Banner

O atual período de pandemia instituído no Brasil e no mundo, devido à disseminação do novo coronavírus, tem atrapalhado diversas pessoas com a rotina de beleza. Com a dificuldade e o impedimento de ir ao salão, o mais indicado é priorizar os cuidados com a pele em casa.

Isso porque é preciso ter uma atenção especial com os hábitos e produtos utilizados no tecido para que você fique sempre bonita e saudável. Para isso, existem diversas maneiras simples e acessíveis para fazer um tratamento caseiro que realmente apresente bons resultados.

A seguir, listamos 7 dicas para ajudar você a complementar a sua rotina de cuidados com a pele em casa de forma segura e eficiente. Confira!

Qual a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele em casa?

O contexto de quarentena dificultou a vida de quem realiza tratamentos estéticos em clínicas e salões de beleza. No entanto, diante da atual realidade, é imprescindível manter a aparência e a vitalidade da pele em dia. Até porque ela é o maior órgão humano, servindo como um verdadeiro manto protetor para o nosso corpo.

Todos os dias, a pele está exposta à radiação solar, à poluição, ao vento, à poeira, entre outros fatores que podem facilmente danificá-la. Por isso, é muito importante que os cuidados sejam priorizados para mantê-la sempre bonita e com um aspecto saudável.

Inclusive, quando a pele está lesionada, ela pode se tornar uma porta de entrada para infecções que colocam o organismo diretamente em risco. Assim, aumentam-se as chances de ter contato com vírus, bactérias e fungos, além de que, com o passar do tempo, é possível notar maior degradação e perda da hidratação natural.

Ou seja, manter os cuidados de forma rotineira é o primeiro passo para preservar o tecido e aumentar o seu potencial de vitalidade. É preciso ter em mente que a pele se renova constantemente e, quando passa por um processo de limpeza, por exemplo, a pessoa pode retirar diversas impurezas e deixá-la muito mais uniforme e macia.

Quais são os principais cuidados para manter a pele saudável?

Criar um cronograma de cuidados com a pele possibilita que o organismo previna e retarde o envelhecimento precoce da camada externa do órgão humano. No entanto, antes de optar por tratamentos caseiros, é importante saber qual é o tipo da sua pele e os produtos mais adequados para o seu caso.

Além de manter a sua autoestima elevada, você também ganhará muito mais proteção e saúde. Isso porque a rotina de cuidados garante maior integridade do tecido cutâneo, responsável por diminuir o ressecamento, a descamação, a irritação e demais infecções.

A seguir, veja 7 dicas para praticar os cuidados com a pele em casa, mantendo-a sempre bonita.

1. Mantenha uma rotina de beleza

Antes de tudo, você deve entender se a sua pele é seca, oleosa ou mista. Com base nessa informação, será possível escolher os produtos e tratamentos ideais para a sua pele, mantendo uma rotina de beleza. Para isso, você deve contar com organização e, de preferência, listar qual a frequência ideal para cada um dos cuidados.

Assim, por meio de hábitos diários e semanais, você consegue observar como o seu organismo e o aspecto da sua pele reagem às interferências externas. Isso é fundamental para conhecer mais o seu corpo e praticar o autocuidado, tendo mais chances de elevar a autoestima.

2. Realize a higienização corretamente

Um dos passos mais importantes é realizar a limpeza da pele diariamente para que você perceba os benefícios reais de uma higienização correta. O mais indicado é limpá-la ao menos duas vezes ao dia, de preferência ao acordar ou antes de dormir.

Quando feita corretamente, a limpeza é capaz de eliminar impurezas, resíduos e maquiagem, evitando que os poros fiquem obstruídos e formem irregularidades. Portanto, busque utilizar um produto específico para o seu tipo de pele e bastante água limpa para a higienização.

3. Use o tônico

O tônico tem a função de fazer uma limpeza ainda mais profunda para a eliminação dos poros e das toxinas contidas no tecido externo. Além disso, ele também melhora a microcirculação da pele, que oferece um bom aspecto e prepara a pele para receber a hidratação.

O produto também pode ser misturado com outros elementos para potencializar o resultado de determinados tratamentos. Nesse caso, é preciso analisar qual a propriedade que o tônico oferece, por exemplo, secativa, hidratante, calmante, rejuvenescedora, entre outras.

4. Passe protetor solar

Mesmo que você fique apenas dentro de casa no período da quarentena, é fundamental ter o hábito de passar o protetor solar na pele. O produto tem a função de proteger o tecido contra os danos da radiação solar, evitando exposição e danos para a cútis.

Assim, dê preferência aos protetores que contenham, no mínimo, 30 FPS em sua composição. Isso será valioso para se prevenir contra o câncer de pele, o aparecimento de melasmas e o envelhecimento precoce.

5. Aplique máscaras faciais

Geralmente, as máscaras faciais apresentam fórmulas concentradas de ativos que recuperam a vitalidade do rosto, trazendo uma série de benefícios. Com isso, a pessoa consegue ter um maior potencial de hidratação, desintoxicação, luminosidade e poros menos aparentes.

Os efeitos são imediatos e intensos, por isso, elas devem ser utilizadas como um elemento extra em sua rotina de cuidados. O recomendado é fazer a aplicação da máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias.

6. Faça esfoliação de tempos em tempos

A esfoliação remove profundamente as impurezas contidas no tecido e sua principal função é desobstruir os poros para que a pele fique uniforme, radiante e macia. Caso a sua cútis seja mais oleosa, será preciso realizar a esfoliação ao menos uma vez por semana.

Já para as peles mais secas, o indicado é fazer o procedimento a cada 15 dias, dependendo do nível e da intensidade de secura.

7. Não deixe de hidratar

Por fim, não deixe de hidratar a pele, pois a prática proporciona um aspecto saudável e luminoso. O hidratante pode ser aplicado logo após a limpeza facial, pois, assim, ele penetra melhor na derme e evita que a água do tecido saia facilmente, aumentando o potencial benéfico do processo.

De fato, por não ter muitas opções no período de quarentena, é imprescindível manter os cuidados com a pele em casa. Até porque é possível evitar diversos danos, como o envelhecimento precoce, a descamação e o ressecamento. Assim, cuidando de forma adequada da sua pele, você investe na sua saúde e aumenta as chances de ter mais autoestima.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e veja algumas dicas valiosas de autocuidado para aprender a cuidar de si mesmo!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Tratamentos Faciais
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Depilação a Laser
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Tratamentos Corporais
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.