18 abr 2019

Pele dourada e saudável: 7 dicas de como se bronzear com cuidado

697      0

É oficial: o verão chegou! É tempo de aproveitar o clima para passear, praticar atividades ao ar livre — como caminhar ou correr — viajar, curtir a praia e piscina e pegar aquele bronze bonito. Afinal, a pele bronzeada é muito admirada e considerada por muitos um sinal de saúde. O que muita gente não sabe […]

É oficial: o verão chegou! É tempo de aproveitar o clima para passear, praticar atividades ao ar livre — como caminhar ou correr — viajar, curtir a praia e piscina e pegar aquele bronze bonito. Afinal, a pele bronzeada é muito admirada e considerada por muitos um sinal de saúde. O que muita gente não sabe é como se bronzear corretamente.

O sol traz muitas vantagens, uma delas é estimular o sistema imunológico. A luz solar impulsiona a produção de mais células T que combatem infecções. Além disso, é vital para a nossa saúde mental. Hormônios da felicidade, como a serotonina, são mais abundantes no corpo quando passamos algum tempo ao sol.

O problema é que para garantir uma pele dourada, muita gente comete loucuras. Ninguém precisa castigar o corpo para obter os benefícios do sol. Conheça alguns cuidados imprescindíveis para conquistar um bronzeado bonito e saudável!

1. Invista em um bom protetor solar

Qualquer sugestão de que usar um filtro solar com baixo fator de proteção é a melhor maneira de obter um lindo bronzeado é uma péssima ideia. Nunca evite a proteção solar em favor de um bronze mais intenso. Mesmo que você não seja propenso a queimaduras, esses raios ainda aumentam o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce.

O recomendado é um protetor solar de amplo espectro com uma classificação UVA de 5 estrelas para garantir que você esteja protegido dos raios UVA e UVB. A quantidade correta a ser usada é uma colher de chá para todo o rosto e pescoço, e deve ser reaplicada a cada duas horas durante a exposição ao sol ou após entrar na água.

Quanto ao óleo de bronzeamento sem proteção? Nem pense nisso.

2. Exponha-se ao sol somente nos horários adequados

Não dá para ficar exposto em qualquer horário. O sol está mais forte entre as 10 e as 16 horas, por isso, tome cuidado ao tomar sol por muito tempo nesse período, principalmente nos meses de verão. No entanto, isso não quer dizer que você pode largar o protetor solar após esse tempo — sua pele deve ser protegida o tempo inteiro.

Além disso, é importante usar óculos escuros e um chapéu. Já que a pele do nosso rosto é mais sensível à luz. Se você quer um bronzeado uniforme, saiba que essa parte do seu corpo absorverá a luz radiante mais rapidamente.

3. Dê atenção ao que você come

Sabia que comer frutas e vegetais que são naturalmente ricos em betacaroteno pode ajudar sua pele a se bronzear sem queimar? Isso porque há cada vez mais evidências de que essa substância pode proteger a pele dos danos causados pelos raios.

O betacaroteno é um excelente antioxidante, pois combate os radicais livres e diminui o estresse oxidativo na pele, limitando, assim, os danos causados pela luz UV.

Aumente a ingestão desse nutriente, incorporando damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata-doce e vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre em sua dieta.

4. Esfolie sua pele

Para obter o melhor bronzeado ao ar livre, você deve esfoliar a derme antes da exposição ao sol. Isso permite a remoção das células mortas da camada superior da pele e faz com que a camada mais jovem apareça.

Retirar essas células pode até fazer com que a pele pareça mais clara, mas isso ajuda a eliminar o excesso de sujeira, oleosidade, entupimento de poros e, até mesmo, prevenir o aparecimento da acne.

Você pode usar itens de baixo custo, como açúcar, aveia ou sal com uma esponja vegetal ou luva esfoliante. Quanto menos acúmulo de células mortas, mais superficial será sua camada de pele, o que fará com que seu bronzeado dure mais tempo.

5. Não esqueça da hidratação

A correta hidratação de dentro para fora é essencial para manter a pele macia, saudável, prolongar o bronzeado e reduzir a retenção de líquidos. Beba muita água — especialmente quando estiver sob a luz direta do sol — para evitar a desidratação, o que pode fazer com que você passe mal.

Outra dica é usar um bom hidratante para nutrir a pele ressecada pelo sol e evitar a descamação.

6. Conheça o seu limite

Nossa pele atinge o ponto máximo de bronzeamento quando fisicamente não pode produzir mais melanina — o pigmento de bronzeamento. Desse modo, é inútil relaxar à beira da piscina durante o dia inteiro.

Cada um tem um tipo de pele e o seu limiar de melanina, normalmente alcançado após 2 ou 3 horas, ou muito menos para quem tem a pele muito clara. Isso geralmente é quando você começa a queimar em vez de se bronzear.

Quem planejou ficar na piscina durante todo o dia para forçar mais melanina, precisa saber que isso não vai funcionar. Você está trabalhando contra os mecanismos naturais de proteção do seu corpo e correndo o risco de causar danos devido aos raios ultravioleta.

7. Deixe sua pele descansar

O bronzeamento, ou a produção de melanina nas células da sua pele, continua por algumas horas depois de ter estado ao sol. Então, você não precisa ficar exposto até ver uma cor se desenvolver para saber que você adquiriu um pouco mais de bronzeamento.

Uma vez que as células já foram estimuladas a iniciar o processo, o ideal é proporcionar à sua pele um descanso após a exposição. Faça uma pausa, sente-se dentro de casa ou na sombra, dessa forma, você vai contribuir para alcançar o bronzeado que tanto procura.

Não deixe de fazer pausas longe do sol, assim é possível reduzir a intensidade da radiação e o risco de queimaduras solares. O que garante um bronzeado mais saudável e mais duradouro. Durante a noite, você estará mais bronzeado do que estava durante a sessão de bronzeamento.

Agora que você já aprendeu como se bronzear de modo saudável, lembre-se de que a melhor maneira de obter um bom bronzeado é começar devagar e acumular o pigmento na pele ao longo dos dias. Assim, é possível evitar que os raios solares deixem a pele extremamente vermelha, ardida e com queimaduras logo no primeiro dia.

E aí, vai usar nossas dicas nesse verão? Para ficar por dentro das novidades e ter acesso a outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação