25 jul 2019

Dia Internacional da Mulher Negra: a depilação a laser em peles morenas

629      0

Você sabia que em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha? O marco no calendário é mais uma conquista da luta das mulheres no cenário mundial. Ao mesmo tempo, é um dia que ajuda a aumentar a representatividade delas na sociedade.  Com mais espaço, mais serviços são oferecidos para […]

Você sabia que em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha? O marco no calendário é mais uma conquista da luta das mulheres no cenário mundial. Ao mesmo tempo, é um dia que ajuda a aumentar a representatividade delas na sociedade. 

Com mais espaço, mais serviços são oferecidos para cuidar do corpo da mulher negra. E é sobre soluções estéticas para elas que vamos falar! Neste post, confira informações valiosas sobre cuidados essenciais para a pele negra e morena na depilação a laser, além de como ela funciona e seus principais benefícios.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher Negra?

Tudo começou em 1992. Mulheres latinas e caribenhas promoveram um encontro na República Dominicana para dar voz aos assuntos que as impactavam negativamente: preconceito e machismo.

As duas problemáticas — que têm índices elevados nos países representados — direcionam a mulher para situações de desemprego, baixa participação política e social, além de altas taxas de feminicídio.

Diante da importância do tema e da ocasião, a ONU — Organização das Nações Unidas — reconheceu o dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, ainda no mesmo ano do evento.

Qual a importância do Dia Internacional da Mulher Negra?

Vale ressaltar que a data foi criada com o objetivo de promover debates e iniciativas, e não de festejar. Além disso, o marco colabora para sensibilizar governos para que eles estabeleçam políticas públicas que estejam atentas às questões sobre a mulher.

A data também ajuda na disseminação dos assuntos da esfera feminina na sociedade. Além disso, leva para dentro de famílias, escolas e instituições a relevância do tema. Ainda, as atividades de grupos e movimentos feministas também são fortalecidos com a celebração do dia 25 de julho.

Mas um dos pontos fundamentais sobre a importância da data é o aumento da representatividade. Com as questões da mulher negra em destaque, o reconhecimento das necessidades dela ganha atenção.

Os mercados mais atentos desenvolvem soluções de acordo com as particularidades da pele negra. Para cuidar do corpo, alguns procedimentos estéticos precisam de cautela para que tenham bons resultados.

Como manter a pele da mulher negra bem cuidada?

A melanina é uma proteína que tem como umas das principais funções dar coloração à pele. No caso das pessoas negras, é encontrada em alta concentração.

Um dos grandes benefícios da melanina é que ela deixa a pele mais resistente ao sol e permite que ela seja menos impactada pelos sinais de envelhecimento. Isso não quer dizer que a pele negra não precise de atenção para que seja saudável! Manchas, olheiras, ressecamento e oleosidade são problemas que podem acontecer.

Por isso, para cuidar da pele, é fundamental ponderar sobre as circunstâncias. No caso da depilação a laser em morenas ou negras, não é diferente. O procedimento tem vantagens para quem escolhe o método, mas exige alguns cuidados. 

Depilação a laser em peles morenas e negras

Algumas pessoas ainda ficam na dúvida se a depilação a laser pode ser feita em peles negras. A resposta é sim!

Veja, abaixo, como a técnica funciona, seus principais diferenciais e cuidados necessários.

Como funciona

É muito comum que as pessoas se questionem se a depilação a laser é ou não recomendada para peles negras por causa do princípio da técnica.

A metodologia tem como foco aplicar o laser na melanina presente nos fios e ocasionar uma decomposição térmica. Como vimos, no caso de pessoas negras, essa proteína está em grande quantidade na pele.

Quando não é aplicada com um bom equipamento e a técnica correta, a depilação pode ocasionar queimaduras e manchas.

Por isso, a indicação é sempre procurar por clínicas e profissionais especializados, para que a pessoa seja submetida ao tratamento adequado às características da sua pele.

Principais diferenciais

Quem escolhe a depilação a laser tem vantagens interessantes e benéficas, tanto para o corpo como para as praticidades do dia a dia.

Acompanhe os principais diferenciais do método:

  • duração: com o desaparecimento dos pelos após as sessões a laser, não é preciso depilar o corpo diariamente ou em intervalos curtos de tempo. Além da técnica ter uma boa duração, quem faz sessões de manutenção consegue manter os resultados e as áreas tratadas sem pelos por mais tempo;

  • economia: quando o comparamos com outros métodos de depilação, é possível perceber que o procedimento a laser é mais econômico e tem uma relação custo-benefício mais atrativa;

  • maciez: os pelos encravados são um verdadeiro pesadelo. Em peles negras, eles costumam aparecer com frequência. Outros tratamentos também podem alterar a textura da pele, deixando-a com alergias e irritações, como é o caso de ceras e lâminas. Para que esses problemas não aconteçam, a depilação a laser é o método mais indicado;

  • indolor: quando realizada por profissionais competentes, a depilação a laser é um método praticamente indolor. O equipamento conta com uma ponteira de safira — que resfria e não ocasiona desconforto no indivíduo.

Principais cuidados

Como já foi citado, mesmo que a pele negra seja mais resistente ao sol e às expressões de envelhecimento, as precauções são necessárias.

Quem faz depilação a laser precisa ter atenção a alguns cuidados após o procedimento que são fundamentais para que os resultados sejam os melhores.

Entre eles, é possível citar:

  • não expor a pele ao sol nos dias que antecedem a aplicação do laser e nos dias posteriores;

  • manter a pele hidratada para evitar manchas e ressecamentos. No caso das peles negras, esses dois quadros são comuns;

  • escolher o tipo de tratamento adequado para a cor da sua pele, assim como a clínica especializada no assunto. Busque por boas referências;

  • respeitar o número de sessões indicado pelos profissionais. Não abuse, mas também não relaxe. 

E você, percebeu a importância do Dia Internacional da Mulher Negra? Na carona das questões femininas, surgem serviços considerando o que as mulheres realmente precisam, e o cuidado com o corpo faz parte dessa demanda.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre depilação a laser, entre em contato com a equipe da GIOlaser e receba a orientação ideal de acordo com as necessidades da sua pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação