23 jan 2019

Afinal, dieta low carb realmente funciona? Entenda aqui!

1233      14

Elas já foram febre entre famosos e todo mundo tem, pelo menos, uma amiga que perdeu um bom peso depois de uma delas. As dietas com poucos carboidratos – ou low carb – podem, sim, trazer resultados rápidos e proporcionar um emagrecimento saudável. Mas, para isso, elas precisam ser feitas da maneira correta. Quer saber […]

Elas já foram febre entre famosos e todo mundo tem, pelo menos, uma amiga que perdeu um bom peso depois de uma delas. As dietas com poucos carboidratos – ou low carb – podem, sim, trazer resultados rápidos e proporcionar um emagrecimento saudável.

Mas, para isso, elas precisam ser feitas da maneira correta. Quer saber mais sobre o funcionamento e os benefícios de uma dieta low carb? Então vem com a gente!

O que é uma dieta low carb?

Em primeiro lugar, é importante entender que uma dieta low carb determina uma redução na ingestão de carboidratos, não a eliminação desse nutriente por completo. Se, no dia a dia, eles devem corresponder de 50% a 55% do que nós comemos, numa dieta desse tipo essa taxa pode cair para até 20%. Abaixo disso, o emagrecimento não é saudável!

Para compensar a falta de carboidratos, esse tipo de dieta propõe ainda o aumento do consumo de proteínas, na forma de carnes, ovos, leite e seus derivados, entre outros. Além, é claro, de manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e de evitar produtos industrializados.

Como funciona?

Ao serem ingeridos, os carboidratos fornecem às nossas células glicose para ser transformada em energia. Se houver excesso de glicose, ela se transformará em gordura e será acumulada pelo corpo. O responsável por queimar essa gordura que sobrou é um hormônio chamado glucagon. 

Quando consumimos muitos carboidratos com alto índice glicêmico (como a batata-inglesa, pães e massas à base de farinha branca, por exemplo), ocorrem muitos picos de insulina, o que inibe a ação do glucagon – e  dessa forma não tem como você perder peso. 

Já uma dieta low carb propõe o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico, como a batata-doce e o arroz integral. Isso permite que o glucagon aja no organismo, promovendo a queima de gordura acumulada e, aí sim, você pode dar adeus para aqueles quilinhos a mais.

Quais são os melhores alimentos?

As verduras e legumes são importantes aliados em uma dieta low carb. Mas fique atento, pois alguns deles, como a abóbora e a batata-doce, apesar de terem baixo índice glicêmico, têm bastante carboidrato na sua composição. Brócolis, couve-flor, pimentão, berinjela, além das folhas verdes em geral, são alguns exemplos que podem ser consumidos à vontade.

Em relação às frutas também é recomendado evitar as que têm mais carboidrato. Abacate, morango, pêssego, melão e coco são algumas opções low carb.

No grupo das proteínas, as aves sem pele e os peixes, o queijo branco e o leite desnatado estão entre as melhores escolhas. Carne vermelha também é permitida, mas a preferência deve ser por cortes mais magros, como o patinho e o filé mignon.

Depois de ler tudo isso, fica mais claro que não é tão difícil seguir uma dieta low carb, não é? E os benefícios vão além da perda de peso. Ela pode ajudar a prevenir a diabetes, a manter o nível de colesterol bom no sangue e é um excelente começo para quem busca uma reeducação alimentar, pois tende a diminuir a vontade de comer doces e alimentos processados.

É importante ressaltar, porém, que pessoas com problemas renais, cardíacos ou hepáticos não devem aderir a essa prática. E nunca é demais lembrar que todo tipo de alteração na dieta deve ser acompanhado por um profissional. Então procure um nutricionista antes de começar!

E você? Já experimentou uma dieta low carb? Ou nunca tentou e ficou animado com o nosso post? Deixe seu comentário abaixo!

14 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação