Banner

Resultante da correria do dia a dia e de diversos afazeres, um dos males que tem afetado muitas pessoas é o estresse. Em consequência disso, o corpo reage com respostas metais e emocionais, além disso, o estresse e beleza têm relações diretas, já que essa tensão também reflete no físico da pessoa.

Por isso, é importante buscar meios para lidar melhor com as situações estressantes que possam impactar tanto na saúde quanto na estética, como também saber o momento de procurar o auxílio de um profissional para combater as condições tensas do dia a dia.

Para entender melhor essa relação entre estresse e beleza, assim como evitá-lo no dia a dia, continue lendo este post e veja as dicas valiosas que separamos para você.

Qual a relação entre estresse e beleza?

Momentos de tensão fazem com que os nossos horários se tornem conturbados, prejudicando os períodos de descanso e trazendo consequências emocionais e físicas para o corpo. Em longo prazo, esse processo oxidativo pode causar danos e desequilíbrio ao organismo, fazendo com que seja clara a relação entre o estresse e beleza, já que afeta a aparência cutânea, os cabelos e as unhas.

De que forma as situações estressantes do dia a dia tendem a impactar tanto a saúde quanto a estética?

O estresse diário impacta negativamente no organismo, tendo ligação direta com o sistema nervoso e, como consequência, tanto a saúde quanto a estética podem ser prejudicadas. O aparecimento de rugas, pele seca, acne e até mesmo o envelhecimento precoce e olheiras são sinais do estresse e cansaço prolongado.

Outra relação de estresse e beleza está à queda de cabelo, em casos de eflúvio telógeno, em que a demanda da quantia de fios que estão crescendo diminui e se afina, resultando na perda e em menos cabelos.

Como lidar melhor com o estresse para que ele não influencie negativamente na saúde e na beleza?

O estresse está diretamente ligado com o estilo de vida e as maneiras de como as pessoas tendem a lidar com determinados acontecimentos, como mudanças repentinas, excesso de atividade, prévias de eventos importantes, problemas financeiros e até mesmo a própria personalidade.

Porém, é de extrema importância que a pessoa saiba buscar alternativas que possam controlar melhor o estresse. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar.

Ouça músicas calmas

Ouvir músicas calmas pode colaborar na redução do estresse, pois ajuda a desviar a atenção dos problemas, principalmente em um longo período de trabalho. Assim, se durante o trabalho você puder ter um momento para escutar um som e relaxar, faça-o. Caso não seja possível, procure ouvir uma música no trajeto ou em casa, pois isso ajuda a distrair e esquecer os problemas do dia a dia.

Atente-se à respiração

Respirar superficialmente e rápido é algo comum quando estamos diante de uma situação de estresse, já que essa ação ativa o sistema nervoso. Dessa forma, é preciso manter a calma e buscar diminuir o estresse, parando por alguns minutos em um lugar seguro e realizar manobras de respirações profundas para que toda a capacidade do pulmão seja utilizada e a adrenalina seja reduzida.

Use máscaras faciais

Outra dica que vale a pena realizar é usar máscaras faciais. Engana-se quem pensa que isso vale só para mulheres, pois os homens também podem cuidar da pele e contribuir para a autoestima. Com produtos específicos, as máscaras faciais ajudam a calmar e hidratar a pele, tirando as impurezas e o estresse do dia a dia.

Beba bastante água

Muitos sabem que a beleza vem de dentro para fora, pois uma alimentação balanceada favorece o bom funcionamento do organismo e reflete na nossa aparência. Além dessa prática, é fundamental beber bastante água — ao menos 2 litros por dia. Assim você ajuda a combater diversas doenças, além de ajudar a potencializar as funções do cérebro, principalmente a concentração e a memória.

Pratique esportes

A prática de atividade física auxilia na liberação de hormônios que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Algumas dessas substâncias são a endorfina e a serotonina, que estimulam a alegria e melhoram o bom humor. Assim, independentemente da modalidade e do esporte escolhido, o exercício físico é uma ótima dica para quem quer reduzir o estresse e extravasar a pressão que o dia a dia impõe.

Organize melhor o seu tempo

Organizar o tempo e os afazeres é uma forma de deixar o dia a dia mais leve e sem correia. Para isso, procure adquirir uma agenda em que possa anotar os deveres do dia e os compromissos importantes. Isso evita a necessidade de ter que se lembrar de tudo, além de sofrer por antecipação e resultar em estresse. Contudo, tente manter a agenda organizada e sob controle, para que não haja acúmulo de responsabilidades.

Faça massagens relaxantes

Para finalizar, vale apostar em um momento de relaxamento absoluto, com massagens que aliviam o estresse e a tensão diária. A realização de uma boa massagem tem o poder de aumentar a circulação no corpo, reduzindo o cortisol e promovendo a liberação da serotonina e dopamina.

Com isso, o sistema nervoso e o ritmo cardíaco se normalizam e as substâncias liberadas melhoram o humor, a temperatura corporal e a qualidade do sono.

Como saber se está na hora de procurar ajuda profissional?

Estresse e beleza estão sempre relacionados, pois não é possível ter saúde sem que todo o organismo esteja funcionando em harmonia. Alguns sintomas são bem clássicos e de grande impacto para o bem-estar e a aparência, sendo percebidos em um alto nível de estresse, como dificuldades para dormir, dores recorrentes no pescoço, cabeça e ombros, fadiga muscular, cansaço extremo e irritabilidade.

Por isso, é importante identificar esses sinais que o próprio corpo nos alerta, procurando desacelerar quando necessário e procurar a ajuda de um profissional para que ele possa ajudar a combater o estresse do dia a dia.

O que achou do nosso conteúdo? Foi interessante para você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus parentes e amigos que também possam estar com esse problema!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.