18 jun 2019

Confira 5 dicas de exercícios ao ar livre

359      0

Atividade física e cuidados com a saúde são assuntos que estão em alta. E não é para menos, já que são requisitos para a melhoria da qualidade de vida. No entanto, o que muita gente não sabe é que não é obrigatório frequentar uma academia para inclui-los na rotina. Afinal, é possível, sim, movimentar o […]

Atividade física e cuidados com a saúde são assuntos que estão em alta. E não é para menos, já que são requisitos para a melhoria da qualidade de vida. No entanto, o que muita gente não sabe é que não é obrigatório frequentar uma academia para inclui-los na rotina. Afinal, é possível, sim, movimentar o corpo e ter uma vida saudável por meio de exercícios ao ar livre.

Além de ser uma opção fácil para quem não tem tanto tempo disponível, trata-se de uma maneira de se distrair e relaxar, saindo da rotina e estando em contato com a natureza. Ou seja, são muitos benefícios para o corpo e para a mente. Também são várias opções de atividades, que atendem a diferentes gostos.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira 5 dicas de exercícios ao ar livre para você praticar!

1. Caminhada e corrida

Esses exercícios talvez sejam os mais famosos e fáceis de colocar em prática. Isso porque é possível fazer uma caminhada ou uma corrida em qualquer lugar, literalmente. Basta colocar um tênis e uma roupa confortável. Ou seja, não há desculpas para não fazê-las!

Além disso, são vários os benefícios que algumas passadas podem trazer para o seu corpo e a sua saúde. O ato de caminhar ou correr é capaz de melhorar o condicionamento físico, uma vez que estimula o sistema cardiorrespiratório. Assim, o coração se fortalece e a respiração ocorre com mais qualidade, considerando que o fôlego melhora.

Mais especificamente na corrida, a mente também sai beneficiada. Tal fato se deve à liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina. A partir deles, você pode usufruir das sensações de felicidade e prazer.

Ambas as atividades também proporcionam vantagens no aspecto estético e funcional do corpo, como o emagrecimento e o fortalecimento das pernas e dos glúteos. Elas ainda fazem com que praticamente todos os músculos do corpo sejam trabalhados. Isso não é maravilhoso? A caminhada e a corrida são, portanto, exercícios bastante completos!

2. Agachamento

Você sabia que o simples ato de se sentar já provoca um estímulo sobre os músculos da sua perna? Imagine fazer isso repetidas vezes, no ar, sem uma superfície para se apoiar. Então, você deve ter noção do esforço que é necessário para isso. Por esse motivo, esse exercício pode ajudar a manter o seu condicionamento físico e a fortalecer a musculatura da região.

É exatamente essa a ideia por trás do agachamento. Logo, para fazê-lo, é necessário afastar as pernas, de forma que os joelhos fiquem alinhados aos quadris. Em seguida, desça projetando o corpo para trás, como se fosse sentar em uma cadeira, e levante.

Repita o movimento até completar 4 séries de 10 repetições, e, com o passar do tempo, você pode ir aumentando a quantidade. Esse é um dos exercícios preferidos por treinadores e educadores físicos, principalmente em razão de sua eficiência para ativar e fortalecer vários músculos.

3. Abdominal

Para o abdômen, esse é o exercício mais indicado. O abdominal é uma atividade simples de fazer, podendo ser praticado em qualquer lugar. Basta ter uma superfície plana ou, até mesmo, um pouco inclinada.

Além disso, ele requer apenas o uso do peso do próprio corpo. Para fazê-lo, você deverá se deitar, encostando as costas por inteiro no chão. Mantendo as pernas flexionadas, levante e abaixe o tronco.

Tente alcançar os joelhos quando subir, mas não se apoie completamente na superfície quando for descer. Dessa maneira, você impede que o músculo descanse entre cada repetição, estimulando-o ainda mais. Não há problemas caso precise prender os pés em algum lugar ou pedir que alguém os segure para você, para que não se levantem. Isso proporciona maior estabilidade.

Se, com algum tempo de prática, o movimento ficar muito fácil, você pode ir dificultando, para manter o estímulo. Para isso, faça os abdominais sobre locais inclinados, deitando-se com a cabeça voltada para a parte mais baixa. Você também pode segurar algum objeto pesado. Assim, será necessário mais esforço para levantar.

4. Corda

Além de ser uma brincadeira muito popular entre as crianças, essa atividade pode ser uma maneira de se exercitar ao ar livre. Trata-se de uma atividade simples, que exige apenas que você tenha uma corda em casa.

Também não é necessário muito tempo de prática, sendo que 15 minutos por dia já são suficientes para ativar os músculos. Com o passar do tempo, você também pode aumentar 5 minutos por semana, até o limite de 30 minutos.

O ato de pular corda pode parecer banal. Porém, acredite, a partir dele, é possível fortalecer músculos da perna e dos braços. Ele ainda melhora a coordenação motora, considerando que você vai precisar movimentar a parte superior e a inferior do corpo ao mesmo tempo.

Quanto à execução, não se preocupe, não é preciso que você gire a corda rapidamente ou faça manobras diferenciadas. Aproveite o momento para se concentrar em seu corpo e lembrar dos tempos de infância. Que tal?

5. Bicicleta

Está aí outra atividade praticada por crianças e adolescentes, que pode ser feita ao ar livre e faz bem à saúde.  Andar de bicicleta, além de ser prazeroso (uma vez que permite relaxar a mente e combater o estresse) ajuda a melhorar as funções fisiológicas.

Esse exercício é capaz de potencializar a capacidade pulmonar. Afinal, vamos combinar, é preciso fôlego para passar alguns minutinhos pedalando! Ele também estimula músculos dos glúteos, coxas e panturrilhas, ou seja, serve para ficar com as regiões torneadas. A perda de peso e a redução de medidas são outras vantagens bastante significativas.

Para praticar essa atividade, recomenda-se iniciá-la em períodos de 30 minutos. Em algumas semanas, você pode aumentar esse tempo para até 1 hora. Mas lembre-se sempre de respeitar o seu corpo e observar o seu limite, hein?

Sendo assim, se os incentivos para uma vida saudável têm sido cada vez maiores, por que não aproveitá-los para entrar nessa onda? As atividades físicas são, sim, muito importantes para manter corpo e a mente em perfeito funcionamento, inclusive para aliviar o estresse e melhorar a produtividade no trabalho.

E, como visto, isso é ainda mais verdade quando se escolhe fazer exercícios ao ar livre. Portanto, com tantas opções apresentadas, basta analisar cada uma delas e escolher a que mais se encaixa no seu perfil. Depois, é só colocar esse corpo para se movimentar e usufruir de dias com mais qualidade de vida e bem-estar!

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro deste e de outros assuntos? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação