Banner

O colo envelhecido é uma situação natural que ocorre com muitas pessoas. No entanto, o envelhecimento dessa área é mais rápido por conter uma pele menos oleosa, fina e sensível. Além disso, costuma ficar mais exposta que outras regiões do corpo.

Para amenizar o efeito, é importante cuidar bastante do colo e, caso seja possível, buscar tratamentos estéticos específicos para suavizar o aspecto de flacidez. Alguns procedimentos oferecem resultados satisfatórios em pouco tempo e, em geral, são não invasivos e de simples aplicação.

Acompanhe o post para conhecer quais são as principais causas do colo envelhecido e os métodos mais eficazes para tratar a região. Confira!

Quais são as causas do colo envelhecido?

O envelhecimento natural da pele é provocado, em geral, pela idade. No entanto, muitas vezes, existe uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas em algumas regiões do corpo. Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, como hábitos e exposição excessiva à poluição.

O colo, assim como o rosto e o pescoço, é uma região que fica bastante exposta, sobretudo à luz solar. Quando não é bem protegida, a pele pode reduzir os níveis de agentes antioxidantes e aumentar a quantidade de radicais livres produzidos pelo organismo, o que leva ao envelhecimento precoce.

Além disso, falta de limpeza e hidratação adequada, sedentarismo, estresse, má alimentação, entre outros, podem intensificar o envelhecimento do colo. Em alguns casos, apenas um tratamento estético eficiente é capaz de atenuar as linhas de expressão, manchas e rugas na pele.

Mesmo assim, a recomendação é sempre manter cuidados diários e evitar ao máximo os hábitos que causam o envelhecimento precoce. Antes de tudo, é fundamental também contar com orientação médica e especializada, que saberá indicar os melhores produtos e tratamentos para o seu caso específico.

Como evitar o envelhecimento do colo?

Para evitar ao máximo o envelhecimento precoce do colo, é fundamental manter alguns hábitos diários de cuidados com a pele e o organismo. Estar protegido dos fatores externos é o primeiro passo para deixar a pele sempre bonita, forte e radiante. Veja, a seguir, o que você pode fazer para preservar a saúde da região.

Utilize hidratante

A hidratação é uma grande aliada em todos os aspectos, principalmente para os locais de maior exposição, como colo, pescoço, mãos e rosto. Para isso, é importante ter um bom produto hidratante para utilizar diariamente, desenvolvido a partir de fórmulas que permitam a regeneração da pele e que reforcem a eliminação de microrganismos nocivos.

Com isso, você garantirá uma hidratação de dentro para fora, renovando os tecidos e promovendo uma boa aparência na pele. É indicado também beber de 2 a 3 litros de água diariamente para manter a correta hidratação do organismo.

Recorra ao protetor solar

Outra importante dica é utilizar, sempre, protetor solar na região, de preferência com FPS 30 ou mais. Essa atitude é essencial para proteger a pele da ação nociva dos raios UV, que evita não apenas o envelhecimento, mas também a formação de câncer. O ideal é escolher um protetor solar para o seu tipo específico de pele, considerando se é oleosa ou mais seca.

O uso do protetor solar também reduz as chances de desenvolver a hiperpigmentação, que é uma situação bastante comum do efeito cumulativo da radiação. Além de proteger a pele, o protetor solar conta com ativos que fortalecem a hidratação e o envelhecimento precoce. Por isso, a indicação é aplicar o produto tanto em dias ensolarados quanto em nublados.

Consuma alimentos antioxidantes

Ter cuidados diários com a alimentação também é fundamental para evitar o envelhecimento precoce. Dar preferência a alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, como vitaminas, minerais, zinco, selênio, entre outros, é essencial para manter o organismo sempre saudável.

Você pode, por exemplo, incluir legumes, verduras e frutas, como uva, tomate, damasco, mamão, berinjela e cenoura na dieta. O ideal é sempre consumir os alimentos frescos, que garantem uma pele mais jovem e a nutrição de dentro para fora.

Quais são os tratamentos mais indicados para o colo?

Algumas técnicas de tratamento estético são excelentes para combater os sinais de envelhecimento no colo. Eles possibilitam uma aparência mais jovem, uma vez que são capazes de reduzir as linhas de expressão e eliminar manchas. Conheça, a seguir, quais são os tratamentos mais indicados para o rejuvenescimento do colo.

Peeling químico

O peeling químico é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele que retiram as camadas danificadas por meio da descamação. O tratamento promove a renovação celular e estimula o crescimento de uma camada mais lisa, elástica, suave e fresca na pele. O procedimento é excelente para clarear manchas e amenizar marcas de acne, rugas e exposição excessiva à luz solar.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma substância biológica produzida a partir de uma bactéria com inúmeras funcionalidades estéticas e terapêuticas. O tratamento suaviza rugas e age diretamente na prevenção ou reparação das linhas de expressão, promovendo o rejuvenescimento da pele. O procedimento é seguro e altamente eficaz no combate ao envelhecimento.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento realizado por meio da infusão de gás carbônico medicinal. Ele é aplicado em diferentes camadas da pele, a fim de melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos. O procedimento promove o rejuvenescimento e apresenta resultados efetivos no combate à flacidez e sequelas de acne. A carboxiterapia também é indicada para tratar rugas, cicatrizes e microvarizes.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que utiliza um equipamento com diversas agulhas bem pequenas que perfuram a pele e estimulam a produção de colágeno. Isso possibilita uma pele menos oleosa, mais clara e com uma redução significativa nas marcas de expressão. O microagulhamento também é indicado para quem deseja se livrar de manchas e cicatrizes.

O colo envelhecido é uma situação bastante comum, mas que pode ser amenizada por meio de alguns tratamentos estéticos. Para evitar o envelhecimento precoce, também é importante manter uma rotina de cuidados, utilizando produtos indicados especificamente para a região e para o seu tipo de pele.

Gostou do conteúdo? E você já ouviu falar nas rugas de acordeon? Aproveite a visita e veja agora mesmo o que são e como tratá-las!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Tratamentos Faciais
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Depilação a Laser
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Tratamentos Corporais
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.