11 set 2020

Quais os cuidados mais importantes na área dos olhos?

419      0

A área dos olhos é uma das primeiras partes do corpo a mostrar os sinais de envelhecimento precoce. Esse processo é ainda mais intenso nas pessoas que negligenciam os cuidados básicos, principalmente por desconhecer as características da pele dessa região. Continue a leitura e descubra por que a pele ao redor dos olhos é tão […]

A área dos olhos é uma das primeiras partes do corpo a mostrar os sinais de envelhecimento precoce. Esse processo é ainda mais intenso nas pessoas que negligenciam os cuidados básicos, principalmente por desconhecer as características da pele dessa região.

Continue a leitura e descubra por que a pele ao redor dos olhos é tão sensível e quais são os principais sinais que essa região pode apresentar. Não deixe de conferir também nossa seleção de dicas para manter a área dos olhos com uma pele saudável e jovial por mais tempo. Acompanhe o post e tenha uma leitura prazerosa!

Por que a área dos olhos é tão sensível?

A pele é o maior órgão humano e recobre o corpo da cabeça aos pés. Apesar de ser constituída essencialmente do mesmo material, ela apresenta características distintas em cada área. A região ao redor dos olhos, por exemplo, é a mais delicada entre todas as outras partes do corpo, sendo 10 vezes mais fina que a pele do rosto.

Como a tendência é de que a pele fique cada vez mais fina à medida que envelhecemos, por conta da perda de elasticidade e diminuição de colágeno, a região dos olhos pode apresentar mais imperfeições. 

Quais são os principais sinais e danos que essa região pode apresentar?

O olhar é um dos pontos mais expressivos do rosto, e qualquer alteração nessa área pode ser percebida. Selecionamos os problemas mais comuns que surgem na pele próxima aos olhos e os fatores que ajudam a acelerar os danos.

Linhas finas

A perda de hidratação é um processo natural da pele que pode levar ao surgimento de rugas e linhas finas de expressão. Além disso, movimentos e expressões faciais, como apertar os olhos ao sorrir e até piscar, acabam afetando a região. Hábitos como o tabagismo e a exposição ao sol sem proteção também podem tornar a área ainda mais sensível.

Flacidez

Esfregar e puxar essa pele delicada sobre os olhos é um hábito muito comum, seja durante a remoção da maquiagem ou na colocação das lentes de contato, seja durante choro e nas crises alérgicas. O problema é que a pele é semelhante a um elástico, e esse puxa e repuxa constante pode acelerar a perda da elasticidade cutânea. A flacidez ao redor dos olhos também é agravada pela característica natural da pele da região, que não apresenta muitas glândulas sebáceas e umidade necessária para resistir a essa tensão. 

Inchaço

O tecido ao redor da área dos olhos pode ficar inchado por diferentes razões, como:

  • estresse;
  • excesso ou insuficiência de sono;
  • hereditariedade;
  • ingestão excessiva de sal, além do consumo de alimentos processados.

Geralmente, esses fatores que levam à retenção de líquido causam apenas desconforto estético, e o inchaço pode ser resolvido com ajustes na rotina e tratamentos específicos para a região. No entanto, se o problema for acompanhado de outros sintomas, o ideal é procurar ajuda médica. 

Olheiras

A formação de círculos escuros sob as pálpebras inferiores é comum. Frequentemente acompanhadas de inchaço que formam bolsas, as olheiras deixam a aparência mais envelhecida. Elas são comuns em pessoas idosas ou que têm uma predisposição genética para o problema.

Além disso, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento das olheiras, como fadiga, alergias, desidratação e superexposição ao sol. A tensão ocular tem sido uma das principais causas do escurecimento da pele da região. Ela é consequência do tempo que passamos olhando fixamente para as telas de computadores, TVs e smartphones.

Como manter a saúde e o aspecto jovial da pele ao redor dos olhos?

Veja, a seguir, algumas dicas para criar uma rotina de cuidados específica para a região dos olhos.

Aposte na hidratação

O uso de creme hidratante específico para a área dos olhos ajuda na reposição da água perdida ao longo do dia. Esses produtos também contêm ativos próprios para o rejuvenescimento da região, como as vitaminas E e C.

A hidratação precisa ser complementada também com o consumo de água ao longo do dia. Esse hábito simples pode contribuir significativamente para redução de rugas e linhas finas.

Estimule a elasticidade da pele

Além de aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno para garantir a reconstrução da pele do rosto e, especificamente, da região dos olhos, é importante estimular a produção de colágeno nas camadas mais internas da pele. Isso só é possível em uma clínica de estética, com procedimentos como o peeling diamante e o microagulhamento.

Para potencializar os resultados, inclua também produtos que auxiliam no combate aos sinais de envelhecimento precoce. O retinol, por exemplo, é um ativo que ajuda a clarear manchas e olheiras.

Aplique compressas de gelo

Para devolver o aspecto de rosto mais jovem após uma noite maldormida, é possível diminuir o inchaço com compressas frias. Envolva dois cubos de gelo em um pano ou gaze e pressione os olhos por alguns segundos. Repita o processo até completar 5 minutos. Para substituir o gelo, utilize uma colher fria, pressionando o inchaço delicadamente.

Mantenha a delicadeza dos movimentos

Esfoliação ou uso de produtos pesados prejudicam ainda mais a sensibilidade nessa região. Substitua essas medidas pela automassagem nos olhos, que ajuda a diminuir o inchaço e melhora a absorção dos produtos aplicados.

Para realizá-la, deslize delicadamente o dedo anelar na direção do canto interno do olho para o canto externo. Em seguida, dê pequenas batidinhas com a ponta dos dedos indicador e médio. Por fim, pressione o canal lacrimal por 10 segundos, finalizando com um movimento circular ao redor dos olhos.

Procure um profissional especializado

O sucesso de um tratamento que nutre e protege a região dos olhos só está completo com a ajuda de um profissional especializado. É ele que pode oferecer orientações adequadas para o seu tipo de pele e estilo de vida. Além disso, esses profissionais podem sugerir técnicas superficiais ou profundas para rejuvenescer a pele próxima aos olhos, como a toxina botulínica e o preenchimento facial. Esses dois tratamentos estéticos podem ajudar a levantar a região dos olhos e, também, reduzir as linhas de expressão.

Seguindo as dicas listadas e contando com a ajuda especializada para realizar procedimentos estéticos específicos para a área dos olhos, você tem a combinação certa para manter a pele dessa região com aparência saudável e jovial por mais tempo.

O que você tem feito para tratar essa região do rosto? Deixe seu comentário e compartilhe sua rotina de cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação