16 abr 2019

É possível retardar o envelhecimento da pele? Conheça 6 dicas para isso

510      0

Desde sempre, parecer jovem é um sinal de saúde e vitalidade. Com o passar dos anos, começamos a notar mudanças na nossa aparência e traços de envelhecimento da pele — surgem rugas em áreas que antes não existiam. Diversos fatores fazem a nossa pele envelhecer. Alguns não podem ser modificados, enquanto outros sim. Algo que não podemos mudar é o […]

Desde sempre, parecer jovem é um sinal de saúde e vitalidade. Com o passar dos anos, começamos a notar mudanças na nossa aparência e traços de envelhecimento da pele  surgem rugas em áreas que antes não existiam.

Diversos fatores fazem a nossa pele envelhecer. Alguns não podem ser modificados, enquanto outros sim. Algo que não podemos mudar é o processo natural de envelhecimento. Com o tempo, todos teremos linhas visíveis no rosto.

É natural perdermos parte da plenitude juvenil. Notamos nosso rosto ficando mais fino e seco, e isso é controlado em grande parte pelos nossos genes.

Podemos influenciar outro tipo de alteração que afeta a nossa pele: nossos hábitos e estilo de vida — já que eles podem fazer com que pareçamos mais velhos prematuramente. Conheça agora algumas ações preventivas capazes de retardar os efeitos do tempo na sua aparência!

1. Aumente a ingestão de líquidos

Quando nosso corpo está hidratado, naturalmente a pele parece mais firme e flexível. Portanto, consumir a recomendação diária de líquidos contribui para a sua saúde e beleza, prevenindo o surgimento de descamações, flacidez e manchas na derme.

Embora sucos e chás sejam boas escolhas, não esqueça de ingerir pelo menos 8 copos de água por dia. Evite refrigerantes e bebidas industrializadas, pois os açúcares e as substâncias artificiais presentes neles são prejudiciais ao organismo  especialmente para quem consome esse tipo de produto com frequência.

Carregue consigo uma garrafinha e encha algumas vezes por dia. Isso ajuda a não esquecer de tomar água.

2. Mantenha a hidratação

Aplicar diariamente um hidratante ajuda a manter sua pele macia e aumenta a produção de colágeno e elastina, que previnem o surgimento de rugas e linhas finas de expressão. Além disso, impede que as células da face ressequem e murchem.

Muita gente acredita que uma pele oleosa não precisa ser hidratada. Isso é um engano, pois toda pele deve receber hidratação. Se o seu rosto é oleoso, leia os rótulos e opte por produtos que não contenham óleo em sua composição.

3. Melhore a sua alimentação

Uma dieta equilibrada pode fazer milagres, retardando o processo de envelhecimento e fortalecendo a elasticidade do rosto. Você deve se concentrar em alimentos pobres em gorduras ruins e carboidratos processados, enquanto opta por fontes de vitamina C e vitamina A  geralmente encontradas em frutas e vegetais amarelos e alaranjados, como cenoura, laranja e caju.

Outro nutriente muito importante é o antioxidante, que ajuda a proteger a pele de danos como o envelhecimento precoce. Alguns alimentos ricos incluem:

  • vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre;

  • tomates;

  • legumes, como feijão e lentilhas;

  • peixes, como salmão e cavala.

4. Faça limpeza de pele

Quando a pele morta e os detritos  poeira, poluição, maquiagem e oleosidade  se assentam nos nossos poros, fazem com que pareçamos menos saudáveis.

Os benefícios da limpeza correta são inúmeros:

  • ajuda na renovação celular da camada superficial da pele;
  • equilibra o pH;
  • previne o surgimento de cravos e espinhas, entre outros.

Isso faz com que a epiderme fique mais firme, macia e rejuvenescida. Esse processo deve ser feito por homens e mulheres com todos os tipos de pele, diariamente — e preferencialmente antes de dormir.

Para uma higienização mais profunda, invista nos serviços profissionais oferecidos pelas clínicas de estética, como a limpeza de pele ultrassônica. A recomendação é que essa limpeza seja feita mensalmente.

5. Use protetor solar

Muitos especialistas acreditam que o sol pode causar até 90% dos sinais visíveis de envelhecimento ao longo da vida. Quando você se expõe à radiação ultravioleta dos raios solares, as fibras de colágeno e elastina que mantêm a pele firme são rompidas, o que causa rugas e um efeito envelhecido.

A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a tomar medidas preventivas para impedir que os tais efeitos avancem.

Se você está preocupado com os sinais de flacidez, uma das melhores coisas que pode fazer para proteger a sua pele é passar protetor solar, até mesmo no inverno ou quando o tempo está nublado. Para isso, escolha uma versão com amplo espectro, que proteja contra os efeitos nocivos da radiação UVA e UVB. Opte por versões com um fator de proteção solar 30 ou maior  melhor ainda se ele for resistente à água.

Outra dica é reaplicar os produtos a cada duas horas, especialmente se você transpira muito ou se entrou na água — no caso de piscinas, mar e cachoeira. Invista também em um chapéu ou boné sempre que for ficar diretamente exposto ao sol.

Pode parece um exagero usar tudo isso quando ainda somos jovens, mas certamente os benefícios compensam.

6. Esfolie o rosto

Além das células mortas, outros agentes nocivos costumam ficar acumulados na pele como se fossem escamas. Tudo isso piora as rugas, forma pontos escuros e dão uma aparência cansada, fosca e indesejável ao rosto.

Para piorar, esse acúmulo muitas vezes obstrui os poros e não se resolve apenas com a limpeza — impedindo a ação de cosméticos e outros tratamentos nessa área.

Os esfoliantes costumam ter uma textura granulada, e os indicados para o rosto devem ser mais suaves para não machucar ou irritar a região. O ideal é esfoliar a pele uma vez por semana.

A esfoliação é um procedimento mais profundo, que desintoxica a pele e melhora sua respiração, tornando-a mais limpa, suave, uniforme e iluminada. O processo pode ser seguido por outro tratamento, como o peeling ou o GiObooster.

O tempo passa e adquirimos sabedoria, experiências e realizações, mas existem alterações que ocorrem na nossa aparência externa. Ainda que um rosto graciosamente envelhecido seja normal e lindo, há mudanças que gostaríamos de desacelerar.

Mesmo as pessoas que já têm sinais de rugas precoce podem se beneficiar de mudanças no estilo de vida. Ao proteger e cuidar da pele, você tem a chance de evitar muitos outros danos no futuro.

Caso os sinais de envelhecimento da pele estejam incomodando, você pode buscar tratamentos estéticos especializados. Novos serviços e procedimentos menos invasivos para suavizar as rugas, firmar a pele e melhorar a aparência estão sendo oferecidos atualmente.

Gostou das dicas para evitar o envelhecimento da pele? Se quiser saber mais sobre esse tipo de cuidado, leia também o nosso artigo sobre limpeza de pele ultrassônica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação