9 abr 2020

10 dicas de saúde para você aproveitar o melhor do outono!

1061      0

Não há dúvidas de que uma das estações mais queridas do ano é o outono, não é mesmo? Afinal, após a temporada de dias tórridos e de grandes tempestades de verão, o outono se apresenta com um clima mais ameno e belos finais de tarde. No entanto, você sabia que há dicas de saúde para […]

Não há dúvidas de que uma das estações mais queridas do ano é o outono, não é mesmo? Afinal, após a temporada de dias tórridos e de grandes tempestades de verão, o outono se apresenta com um clima mais ameno e belos finais de tarde. No entanto, você sabia que há dicas de saúde para o outono, a fim de garantir o bem-estar e a beleza nos próximos três meses?

Por isso, é importante considerar que as mudanças climáticas impactam diretamente a nossa pele, o cabelo, as unhas, a disposição e até a imunidade do organismo.

Assim sendo, continue a leitura deste post e descubra quais são as 10 dicas de saúde para aproveitar o melhor do inverno!

1. Use roupas adequadas

Escolher as roupas certas para usar no outono é a primeira dica que damos aqui. Como os dias ainda são quentes, o ideal é vestir peças leves e confortáveis. Porém, lembre-se de que as manhãs e as noites já estão mais frescas, sendo necessário investir em jaquetas e blazers que ajudam a compor qualquer look.

O importante é evitar essa troca de temperatura que costuma gerar gripes e resfriados. Sendo assim, fique atenta a qualquer mudança de clima, a fim de resguardar sua saúde.

2. Mantenha a pele limpa

Um cuidado muito importante com a pele é evitar banhos demorados, uma vez que ele danifica a cútis, retirando a oleosidade natural. Essa falta de umidade da pele torna-a mais ressecada e sem viço.

Além disso, é indicado conversar com seu dermatologista para pedir a indicação de um sabonete específico para a pele do rosto para fazer a limpeza diária, que pode ser para pele mista, oleosa ou seca.

3. Hidrate bem a pele

Se você ainda não tem o hábito de usar hidratantes, saiba que é hora de começar a usar um. O ritual consiste em secar delicadamente o corpo e aplicar o creme ainda com a pele úmida.

Também é válido ressaltar que não é porque as temperaturas estão mais baixas que o protetor solar não é mais necessário! Seu uso é recomendado durante todo o ano e não deve ser esquecido.

4. Pratique atividades físicas

Praticar exercícios físicos é algo que deve ser feito em todas as estações do ano, tendo em vista que o esporte aumenta a imunidade do organismo, ativa o sistema circulatório, fortalece os músculos e ainda ajuda a manter a boa forma.

Portanto, se você ainda não faz atividade física alguma, aproveite a estação que se inicia e matricule-se em uma academia, ou ainda, experimente fazer uma bela caminhada em algum parque da sua cidade.

5. Beba muita água

Beber no mínimo dois litros de água por dia é essencial em qualquer estação do ano. O líquido repõe os minerais perdidos ao longo de 24 horas, tornando o organismo mais hidratado.

Além disso, ele ajuda a melhorar todas as funções do corpo, oxigena as células e traz mais disposição para as pessoas. Em se tratando do outono, a água auxilia a evitar o ressecamento, uma vez que o ar mais seco promove esse prejuízo à pele.

6. Priorize a alimentação saudável

Alimentação saudável é um dos cuidados com a saúde que também devemos ter. Ela deve ser equilibrada, sendo importante priorizar, no cardápio, as hortaliças e frutas, que são ricas em vitaminas e minerais, que neutralizam os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce e garantem a beleza da pele.

A soja é outro alimento rico em isoflavonas, os quais evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da derme. Outra boa fonte de nutrientes são as castanhas, as nozes e as amêndoas, repletas de vitamina E, selênio e antioxidantes, sendo ótimas aliadas importantes para manter a pele jovem e saudável.

Inclua frutas ou sucos de frutas no cardápio do dia a dia. Além de ser refrescante, esse tipo de alimento contém vitaminas e minerais para o bom funcionamento do organismo.

7. Evite aglomerações

Nos locais em que se concentra uma grande quantidade de pessoas, tais quais transporte público, salas de aula e baladas, é muito provável que você inale micro-organismos impróprios, como o vírus da gripe.

Se estiver em um desses lugares, procure sempre ficar próximo de janelas abertas. Também não se esqueça de lavar as mãos sempre que for possível para minimizar as chances de contaminação.

8. Higienize roupas de cama e banho

Se a limpeza do ambiente não está adequada, tanto os ácaros quanto os fungos e bactérias apresentam mais chances de se proliferar. A poeira acumulada ao longo dos dias ajuda a aumentar a presença desses invasores nos ambientes fechados.

Afinal, eles são os responsáveis pelo surgimento de alergias e outras doenças do sistema respiratório. Assim sendo, as toalhas de banho, os lençóis, as cortinas e as fronhas são ambientes perfeitos para o acúmulo desses micro-organismos. A dica é trocar tais itens semanalmente e evitar mantê-los úmidos.

9. Invista em procedimentos estéticos

As estações mais frias são ideais para a realização de tratamentos estéticos, tendo em vista que a exposição ao sol e ao calor é bem menor que nas estações mais quentes. Além disso, a recuperação da pele nesses meses é melhor e mais rápida.

Assim sendo, comece a se programar logo no início do outono para realizar todos os procedimentos que você deseja nos próximos meses. Desse modo, é possível se planejar tanto financeiramente quanto em relação à sua agenda pessoal.

10. Seja feliz

Além das dicas de saúde para o outono, é valido também pensar em como aproveitar o melhor da estação. Como o outono é a primeira estação do ano, lembre-se de iniciar novos projetos, fazer a viagem dos sonos, cuidar da aparência e qualquer outra ação que torne você mais feliz e radiante!

Ao longo do post, foi possível aprender 10 dicas de saúde para o outono. Porém, precisamos destacar a importância de manter os hábitos de higiene com o objetivo de evitar a contaminação por vírus e bactérias que tendem a aumentar nessa época do ano. Portanto, cuide-se bem e bom outono para todos nós!

Este post foi útil? Agora, siga-nos no Facebook e no Instagram e tenha acesso aos melhores conteúdos da internet! Estamos esperando pelo seu clique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação