Banner

O maskne é um problema causado por conta do uso prolongado de máscara de proteção. O efeito do item propicia o surgimento de espinhas na região do rosto, tanto em homens quanto em mulheres.

Isso ocorre porque a pele passa grande parte do tempo abafada, o que acaba criando um ambiente favorável para a reprodução de fungos e bactérias, bem como o aumento da produção de sebo na face. A acne aparece principalmente na área da boca, queixo, bochechas e nariz.

Quer entender de vez o que é maskne e o que fazer para se prevenir? Acompanhe a seguir e confira!

Afinal, o que é maskne?

O maskne é uma condição que surgiu devido ao abafamento da região coberta pela máscara de proteção. Ao utilizar a máscara, a respiração acaba gerando ar quente no rosto, criando um ambiente quente e úmido que aumenta a oleosidade da pele. Esse é o cenário ideal para as glândulas sebáceas gerarem mais espinhas.

As áreas cobertas pela máscara, como nariz, mandíbula, boca, queixo e bochechas são as que mais são afetadas pelo maskne. Portanto, quanto mais tempo a pessoa fica de máscara, menos ventilação e mais chances a região tem de desenvolver as acnes.

Para evitar a situação, o ideal é utilizar máscaras 100% algodão e trocar o item assim que ficar úmido. Caso a máscara seja de tecido, é interessante lavá-la sempre que for usada, já que o acúmulo de resíduos no rosto pode prejudicar ainda mais o quadro de maskne.

Mesmo que o maskne seja uma condição complicada, a máscara não deve ser deixada de lado, nem mesmo se a acne for intensificada. O item é essencial para a proteção e prevenção contra o coronavírus, assim, basta ter alguns cuidados e optar por um tratamento específico para lidar com as espinhas. 

Como tratar o maskne?

Existem algumas formas eficientes de tratar o maskne que impedem até mesmo o surgimento de novas acnes na face. Em geral, as opções de tratamento são bem simples, já que o maskne é causado por agentes físicos, e não hormonais. Caso as espinhas não desapareçam, o ideal é procurar por um dermatologista.

Veja a seguir alguns tratamentos estéticos adequados para amenizar o maskne!

Microagulhamento

microagulhamento é um procedimento específico indicado para suavizar manchas de acne. O esteticista utiliza uma caneta elétrica (dermapen) que faz microperfurações para ativar o processo de cicatrização das marcas. Com isso, estimula-se a produção de colágeno na pele, já que a agulha insere substâncias que potencializam o resultado.

Em pouco tempo, a pele fica menos oleosa, mais clara e com uma significativa redução nas marcas de expressão. O microagulhamento é um tratamento ideal para quem quer ter uma pele mais jovial ao se livrar de manchas, cicatrizes e espinhas. 

Peeling químico

á o peeling químico é indicado para promover a descamação da pele e estimular a renovação celular, acelerando o processo de cicatrização da acne. Para o tratamento de manchas, o mais aconselhável é optar pelos ácidos químicos como ácido mandélico, glicólico ou retinóico, que otimizam a remoção de células mortas.

O procedimento pode ser superficial, excelente para clarear manchas, suavizar rugas leves e fortes, e para retirar marcas de espinhas mais profundas. O profissional inicia com uma higienização da pele para retirar o excesso de óleo e poluentes, e aplica uma solução de ácidos para a renovação celular, produzindo uma camada de pele nova.

IPhoton Mask

O IPhoton Mask consiste em uma máscara aplicada no rosto que emite leds em diferentes cores, como azul, vermelho e magenta. Cada cor tem uma função específica, mas todas promovem a renovação celular acelerada na região de aplicação.

O led azul, por exemplo, tem efeito bactericida e trata a acne de maneira profunda. Já a cor vermelha estimula a produção de colágeno e combate a flacidez, deixando a pele mais firme. Os resultados do IPhoton Mask são visíveis logo após a finalização da sessão, e mantém a pele mais brilhante, hidratada e nutrida.

Skin Acne

O Skin Acne é outro procedimento estético de combate à acne que atua proporcionando o controle, a restauração e a biorregulação nos tratamentos faciais. Logo após as primeiras sessões, já é possível notar uma grande diferença na aparência, já que a pele fica mais limpa e com menos marcas de expressão.

O tratamento com Skin Acne é indicado para qualquer tipo de pele com variações de cor e oleosidade. Para além de suavizar espinhas, o Skin Acne também melhora a hidratação do tecido, ameniza manchas, melhora a elasticidade das fibras e atua no clareamento da pele.

Como prevenir o maskne?

Para prevenir da melhor forma o maskne, é importante estar atento e tomar alguns cuidados diários. Antes de tudo, é essencial optar por uma boa máscara de proteção que ajude na transpiração e não agrida tanto a pele. Dê preferência aos modelos feitos de materiais cirúrgicos ou tecidos naturais macios, como o algodão.

Também é fundamental limpar a pele diariamente e higienizar a região com delicadeza. Leites e óleos de limpeza, água micelar e géis suaves, por exemplo, são boas alternativas. Evite ao máximo produtos alcalinos que agridem e ressecam demais a pele. 

Outra dica é ter atenção redobrada com a hidratação da pele, já que é possível conter bastante oleosidade e, consequentemente, o surgimento da acne. A hidratação ainda ajuda a manter uma barreira de proteção natural da pele, evitando que substâncias tóxicas e microrganismos patogênicos entrem em contato com o corpo.

Caso você já tenha desenvolvido o maskne, é importante controlar a inflamação e evitar a proliferação das bactérias causadas pela espinha. Também é interessante adotar um bom protetor solar e deixar um pouco a maquiagem de lado, já que estes produtos podem ter efeito de obstrução dos poros que aumentam a oleosidade.

Viu só como não precisa sofrer caso você desenvolva maskne? O problema pode ser facilmente combatido com alguns cuidados e com tratamentos estéticos específicos. Antes de iniciar qualquer procedimento, busque pela indicação de um profissional capacitado para descobrir qual o tratamento mais indicado para o seu caso. 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a equipe da GIOlaser para conhecer mais sobre as nossas soluções para acnes e espinhas!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.