14 abr 2021

Confira 3 dicas para conseguir criar e manter hábitos saudáveis

1071      0

A cada período da nossa vida, pensamos em implementar hábitos saudáveis, mas muitas vezes nos frustramos por não conseguir colocá-los em prática. É bom ressaltar que não é fácil mudar a rotina, apesar de algumas pessoas serem mais adaptáveis do que outras. Para isso, é necessário disciplina, força de vontade e organização. Assim, sair da […]

A cada período da nossa vida, pensamos em implementar hábitos saudáveis, mas muitas vezes nos frustramos por não conseguir colocá-los em prática. É bom ressaltar que não é fácil mudar a rotina, apesar de algumas pessoas serem mais adaptáveis do que outras. Para isso, é necessário disciplina, força de vontade e organização.

Assim, sair da zona de conforto para criar e manter esses novos hábitos no dia a dia é fundamental, pois ajuda a ter uma boa saúde e mais bem-estar. Além disso, é possível ter chances maiores de sucesso, principalmente em relação à qualidade de vida, já que esses hábitos fazem bem tanto para o corpo quanto para a mente.

Quer saber como criar hábitos saudáveis com algumas dicas simples? Então, continue a leitura!

1. Pratique o autoconhecimento

Toda mudança de hábito se inicia com o autoconhecimento. Entender quem somos, onde estamos e o que somos capazes de transformar e fazer é o primeiro passo para promover mudanças. Outro ponto essencial é saber por que isso é importante para a sua vida.

Assim, se você deseja ter uma alimentação saudável ou começar a praticar atividades físicas, por exemplo, tente compreender qual é a real importância dessas transformações para você. Entender que tudo isso proporciona mais bem-estar, qualidade de vida, saúde e disposição pode ser um bom passo para iniciar a sua mudança.

2. Defina prioridades

Após um longo período acostumado com os mesmos hábitos, é pouco provável que você consiga fazer uma mudança de costume tão significativa de uma única vez. Por isso, para cada item da sua lista de desejos, escolha uma prioridade e faça com que ela seja o foco do seu esforço.

Em relação à alimentação, por exemplo, é possível criar muitos objetivos: excluir os ultraprocessados, incluir frutas, legumes e verduras, mudar a maneira de preparar os alimentos, diminuir a ingestão de frituras, entre outros. Quanto mais você altera, melhor será o resultado para a saúde.

3. Coloque seus hábitos saudáveis em prática todos os dias

Um passo muito importante para desenvolver e manter hábitos saudáveis é colocá-los em prática todos os dias, ou seja, estabelecer uma rotina. Assim, se você decidiu que quer dormir bem durante toda a noite, faça mudanças no seu sono.

Para isso, tente ir para a cama todos os dias no mesmo horário, desligue os aparelhos eletrônicos uma hora antes de se deitar, mantenha o quarto escuro e silencioso, evite alimentos e bebidas energéticas e acorde sempre na mesma hora. Todas essas mudanças fazem com que o seu corpo se acostume — o que ajuda a colocar em prática os novos hábitos.

Agora que você já sabe como criar hábitos saudáveis, lembre-se de colocá-los em prática todos os dias e de manter uma rotina saudável, como beber bastante água, dormir bem, fazer exercícios físicos e manter uma boa alimentação. De modo geral, o nosso corpo leva cerca de 60 dias para se acostumar com a criação de novos costumes. Portanto, tente se acostumar com esse processo.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como criar hábitos saudáveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação