15 out 2020

Mãos ressecadas: como manter a pele saudável e hidratada?

1431      0

Você sente as mãos ressecadas e ásperas? Saiba que esse problema não é tão raro, principalmente no período em que precisamos passar álcool em gel nas mãos com muita frequência. No entanto, quando isso acontece, precisamos de cuidados redobrados. A falta de lipídios (gordura) e água são os grandes responsáveis pelo ressecamento das mãos. Mas […]

Você sente as mãos ressecadas e ásperas? Saiba que esse problema não é tão raro, principalmente no período em que precisamos passar álcool em gel nas mãos com muita frequência. No entanto, quando isso acontece, precisamos de cuidados redobrados.

A falta de lipídios (gordura) e água são os grandes responsáveis pelo ressecamento das mãos. Mas essa condição pode ser momentânea ou característica natural do organismo, quando uma pessoa tem um tipo de pele seca.

Se você quer evitar o envelhecimento precoce, coceiras e alergias, veja como cuidar das suas mãos para que elas não fiquem ressecadas!

Quais são os sinais das mãos ressecadas?

Quando as mãos estão ressecadas, elas ficam ásperas, secas e até podem apresentar rachaduras e descamação. Esse ressecamento ocorre devido à quantidade insuficiente de hidratação na camada mais externa da pele (a epiderme), que pode ocorrer com a falta de água e lipídios.

Os lipídios são gorduras que seguram a umidade na pele. Quando ele está em falta no organismo, o tecido cutâneo não consegue segurar a hidratação, o que gera o ressecamento das mãos.

O que pode provocar o ressecamento das mãos?

Existe uma série de fatores que podem deixar as mãos ressecadas. Em todos os casos, beber bastante água e ter uma alimentação adequada ajudam a manter a hidratação de dentro para fora. Veja, logo abaixo, o que pode provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Temperatura alta

Durante o período de inverno, banhos quentes podem ser causadores dessa perda de hidratação nas mãos, já que as temperaturas altas alteram a hidratação natural. Nesse sentido, prefira temperaturas mais amenas e sempre utilize hidratantes ao sair do banho ou após lavar as mãos.

Falta de limpeza

O acúmulo de sujeiras nas mãos intensifica a perda de hidratação, além de contribuir para uma concentração de micro-organismos, o que é prejudicial para a pele. Portanto, lave as mãos com sabonetes hidratantes sempre que perceber a necessidade.

Ausência de hidratação adequada

A desidratação tanto na parte mais externa quanto nas camadas mais profundas deixa a pele visivelmente seca. A falta de água e nutrientes favorece esse aspecto, por isso mantenha a hidratação em dia com produtos específicos para o seu tipo de pele.

Contato com produtos químicos

Na pandemia gerada pelo covid-19, o álcool gel se tornou item obrigatório para ser aplicado várias vezes ao dia. Contudo, o uso desse produto acarreta um ressecamento maior das mãos. Produtos de limpeza também podem ser agressivos e deixar as mãos desidratadas. Dessa maneira, redobre os cuidados quando entrar em contato com esses itens.

Utilizar os produtos certos voltados para a saúde das mãos é um cuidado indispensável para evitar as mãos ressecadas e manter a saúde dessa região. A aparência melhora e você se previne do envelhecimento precoce e de dermatites. É a melhor maneira de conquistar mãos bonitas e hidratadas em qualquer época do ano!

Se você gostou do conteúdo, assine a newsletter da GIOlaser para receber por e-mail informações e dicas exclusivas sobre tratamento dermatológico, saúde e beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação