Banner

A partir dos 30 anos, é natural o surgimento de rugas, aqueles pequenos sinais na pele do rosto. Elas são resultado da diminuição da produção de colágeno e do enfraquecimento das fibras que sustentam a face de homens e mulheres. No entanto, existem diferenças entre as rugas masculinas e as femininas. 

Por exemplo, você sabia que a pele dos homens envelhece mais lentamente? E, à medida que envelhecem, as rugas masculinas podem surgir na testa, mas sem muitas linhas ao redor da boca, como é comum nas mulheres?

Continue a leitura, descubra outras causas dessas linhas e marcas de expressão masculinas, os tipos mais comuns de rugas nos homens e os tratamentos disponíveis.

Quais são as causas mais comuns das rugas masculinas?

Aqui estão alguns dos fatores que provocam a formação das linhas e sinais de expressão nos homens.

Exposição ao sol

Além de evitar a exposição ao sol em determinados horários, o uso do protetor solar é outra medida de prevenção contra os danos solares. Infelizmente, muitos homens ainda não incluíram essa proteção na rotina diária, tornando essa uma das principais causas das rugas.

Hormônios

À medida que os homens envelhecem, os níveis de testosterona começam a diminuir naturalmente. Com isso, há uma alteração na elasticidade e espessura da pele, que pode ficar mais enrugada e flácida.

Tabagismo

O fumo é outro hábito que colabora para o envelhecimento prematuro do rosto masculino. Isso ocorre porque o cigarro prejudica a produção de colágeno, que ajuda a manter a firmeza e a elasticidade da pele. 

Flutuações de peso

Com o famoso efeito sanfona, os homens tendem a perder a camada de gordura facial que fica sob a pele, o que pode levar à formação das rugas faciais.

Quais são os principais tipos de rugas que os homens costumam ter?

De acordo com o estágio onde se encontram, as rugas podem ser chamadas de dinâmicas ou estáticas. As rugas dinâmicas são as linhas de expressão. Elas são visíveis enquanto sorrimos, por exemplo, mas imperceptíveis quando o rosto está em repouso. Já as rugas estáticas são mais comuns em rostos maduros e visíveis mesmo sem movimentos na face. 

Como a musculatura do rosto masculino é mais forte do que a feminina, é comum a formação de rugas dinâmicas mais profundas e que ficam marcadas com mais facilidade. Essas rugas de expressão costumam ser bastante visíveis na região da testa. 

Com o tempo, esses sinais ficam mais profundos e perceptíveis em outros locais como:

  • os sulcos nasogenianos: o famoso bigode chinês é aquele sinal que vai do canto do nariz à extremidade dos lábios;
  • a região da glabela: são as rugas formadas entre as sobrancelhas, que deixam o rosto masculino com aspecto de preocupado ou bravo;
  • ao redor dos olhos: conhecidas como pés de galinha, essas linhas surgem no canto externo dos olhos e podem se estender para a testa, orelha e bochecha;
  • sulcos labiomentonianos: essas rugas que descem pelos cantos da boca em direção ao queixo são popularmente chamadas de linhas de marionete. Elas surgem por hábitos como o tabagismo e a exposição solar desprotegida.

Quais os melhores tratamentos estéticos para cuidar das rugas?

No caso das linhas de expressão mais leves, o peeling pode promover a renovação da pele, estimulando a formação de uma nova camada de colágeno. Já as rugas em pequenas regiões do rosto, como canto dos olhos, entre as sobrancelhas e testa podem ser tratadas com o uso da toxina botulínica. Esse tratamento evita a formação das rugas e linhas de expressão sem prejudicar as expressões naturais do rosto.

O preenchimento facial é uma das técnicas utilizadas para resolver os casos de bigode chinês e linhas de marionete. Essa técnica também é utilizada para potenciar o tratamento realizado com peeling ou com a toxina botulínica.

É inevitável o surgimento das rugas masculinas ao longo do tempo, mas, felizmente, é possível encontrar soluções para que os homens recuperem a autoestima e amenizem o desconforto desses sinais. Além dos tratamentos estéticos disponíveis, é preciso cultivar bons hábitos, como o uso de protetor solar.

Quer ficar por dentro de outras dicas de cuidados estéticos para a pele? É só seguir a gente nas redes sociais. Estamos esperando por você no Facebook, Instagram e YouTube.


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.