29 mar 2019

Mindful eating: saiba agora o que é e aprenda a comer com prazer

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Qual foi a última vez que você fez uma refeição prestando atenção ao que levava à boca? Esse momento demorou no mínimo 20 minutos? Provavelmente não se lembrará quando foi. Por causa da correria do dia a dia, isso é mais comum do que pensa. Porém, tente modificar pequenos hábitos na sua rotina e conquiste […]

Qual foi a última vez que você fez uma refeição prestando atenção ao que levava à boca? Esse momento demorou no mínimo 20 minutos? Provavelmente não se lembrará quando foi. Por causa da correria do dia a dia, isso é mais comum do que pensa.

Porém, tente modificar pequenos hábitos na sua rotina e conquiste excelentes resultados. Quer saber como realizar essas mudanças para ter uma vida mais saudável? Continue lendo o post e aprenda como o mindful eating pode melhorar sua vida!

Entenda o que é mindful eating

É a técnica que une o ato de se alimentar à consciência plena do momento. Ou seja, é um estilo de vida e não uma dieta da moda. Com essa técnica suas refeições receberão mais atenção e tempo.

Para isso, além de evitar as distrações enquanto consome os alimentos, observe o ambiente, que deve ser tranquilo e aconchegante. Escolha os itens que coloca no prato para que fique colorido e harmonioso.

Aprimore seus sentidos! Quando servir seu prato, coma com os olhos aquela harmonia de cores que escolheu. Sinta o cheiro da comida, a mistura dos aromas e perceba se consegue identificá-los. Deguste o alimento antes de engolir e sinta prazer naquilo que está ingerindo.

Aprenda a comer corretamente

Há algumas maneiras de praticar a alimentação consciente. Dentre elas, destacamos as seguintes:

Não julgue sua refeição

Pare de contar as calorias ou avaliar os micronutrientes daquilo que você come. Se deseja o alimento, consuma-o com vontade e sem culpa;

Perceba os sentimentos que o levam a comer

Realmente é fome que está sentindo ou está ansioso e estressado? Está com uma vontade incontrolável de atacar doces e frituras? Nesse instante, respire fundo e retome o controle da situação;

Evite distrações durante as refeições

Aproveite para sentir o gosto e a textura dos alimentos, surpreenda-se com as características daquilo que consome na sua rotina. Mas, para que isso aconteça, não se alimente diante da televisão ou com o celular na mão;

Sinta o prazer que a alimentação proporciona

Se tem vontade de comer algo, coma. Desde que seja com moderação, o chocolate ou batata frita farão bem, pois trazem aquele sentimento de desejo atendido.

Conheça os benefícios dessa técnica de meditação

Quando você aplica o mindful eating no dia a dia, você percebe um emagrecimento natural, porque transtornos alimentares, como a compulsão alimentar e a compensação de sentimentos, serão tratados.

Além disso, haverá uma melhora no processo digestivo, pois a quantidade de alimento colocada na boca será menor e a mastigação será maior. Com isso, haverá um aumento na absorção dos nutrientes. 

Nas mulheres gestantes ou no período pós-parto, a alimentação com consciência plena traz benefícios para a mãe e para o bebê, já que interrompe o ciclo de obesidade que se forma em cada gestação. Conforme estudos, há diminuição das crises depressivas e depressões pós-parto.

Como você pode perceber, a alimentação consciente é muito importante para sua vida. Então, dedique tempo para essa ação, evite distrações durante as refeições e respire fundo toda vez que for comer devido à ansiedade, à tristeza ou ao stress. Dessa forma, conseguirá os benefícios que o alimento oferece.

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