10 abr 2019

Pele no outono: cuidados são essenciais para cútis perfeita

586      0

O verão acabou e as temperaturas mais amenas estão chegando. Os cuidados com a pele no outono costumam continuar os mesmos — lavar, limpar, hidratar —, mas algo está um pouco diferente, após 1 ou 2 horas sua pele parece seca. Você se pergunta se esqueceu alguma coisa. Provavelmente, sua rotina de cuidados durante o projeto […]

O verão acabou e as temperaturas mais amenas estão chegando. Os cuidados com a pele no outono costumam continuar os mesmos — lavar, limpar, hidratar —, mas algo está um pouco diferente, após 1 ou 2 horas sua pele parece seca. Você se pergunta se esqueceu alguma coisa. Provavelmente, sua rotina de cuidados durante o projeto verão funcionou bem, mas infelizmente os tempos são outros.

O clima está mudando e, com isso, a forma como você cuida da sua cútis precisa ser ajustada. Afinal, ela está sempre exposta a tudo, o que significa que é muito mais suscetível às alterações no ambiente do que os outros órgãos. Quer saber o que fazer? Vem com a gente que explicamos tudo!

Clima e pele

A água no ar afeta o equilíbrio a hidratação da nossa pele. Um clima úmido pode deixá-la mais macia e sedosa, mas um clima seco pode desidratá-la, tornando mais provável o surgimento de linhas finas e rugas.

No que diz respeito aos efeitos do clima sobre os diferentes tipos de pele, há vantagens e desvantagens para todas as estações. No verão, a pele é mais simples de cuidar uma vez que o ar é mais úmido do que no outono — mesmo em locais mais secos.

O estilo de vida de verão também pode ajudar a pele a parecer mais bonita. Pois, é mais provável que comamos frutas e vegetais frescos, façamos exercícios e permaneçamos ativos, o que aumenta a circulação e ajuda a manter a pele saudável.

Diferenças entre verão e outono

Os meses de verão podem ser incríveis — praia, piscina, sol, férias —, mas a sua pele pode não reagir tão bem depois. Durante essa estação, costumamos ficar mais expostos ao sol, o que pode acelerar a aparência do envelhecimento. Se passarmos muito tempo na piscina ou no mar, a exposição ao cloro ou sal pode causar irritação temporária e ressecamento.

Enquanto o ar-condicionado resseca a pele, o excesso de calor significa mais suor, o que pode levar a poros entupidos.

Já a queda traz um clima mais frio e mais turbulento. Os ventos sopram mais forte e a temperatura pode variar muito de um dia para o outro, com dias quentes e úmidos e noites frescas e secas. Com essa mudança no clima, nossa pele tem que se adaptar e nossa rotina de cuidados com a pele também.

Dicas para manter uma pele linda

Para ajudar a manter seu melhor visual ao longo do outono, experimente estas 5 dicas que separamos. Não esqueça de observar a sua pele em busca de pistas. Se está mais seca, continua oleosa, está descamando ou parece mais flácida.

A depender do que ela está lhe dizendo, você pode querer aumentar ou diminuir a frequência com que você faz cada uma dessas etapas semanalmente.

1. Mude o seu sabonete

Essa é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer pela sua pele. Suor e atividades nos meses do verão, muitas vezes, exigem uma limpeza mais profunda, enquanto o outono e inverno exigem uma abordagem mais suave. Caso esteja achando que seu sabonete está seco demais, procure algo que deixe sua pele mais hidratada.

Após a limpeza, pense em como sua pele está se sentindo. É confortável e suave ou áspera? Se for a última opção, continue procurando outra marca. Isso quer dizer que sua derme está muito ressecada depois do banho.

2. Troque de hidratante

Você provavelmente já ouviu falar que é melhor usar cremes no verão e óleos no inverno. Como tendemos a transpirar mais nos dias quentes, é melhor que o hidratante que usamos tenha uma base mais leve para não entupir os poros.

No outono, estamos fazendo a transição para dias de vento mais frios e menos umidade no ar — tudo isso suga a hidratação da pele (e a umidade junto com ela), deixando para trás uma superfície seca e escamosa que destaca linhas e rugas.

A pele também tende a produzir naturalmente menos óleo nos meses de outono e inverno, o que significa que é hora de intensificar a hidratação. Se você tem pele oleosa, pode continuar com seu hidratante de verão durante o dia, mas mude para uma versão mais potente à noite para ajudar a evitar que sua pele fique com a aparência ressecada.

Não esqueça de caprichar na área dos olhos, essa região é fina e delicada, e precisa de mais hidratação.

3. Faça esfoliação

Todo mundo precisa esfoliar a pele de vez em quando. É a melhor maneira de minimizar a aparência de alguns tipos de manchas e suavizar o tom da pele. O outono é um ótimo momento para prestar atenção à sua rotina de esfoliação.

Já que estamos entrando de uma época do ano em que a pele está criando menos óleo e pode ficar irritada por fatores ambientais — vento, chuva, mudança de temperatura —, é fundamental ficar atento aos sinais que ela dá.

O ideal é usar esfoliantes mais leves, versões que contêm óleos são ótimas soluções porque limpam as células mortas enquanto promovem uma hidratação suave.

4. Reduza a aparência dos poros

Como transpiramos mais no verão, os poros do rosto tendem a aumentar. Isso significa que, ao entrarmos nos meses de outono, podemos nos olhar no espelho e ver mais poros do que gostaríamos.

Aproveite este tempo para colocar seus poros na linha. O segredo é mantê-los limpos para que o ciclo natural do seu corpo possa fazer o resto. Uma excelente opção para ajudar nesse processo é usar argilas. Quando você enxaguar, notará a diferença imediatamente.

Experimente 2 vezes por semana durante alguns dias até notar uma diferença nos seus poros e, depois, passe a usar apenas 1 vez por semana.

5. Use proteção solar

Só porque você não pode estar deitado na praia não significa que pode esquecer o protetor solar nos próximos 6 meses.

Embora nosso corpo não esteja mais absorvendo aqueles raios de verão aparentemente intermináveis, os danos causados pelo sol podem acontecer durante o ano todo. Isso acontece porque os raios UVA, causadores de câncer, ainda são poderosos nos meses de outono e inverno — mesmo em dias nublados!

Então, continue usando sua proteção solar para evitar manchas e diminuir o risco de câncer de pele. Usar filtro solar diariamente é um cuidado essencial para quem quer parecer mais jovem e atraente.

Uma aparência saudável e bonita é a soma de nossa alimentação, cuidados e estilo de vida. Com as dicas deste post, cuidar da pele no outono ficou ainda mais fácil, não é mesmo? Agora, aproveite que está por aqui e conheça as vantagens da depilação a laser para chegar arrasando no verão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação