Banner

A retenção de líquido é um edema ocasionado pelo acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo. Esse processo ocorre nos espaços entre as células, ou seja, quando o líquido sai dos vasos sanguíneos e se encaminha para o tecido cutâneo. 

O inchaço no corpo gera desconfortos e transtornos para as atividades diárias das pessoas. Sendo assim, é necessário encontrar medidas adequadas para eliminar a retenção de líquido do organismo. 

Neste artigo, vamos apresentar medidas seguras para se livrar desse problema. Continue a leitura!

Veja fatores que causam retenção de líquido

São diversos os fatores que podem levar o organismo a reter líquidos com bastante frequência. Isso acontece quando ocorrem excessos na ingestão de alimentos com muito sal, produtos industrializados, ingestão inadequada de proteínas etc. Também é possível que isso tenha origem em problemas hormonais, má circulação sanguínea em determinadas regiões do corpo e sedentarismo.

Conheça outros males que induzem o organismo a reter líquido:

  • doenças na tireoide;
  • problema no coração, nos rins ou no fígado;
  • reações inflamatórias devido a alergias;
  • medicamentos, como vasodilatadores e anti-hipertensivos.

Conheça alguns sintomas que indicam retenção de líquido

É muito importante que você esteja sempre atenta aos sinais que o seu corpo apresenta. Em alguns casos, a retenção de líquido pode ser confundida com o ganho de gordura. No entanto, o inchaço corporal tem características diferentes, como dores corporais, estresse, inchaço nas pernas, nos braços, nos pés, no abdômen, nas costas e muitas vezes em todo o corpo.

O edema também pode ser percebido em pessoas que ficam muito tempo deitadas ou sentadas, como também em regiões que costumam ficar mais expostas à ação da gravidade. Em alguns casos, a pessoa sente uma sensação de que ganhou peso de forma repentina, mesmo que esteja mantendo a dieta ou praticando atividade física. 

Outro fato que define que o organismo está retendo líquido é quando a pessoa, na ânsia de hidratar bem o corpo, resolve beber a quantidade de água indicada, que é de 1,5 a 3 litros de água por dia. Mas o problema não está em se hidratar adequadamente, e sim quando esse volume de água não é expelido totalmente por meio da urina. Isso acontece quando a pessoa faz pouco xixi durante todo o dia, por condição de estar retendo líquido. 

Observe o que fazer para desinchar o corpo rapidamente 

A princípio, é necessário você começar a fazer uma reeducação alimentar e eliminar ou reduzir ao máximo os vilões alimentares que citamos acima. Optar por um novo estilo de vida ajuda a ter uma saúde melhor. Dessa forma, até mesmo qualquer procedimento que você realizar pode ter um resultado mais prolongado. 

Caso perceba que o inchaço pode ser ocasionado devido a alguma doença específica, não deixe de consultar um especialista para realizar alguns exames e ter um diagnóstico do real problema para ser resolvido da forma mais adequada.

Contudo, se o que você deseja mesmo é eliminar a retenção de líquido com muita rapidez, o ideal é buscar um profissional de estética e verificar qual procedimento é mais indicado para solucionar o seu problema.  

A GIOlaser faz uso dessas técnicas que vamos apresentar a seguir. Elas auxiliam na eliminação da retenção de líquido de forma agradável e eficiente, por meio de tecnologias de ponta, elementos naturais e das mãos. Não é o máximo?

Drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento que une o útil ao agradável para eliminar os líquidos que estão em excesso e os resíduos metabólicos que se encontram acumulados no organismo. É um tipo de massagem com movimentos específicos que aceleram a retirada dos líquidos presentes entre as células. 

É feita de forma manual, com o propósito de estimular os linfonodos superficiais, ou seja, os gânglios linfáticos do corpo todo, para captar o excesso de líquido. Além de reduzir a retenção de líquido, a drenagem linfática promove outros diversos benefícios para o organismo, como:

  • ativação da circulação sanguínea;
  • aumento da oxigenação dos tecidos;
  • aumento da absorção dos nutrientes por meio do trato digestório;
  • melhoria das condições de absorção intestinal;
  • elevação da hidratação e nutrição celular;
  • reabsorção mais rápida de hematomas e equimoses;
  • combate à celulite.

O mais interessante é que a drenagem linfática é recomendada para quem tem retenção de líquido/edema, tensão pré-menstrual e no corpo, edema gestacional, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, reumatismo e hipertensão, e ainda é bastante indicada no período pré e pós-cirúrgico. Conheça o 

Massagem modeladora

A massagem modeladora é outro recurso que tem papel determinante no combate à redução da retenção de líquido no organismo. A técnica usada para esse tipo de procedimento são os movimentos intensos para estimular a saída do líquido que está retido no corpo, além da eliminação de gorduras localizadas e das toxinas que se encontram acumuladas no corpo.

Os profissionais indicam complementar a massagem modeladora com a drenagem linfática para ter um resultado mais potencializado. Para que o sistema linfático seja ativado, é necessário executar muitos movimentos para que a circulação linfática ajude na expulsão dos líquidos, gorduras e toxinas que levam o corpo a ficar inchado e com celulites.

Massagem relaxante

Dentre tantos outros benefícios que a massagem relaxante oferece às pessoas, está a redução de inchaço no corpo. A técnica é feita ao aplicar movimentos suaves de deslizamento, alongamento e pinçamento, ao massagear toda a musculatura do corpo com as palmas das mãos. O uso de óleos vegetais ajuda nos movimentos rítmicos constantes para obter os melhores resultados.

A massagem relaxante também tem o poder de estimular a produção de ocitocina, que eleva a sensação de profundo relaxamento, favorece a redução da tensão muscular e do estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia no combate à depressão e estimula os sistemas circulatório e linfáticos.

Percebeu como o acúmulo de líquido no organismo pode ser tratado? Vale ressaltar que é importante buscar uma forma adequada para eliminar a retenção de líquido do organismo. A GIOlaser é uma rede de franquias que disponibiliza vários tratamentos corporais, como massagem linfática e outros procedimentos que implementam uma silhueta bem definida, por meio de tratamento saudável.

Para eliminar a retenção de líquido de forma segura, é importante buscar um profissional qualificado. Então, que tal fazer contato conosco? Estamos preparados para cuidar de você!


Redução de Medidas

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.