23 ago 2018

Pelos encravados: o que fazer para eliminar esse problema

284      0

É sempre importante cuidar de si e do próprio corpo, não é mesmo? Se existe um problema que acomete ou já acometeu praticamente todas as pessoas são os pelos encravados. Embora os pelos sejam uma proteção natural do corpo, podem desenvolver problemas ou simplesmente desconforto para quem os tem. A causa desse inconveniente pode ser […]

É sempre importante cuidar de si e do próprio corpo, não é mesmo? Se existe um problema que acomete ou já acometeu praticamente todas as pessoas são os pelos encravados. Embora os pelos sejam uma proteção natural do corpo, podem desenvolver problemas ou simplesmente desconforto para quem os tem.

A causa desse inconveniente pode ser decorrente das mais variadas situações e elementos, seja uma predisposição ao problema ou uma depilação realizada de maneira inadequada. Vamos conhecer mais detalhadamente o assunto? Confira!

Principais causas

O pelo encravado aparece quando não encontra espaço ou passagem para nascer, então ficando por baixo da pele e, assim, gerando um processo inflamatório. Em geral, esse é um processo que produz mais incomodo estético que físico, mas também pode gerar inchaço e desconforto. Caso seja muito recorrente pode indicar uma doença chamada foliculite.

Pessoas com o pelo mais grosso ou crespo costumam ter maior frequência desse problema, além de fatores genéticos influenciarem. Roupas apertadas, depilação inadequada e excesso de oleosidade também podem contribuir para o problema. Em geral, é o tipo de situação que as pessoas apresentam pelo menos uma vez na vida.

Tratamento

Os tratamentos são dos tipos mais variados e devem seguir o perfil específico de cada pessoa. Cada um se adequa para uma rotina, seja ela agitada ou não.  Entre os principais e mais eficientes métodos estão a depilação a laser e a fotodepilação, mas ainda há outros no mercado. Vamos entender como funciona cada um desses tratamentos:

Depilação a laser

A depilação a laser é o método mais efetivo no combate ao pelo encravado. Além de ser um método rápido e que se encaixa em uma rotina corrida, também ajuda a lhe livrar de métodos que precisam de muita manutenção, como a depilação por cera ou lâmina. E mais: tem um preço acessível e de melhor custo benefício se comparada a outros procedimentos.

Vale ressaltar que é interessante avaliar qual o tipo de laser utilizado — o de Diodo, por exemplo, faz até 3 disparos por segundo e é mais eficiente, rápido e indolor que um laser comum. Esse método age na raiz do pelo e, assim, inibe seu crescimento. Além disso, o procedimento pode ser feito em pele morena sem que cause complicações como manchas.

Fotodepilação

A fotodepilação é uma boa alternativa para quem tem problemas tanto com a foliculite como com os pelos encravados. É feita por um aparelho chamado Luz Intensa Pulsada que barra o crescimento dos pelos por tempo prolongado. No entanto, esse período é menor do que o da depilação a laser.

Esfoliação

A esfoliação é mais uma maneira de evitar os pelos encravados. Esse tipo de procedimento pode ser feito tanto em casa, com alguma solução caseira, como em alguma clínica especializada — e a recomendação é que seja feita nessa última opção. Um acompanhamento profissional é sempre recomendado para esse tipo de problema.

Pomadas e cremes

Com a orientação de um especialista ou dermatologista, alguns cremes e pomadas de uso tópico podem ser utilizados. Em geral, esses produtos têm ativos como ácido glicólico, ácido retinoico e ácido salicílico, que auxiliam a combater o problema.

Remoção médica

Dependendo da complexidade do problema os pelos encravados precisarão de uma incisão. Se o caso necessitar de incisão, esse procedimento deve ser feito por um médico para a situação não se agravar e criar uma inflamação grave.

Prevenção

É possível prevenir os pelos encravados seguindo algumas dicas e hábitos simples. A depilação por cera quente, combinada com roupas apertadas, por exemplo, pode agravar muito esse problema, então deve ser evitada. O mesmo vale para a depilação com lâmina e a utilização de cremes com base de álcool.

Como apontamos aqui, a melhor opção em termos de custo e também facilidade para pelos encravados é a depilação a laser, que em poucas sessões já demonstra ótimos resultados.

Gostou das nossas explicações e dicas? Para ficar por dentro de outras novidades e tratamentos é só curtir nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação