemente do tratamento facial escolhido, você só terá os resultados esperados caso os profissionais sejam qualificados e trabalhem com uma infraestrutura adequada.

Como funciona o botox?

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é aplicado no músculo do rosto para que a região paralise ou diminua a contração. O botox vai muito além da estética, ele pode ser indicado para o tratamento de dores e outras disfunções.

O procedimento traz naturalidade ao rosto, já que ameniza rugas existentes e previne o aparecimento de futuras marcas. Além disso, a toxina trata linhas ao redor dos olhos e da boca, na área do colo, e rugas entre as sobrancelhas.

Indicações

O tratamento com a toxina botulínica é indicado após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. Assim como qualquer procedimento que aplica substâncias, o botox é contraindicado para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à toxina.

Mulheres grávidas ou lactantes também devem evitar fazer o tratamento. O botox tem duração média de 6 meses e, após esse período, é necessário realizar a renovação do procedimento para manter os resultados na pele.

Realização

A toxina botulínica se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é utilizada para amenizar as linhas de expressão que são causadas pela contração dos músculos e, também, por alguns hábitos, como má alimentação, tabagismo e exposição solar excessiva.

A aplicação deve ser feita exclusivamente por esteticistas. Ao ser aplicado, o botox age como um bloqueador, que consegue impedir os estímulos dos neurônios para os músculos. Entretanto, mesmo com esse entrave, o organismo produz novas vias de transmissão com o tempo, por isso, o efeito da toxina é temporário.

Cuidados

Após a aplicação do botox, é importante ter alguns cuidados na área tratada. É recomendado evitar esforços físicos nas 4 horas seguintes e manter o corpo deitado por muito tempo. Massagear o rosto também não é indicado, uma vez que o líquido pode se movimentar dentro da pele, atrapalhando um bom resultado.

O uso de cosméticos, maquiagem e demais produtos deve ser evitado por 24 horas depois da aplicação. No mais, é essencial utilizar protetor solar sempre e evitar a exposição solar em excesso, já que pode formar manchas.

Como funciona o preenchimento?

O preenchimento facial utiliza o ácido hialurônico para eliminar de vez as rugas e linhas de expressão, oferecendo diversos benefícios à pele. Ele é um procedimento rápido e eficaz, que promove a hidratação e a restauração do volume perdido com o processo de envelhecimento.

Assim, o tratamento confere jovialidade e maior harmonia à pele do rosto. Um dos maiores benefícios do preenchimento é que ele pode ser aplicado em diferentes regiões da face, como no dorso do nariz, nas maçãs do rosto, no canto da boca e na mandíbula.

Indicações

O tratamento é indicado para pessoas a partir de 25 anos que desejam retirar marcas mais profundas do rosto, aquelas que já estão mais estabelecidas. O período de duração dos efeitos é superior ao do botox, podendo durar até 20 meses após a aplicação.

O preenchimento deve ser evitado por grávidas, lactantes e por quem apresenta doenças autoimunes ou alergias aos componentes da injeção. Em geral, não há efeitos colaterais após o procedimento, uma vez que o ácido hialurônico é uma substância muito segura.

Realização

Os preenchimentos faciais são feitos por meio da injeção do ácido hialurônico, que é aplicado com agulhas delicadas sobre a região. O procedimento costuma ter duração de 30 minutos a 1 hora, a depender da quantidade de locais a serem tratados.

Em alguns casos, é necessário aplicar anestésicos para deixar a face dormente após a aplicação. Mesmo assim, o preenchimento não é doloroso, mas pode causar alguns desconfortos em determinadas regiões.

Cuidados

Logo após realizar o preenchimento, não é aconselhado massagear o local da aplicação. Alguns nódulos ou pequenos caroços podem surgir nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer com o tempo.

Assim como nos cuidados pós botox, é essencial manter o protetor solar cotidianamente e evitar se expor ao sol nas horas mais quentes do dia. Mesmo assim, a pessoa pode retornar às suas atividades na mesma data de aplicação, mas os exercícios físicos devem ser evitados por 24 horas.

Agora que você já conhece os objetivos de cada técnica, certamente deve ter ficado mais fácil escolher entre fazer o botox ou preenchimento. Lembre-se de que é fundamental contar com uma avaliação profissional para definir o melhor tratamento para o seu caso específico.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao nosso blog e conheça os tratamentos faciais da GiOlaser!


Tratamentos Faciais

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.