2 jul 2020

Conheça 5 hábitos que pioram a celulite

1219      0

A celulite é um processo que se manifesta na pele de mulheres e, para muitas pessoas, ela pode ser um agravante para a autoestima. Apesar de ser causada principalmente por aspectos genéticos, também existem diversos hábitos que pioram a celulite. Por outro lado, há ações que podem causar um efeito contrário, funcionando no combate e […]

A celulite é um processo que se manifesta na pele de mulheres e, para muitas pessoas, ela pode ser um agravante para a autoestima. Apesar de ser causada principalmente por aspectos genéticos, também existem diversos hábitos que pioram a celulite.

Por outro lado, há ações que podem causar um efeito contrário, funcionando no combate e na prevenção. Uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas, por exemplo, são extremamente eficazes para diminuir o acúmulo de liquidos e gordura corporal.

Pensando nisso, preparamos o post para mostrar 5 hábitos que pioram a celulite e acabam causando um aspecto esteticamente negativo ou, até mesmo, favorecendo o aparecimento de mais quantidade. Confira a seguir!

Qual a importância de manter uma boa alimentação para reduzir a celulite?

Você sabia que a sua alimentação pode ser a principal responsável pelo surgimento da celulite? A condição nada mais é do que o acúmulo de gordura que provoca saliências ou depressões na pele, principalmente nas pernas, nas nádegas e no abdômen. Para tratá-la, é preciso saber em que grau e quantidade ela se encontra e, ainda, considerar alguns fatores, como idade, peso e dieta.

No entanto, um dos principais motivos da piora da celulite é, justamente, uma alimentação desequilibrada com excesso de calorias vazias, como açúcar, sódio e gorduras. O ideal, portanto, é sempre incluir alimentos integrais, verduras, frutas, grãos, fibras, proteínas e gordura de boa qualidade na rotina para combater diretamente e impedir o surgimento de mais celulite.

Também é muito importante aumentar a ingestão e o consumo de água para desintoxicar o organismo e melhorar o aspecto da pele como um todo. O indicado é ingerir, ao menos, dois litros de água por dia. Mesmo assim, ainda será muito importante evitar o consumo de refrigerantes ou bebidas que contenham uma grande quantidade de açúcar.

Com uma boa alimentação, aliada à prática regular de atividades físicas, é possível diminuir significativamente a celulite. Para casos mais graves, o ideal é buscar tratamento com um profissional especializado para combater por completo a celulite.

Quais são os principais hábitos que pioram a celulite?

É um fato que a celulite é um motivo de incômodo e desconforto, principalmente para a autoestima das mulheres. Os furinhos deixam a pele com o aspecto de casca de laranja, podendo atingi-la em maior ou menor grau. No entanto, existem maneiras simples de interferir e prevenir o seu surgimento.

A seguir, destacamos 5 hábitos que pioram a celulite e contribuem para a intensificação da condição na pele.

1. Consumir refrigerantes e produtos ricos em açúcares

Produtos ricos em açúcares e refrigerantes são um dos maiores vilões do funcionamento da circulação. Esses alimentos geram retenção de líquido, fazendo com que o organismo sofra mais inchaço. Isso porque o açúcar aumenta a gordura localizada, produzindo células de gordura que impedem a microcirculação da pele.

Assim, a celulite é agravada significativamente quando a dieta está desequilibrada, baseada em açúcar e gorduras. O recomendável, portanto, é aumentar a ingestão de água e optar por sucos naturais sempre que possível.

2. Consumir alimentos processados e industrializados

O consumo de alimentos processados interfere diretamente no equilíbrio nutricional, uma vez que carboidratos, açúcares e industrializados podem levar ao acúmulo de gordura e provocar a celulite. Mesmo que pareçam inofensivos, sal de cozinha, caldos prontos, molhos, entre outros produtos do cotidiano, podem influenciar a condição.

Os aditivos, conservantes, corantes e substâncias artificiais dificultam a digestão e, por conterem alta concentração de açúcar e gordura, aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea. O mais indicado é inserir verduras, frutas e alimentos crus e integrais à dieta, pois eles contêm maior teor de nutrientes e menos químicos, gerando a desintoxicação do organismo.

3. Não manter a pele hidratada

Manter a pele sempre hidratada permite a produção de colágeno que impede que a gordura se acumule nas áreas mais afetadas, evitando a piora da celulite. Uma alimentação rica em vitamina C, vegetais coloridos e grãos integrais, por exemplo, mantém a glicemia em equilíbrio, interferindo no aumento dos picos de insulina que fazem com que o corpo acumule gordura.

Também é possível utilizar produtos cosméticos que aceleram a renovação celular, geralmente compostos por ácido ou derivados que promovem o colágeno. Combinados a massagens feitas por profissionais, os resultados tendem a ser ainda melhores.

4. Beber pouco líquido

Beber pouca água promove a desidratação e aumento do processo inflamatório do organismo, o que gera os comuns inchaços da celulite. Por outro lado, quando ingerida em abundância, a água contribui para a melhora da circulação, permitindo trocas celulares mais ágeis.

Outra dica é optar por alimentos ricos em líquidos, como melão, pepino, melancia, tomate, abóbora, entre outros, pois alguns chegam a ter níveis de água superiores a 90% em sua composição. Quando a água vem do alimento, as células têm maior capacidade de absorção dos nutrientes, acelerando o processo de penetração do líquido no organismo.

5. Aumentar o processo inflamatório do organismo

O processo inflamatório pode ser derivado de uma série de substâncias ingeridas que interferem diretamente no funcionamento do organismo. Bebidas alcoólicas, consumo de glúten e farinha branca, carnes e leite, por exemplo, são alimentos que favorecem significativamente o aumento das inflamações em todo o corpo.

O cigarro também é outro vilão que prejudica a microcirculação e a quantidade de oxigênio e de nutrientes, aumentando a produção de radicais livres. Isso porque a fumaça e a nicotina interferem no sangue, prejudicando sua elasticidade e facilitando o surgimento da celulite. O álcool, da mesma forma, faz o corpo produzir radicais livres em excesso, que oxidam e danificam as células, impedindo a correta absorção de nutrientes.

O ideal, portanto, é reduzir ou, até mesmo, eliminar os hábitos que pioram a celulite, evitando seu aparecimento. Dependendo do caso, consulte um profissional especializado no assunto e opte por um tratamento estético para ter resultados ainda mais rápidos na aparência da pele. Lembre-se de que é fundamental aliar uma boa alimentação aos cuidados citados, permitindo o bom funcionamento de todo o organismo.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também todos os tratamentos estéticos utilizados no combate à celulite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação