13 maio 2019

Veja aqui 9 alimentos calóricos que você deve evitar consumir

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Existem alimentos que apesar de saborosos demandam consumo com moderação, uma vez que, em grande quantidade podem causar problemas de saúde, ou até mesmo aumento de peso. Saibam quais são.

Comer é um das maiores maravilhas da vida. Além de prazeroso, esse ato fornece ao nosso corpo as calorias necessárias para obter energia e outros nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.

Ainda assim, como quase tudo na vida, é preciso moderação. Isso porque exagerar no consumo de certos alimentos calóricos pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde.

Quer manter o corpo em forma e conquistar mais qualidade de vida? A seguir, conheça os 9 alimentos que devem ficar longe do seu prato!

1. Pão branco

Um velho conhecido e queridinho dos brasileiros é o pão branco. As opções são variadas: francês, leite e forma, entre outros. O que eles geralmente têm em comum? São feitos com farinha de trigo branca.

A farinha é rica em amido, uma substância de alto índice glicêmico que é convertida em glicose. Quanto maior for esse número, mais rapidamente o alimento é digerido e desencadeia um pico de açúcar no sangue. Dessa forma, os níveis de insulina são elevados e há o acúmulo de gordura abdominal.

Se você não abre mão do pão, escolha opções preparadas com farinha integral. Por conter fibras, o processo de digestão é mais lento, o que faz que ele seja uma opção muito melhor.

2. Refeições prontas congeladas

Depois de um dia agitado, você chega em casa com muita fome e não está disposto a cozinhar. Então, olha para a geladeira e encontra uma lasanha ou pizza congelada, ficando aliviado. Mas o nosso alerta é: não fique tão animado.

Alimentos semiprontos contêm muitas calorias, que podem levar ao ganho de peso. Eles também são fontes de gordura saturada — aquela capaz de alterar o seu colesterol ruim e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Para piorar, tais iguarias são repletas de sódio, que eleva a pressão arterial quando ingerido em excesso.

3. Embutidos

Quem adora presunto, salsicha, mortadela e afins precisa ficar atento. Esses alimentos, conhecidos como embutidos, são facilmente encontrados e muito saborosos. A desvantagem é que contêm um alto teor de gordura saturada quando comparados à carne natural.

Se consumida em excesso, essa gordura (contida principalmente em produtos de origem animal) causa riscos à saúde. Ela é capaz de elevar os níveis de colesterol e aumentar as chances de ocorrerem infartos ou derrames.

Os embutidos também são cheios de sódio e corantes, que podem causar alergias e problemas estomacais, além de conterem diversos conservantes, como o nitrato e o nitrito. No nosso corpo, eles são transformados em substâncias com potencial cancerígeno.

4. Massas

Quem não gosta de macarrão? Simples e deliciosa, uma porção de 100 gramas pode conter cerca de 140 calorias. Se você consumisse apenas isso com um pouco de molho leve, não seria problema. Já quando adicionamos um molho calórico, como aqueles que levam queijos, esse valor pode facilmente dobrar ou triplicar.

Apesar do fornecimento de energia, quem deseja emagrecer deve evitar consumir massa em excesso. Um adulto come facilmente um prato com mais de 300 gramas. Isso significa que você pode fazer uma refeição com mais de 1.000 calorias sem nem notar.

5. Bebidas açucaradas

O refrigerante e as outras bebidas adoçadas, como os sucos de caixinha, adicionam centenas de calorias à sua dieta. Além disso, eles sequer ajudam na nutrição ou fazem com que você se sinta saciado.

Essas bebidas preparadas com açúcar são fontes de calorias vazias, pois não contêm muitos nutrientes. Para piorar, pelo fato de serem oferecidas na forma líquida, são rapidamente absorvidas pelo corpo e aumentam a celulite.

Para não engordar, o melhor é optar por sucos de frutas e reduzir a adição de açúcar ou usar adoçantes naturais, a exemplo da stévia. O mesmo vale para os cafés e chás.

6. Sorvete

Trata-se de uma sobremesa refrescante e deliciosa, mas com potencial para se tornar a vilã do seu projeto verão, já que normalmente é repleta de calorias. Uma pequena porção de sorvete de vez em quando não é o fim do mundo. O problema é que é muito fácil consumir grandes quantidades de uma só vez.

Uma boa saída é fazer o seu próprio sorvete em casa, usando menos açúcar e ingredientes mais saudáveis (como iogurte e frutas). Outra dica é servir uma pequena porção e manter a sobremesa longe, para que você não acabe exagerando.

7. Biscoitos e bolos prontos

Os biscoitos recheados e bolos prontos, além de ricos em açúcar, contêm a gordura trans. Esse tipo de gordura é extremamente prejudicial à saúde e está relacionado ao surgimento de doenças como obesidade e diabetes.

Além disso, os biscoitos são disponibilizados em pacotes e, por não saciarem muito, é comum que a pessoa fique beliscando. Conseguimos comer um pacote inteiro rapidinho, não é verdade?

8. Frituras

Ainda que você use óleo vegetal de milho ou girassol ao fritar suas batatas ou frango, comer alimentos fritos é ruim. O aquecimento faz com que ocorram alterações químicas. Como consequência, o óleo deixa de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso do vegetal), importante para nossa saúde, e dá lugar à gordura saturada.

Tal processo pode gerar também a gordura trans. Ela está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e à piora da saúde de maneira geral.

Mas os prejuízos causados à sua saúde ainda não acabaram: o calor extremo altera a estrutura química da molécula de gordura, gerando uma substância de alto potencial cancerígeno chamada acroleína.

9. Macarrões instantâneos

Esses itens também salvam na hora da pressa, mas nem de longe são boas opções para sua dieta. Além das calorias extras do macarrão instantâneo, ele praticamente não fornece nutrientes e é uma bomba de sódio, responsável por causar a retenção de líquidos.

O consumo frequente de tais alimentos gera o aumento da pressão arterial, que pode levar a ataques cardíacos e derrames. Isso sem contar com a piora dos índices de colesterol e do peso.

Exagerar na ingestão de qualquer alimento pode levar ao ganho de peso. Os itens que engordam com mais facilidade previsivelmente são aqueles com muito açúcar, gorduras e aditivos.

Ao incluir opções saudáveis, frutas, verduras, legumes e mais água no seu dia a dia, consequentemente você reduzirá o consumo de alimentos calóricos e processados. Além disso, não precisará deixar de lado o sabor e o prazer em comer.

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