12 set 2019

Afinal, por que esfoliar a pele faz tão bem?

1413      0

Sua pele está constantemente exposta aos mais diferentes ataques da poluição, dos raios solares, do vento, do ar-condicionado e até de outros resíduos presentes nos ambientes, o que pode prejudicar a saúde dela. Quer saber por que esfoliar a pele pode ser uma boa alternativa para reduzir os efeitos desses agentes nocivos? A resposta você encontra aqui, […]

Sua pele está constantemente exposta aos mais diferentes ataques da poluição, dos raios solares, do vento, do ar-condicionado e até de outros resíduos presentes nos ambientes, o que pode prejudicar a saúde dela.

Quer saber por que esfoliar a pele pode ser uma boa alternativa para reduzir os efeitos desses agentes nocivos? A resposta você encontra aqui, neste post dedicado à esfoliação. Você vai descobrir como funciona essa técnica, quais são seus maiores benefícios e qual a frequência ideal para realizar as esfoliações e garantir uma pele sempre saudável. Vamos lá?

O que é esfoliação?

A esfoliação é uma técnica que remove as células mortas e impurezas impregnadas na pele provocadas por aqueles poluentes que falamos há pouco e também nos casos em que falta uma rotina de cuidados adequados.

Em geral, a técnica utiliza um produto esfoliante que contém uma combinação de grânulos ou microesferas para a limpeza com ativos para manter a hidratação da pele. Esse produto é aplicado por meio de movimentos circulares que devem ser delicados para não agredir a região tratada.

A esfoliação pode ser realizada por dois processos. Mecanicamente, a partir de massagens que distribuem os esfoliantes abrasivos na pele, e por um processo químico no qual são aplicados esfoliantes que contêm uma base formada por ácidos que realizam a remoção das células mortas da pele sem a necessidade de massageá-la.

Quais partes do corpo podem ser esfoliadas?

Você pode realizar a técnica da pele em praticamente todo o corpo, mas as regiões mais beneficiadas pela esfoliação são rosto, braços, pernas, costas, mãos, pés, cotovelos e joelhos.

Como cada uma dessas regiões tem diferentes níveis de hidratação e sensibilidade, é fundamental realizar a esfoliação com produtos específicos e com o auxílio de profissionais qualificados.

Por que esfoliar a pele faz tão bem?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a esfoliação, vamos mostrar 6 benefícios que vão fazer com que você inclua essa técnica para cuidar da pele em sua rotina agora mesmo. Confira!

Evita o aparecimento de cravos e espinhas

A pele suja propicia o fechamento dos poros e estimula a produção de sebo cutâneo, uma combinação ideal para o surgimento de cravos e espinhas. Essa é também uma das razões para a ocorrência de acne na idade adulta.

A boa notícia é que a limpeza promovida pela esfoliação atua como uma aliada poderosa para evitar esses problemas, inclusive nas regiões do colo e das costas. Só uma dica: caso apresente lesões de acne inflamadas, aguarde a cicatrização para realizar o procedimento.

Promove a renovação celular

O seu sonho é ter aquela pele lisinha como a de um bebê? Um dos maiores benefícios da esfoliação é a renovação celular, uma verdadeira aliada nas rotinas de cuidados antienvelhecimento.

O tecido mais jovem das novas células deixa a pele com muita luminosidade. Além disso, a ação dos esfoliantes também estimula a produção de colágeno e ajuda a suavizar a textura da pele, deixando-a mais uniforme ao longo do tempo, com aspecto firme e jovem.

E sabe aquelas frustrantes manchas escuras, hiperpigmentação e cicatrizes de acne que parecem não ter solução? A esfoliação, quando aliada a outros tratamentos estéticos, também melhora a aparência de marcas e manchas. Ah, quer garantir um bronzeado natural, duradouro e uniforme da pele? É só esfoliar alguns dias antes de tomar sol — e não se esqueça do protetor solar!

Aumenta a absorção dos dermocosméticos

Uma pele sem os devidos cuidados tem o aspecto pesado, sem viço e o rosto chega a apresentar até um aspecto mais envelhecido. Muitas pessoas nessa situação acabam recorrendo aos dermocosméticos sem ter sucesso.

Sabe o motivo? De nada adianta investir em produtos ricos em nutrientes se a pele não estiver preparada para absorvê-los. Ao remover as células mortas e limpar os poros, a esfoliação contribui para uma maior absorção dos produtos na pele. Por isso, inclua-a em sua rotina de cuidados com a pele e deixe seus dermocosméticos realizarem a mágica!

Favorece a circulação sanguínea

Os movimentos circulares realizados durante a esfoliação mecânica ajudam a melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma verdadeira limpeza de dentro para fora.

Com sangue rico em oxigênio, mais nutrida se torna a superfície da pele. E tem mais: os movimentos da esfoliação contribuem para a desintoxicação da pele, removendo toxinas e outros detritos não saudáveis. O resultado da saúde celular revela uma pele sempre brilhante e radiante.

Melhora a ação de outros procedimentos estéticos

Os benefícios da esfoliação não param por aí, já que também contribui para a ação eficiente de outras técnicas estéticas. Inclusive, esfoliar a pele pode fazer parte das etapas de um tratamento estético.

Você sabia que a esfoliação é um dos cuidados com a depilação a laser antes de realizar o procedimento? Isso mesmo! O ideal é realizá-la pelo menos três dias antes da depilação.

Ajuda a relaxar

Que tal combinar um tratamento para a pele com aquele relaxamento que você merece? A esfoliação oferece o melhor desses dois mundos. Experimente esfoliar a pele durante uma massagem corporal ou facial.

Os movimentos circulares que ajudam a esfoliação também contribuem para o alívio das tensões musculares. O resultado é uma pele linda e um corpo relaxado. Não dá para perder, não é mesmo?

Qual a frequência ideal para esfoliar a pele?

Todos os tipos de pele podem ser esfoliados, o que varia é a frequência indicada para a realização do procedimento. Normalmente, a periodicidade da esfoliação nas peles mais oleosas é maior do que nas peles secas. O importante é recorrer a um profissional especializado antes de iniciar o tratamento.

Quais são os cuidados com a pele esfoliada?

Depois da esfoliação, a etapa seguinte é a hidratação. Lembre-se de que a técnica tem um efeito ligeiramente abrasivo e retira um pouco de água das células cutâneas. Sem a hidratação, pode haver sensibilidade e irritação na pele.

Nesta leitura, você conheceu um pouco mais sobre essa técnica que contribui para a remoção de células mortas e outras impurezas da camada superficial da pele e descobriu também o quanto é importante incluir a esfoliação entre os cuidados diários para garantir uma pele bonita e saudável.

Quando alguém perguntar por que esfoliar a pele faz tão bem, com certeza você terá a resposta na ponta da língua, não é verdade? Agora, que tal falar conosco sobre o post? Você gostou? Já tem uma técnica de esfoliação preferida? Deixe seu comentário aqui embaixo e, depois, vá até uma de nossas unidades conhecer os nossos tratamentos. Esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação