Banner

As sardas no rosto são manchinhas escuras que aparecem nas mãos, braços, busto, ombros, pescoço e rosto. De maneira geral, elas aparecem em pessoas ruivas e de pele clara, com predisposição genética para desenvolvê-las. Enquanto elas são um verdadeiro charme para algumas, para outras mulheres podem ser um incômodo.

Mesmo sendo benignas, é muito importante estar atento a elas e tomar alguns cuidados para deixá-las sempre bonitas. Com mudanças de hábitos diários e o uso de cosméticos adequados para a pele é possível manter o rosto mais hidratado e com um aspecto saudável.

Ficou interessada e quer conhecer as principais dicas de como cuidar das sardas no rosto? Então, confira o nosso post. Boa leitura!

1. Passe protetor solar diariamente

Como uma das causas principais do surgimento das sardas é a exposição excessiva ao sol, o maior cuidado é aplicar protetor solar todos os dias. Isso auxilia a evitar outros tipos de manchas, além de insolação, queimadura, envelhecimento precoce e flacidez.

Logo, utilize o produto inclusive em períodos nublados. A eficácia do filtro solar está relacionada à dosagem certa que deve ser aplicada sobre a pele do rosto, considerando o tipo de derme.

Para isso, dê preferência para aqueles com FPS 30 ou superior para garantir uma ampla proteção, principalmente contra a radiação UVA. A reaplicação deve ocorrer a cada 2 horas ou sempre que estiver exposta ao sol em horários muito quentes.

2. Adote uma rotina de cuidados de acordo com o seu tipo de pele

Outra dica para manter as sardas sempre saudáveis é adotar uma rotina de cuidados regrada, com hidratantes e produtos de limpeza adequados para o seu tipo de pele. Sabia que até quem tem a cútis oleosa deve mantê-la hidratada? Nesse caso, é importante optar por cremes e sabonetes de limpeza com toque seco.

Quem mora em um lugar com grandes índices de poluição, deve redobrar os cuidados, pois há uma formação maior de moléculas tóxicas que envelhecem a pele. Portanto, use cosméticos específicos e ideais para o rosto. Além disso, uma ótima alternativa é utilizar os produtos de cuidados após o banho e antes de dormir, nas áreas do rosto que apresentam sinais de ressecamento.

3. Passe um BB Cream

De modo geral, as sardas surgem escuras no verão e, durante o inverno, tendem a clarear ou desaparecer, já que a pessoa se expõe menos ao sol. Para quem deseja disfarçá-las, uma boa dica é apostar no BB Cream, um produto que reúne benefícios como proteção, uniformização e hidratação.

Esse dermocosmético é uma ótima alternativa, já que apresenta uma cobertura leve e que consegue uniformizar a tonalidade da face, disfarçando as sardas de um modo mais natural. Outra vantagem é que o produto contém FPS, que é fundamental para quem sofre com as manchas. Existem vários tipos no mercado e, para isso, opte por um que tenha baixa cobertura e fórmula leve.

4. Faça peeling químico

O peeling químico é uma boa opção para quem deseja clarear as sardas. O tratamento é feito a partir de aplicações de ácidos sobre a derme, retirando camadas danificadas por meio da descamação. No caso de quem sofre com as manchas, a técnica é superficial, sendo uma ótima alternativa para clareá-las e retirar marcas de rugas e acnes.

O processo se inicia com a limpeza da cútis para tirar o excesso de poluentes e oleosidade. Com olhos e cabelos protegidos, uma solução de ácidos é aplicada, o que faz com que a pele descame e, com isso, há a renovação celular, produzindo uma nova camada de derme.

5. Aposte na radiofrequência facial

A radiofrequência facial vem ganhando destaque pela eficiência dos resultados, já que o procedimento é feito por meio de uma técnica indolor, segura e não invasiva. Ela é feita por meio de um aparelho que emite ondas eletromagnéticas que produzem calor.

A alta temperatura tem como resultado a agitação de moléculas de água que ultrapassam a resistência da derme. Com isso, o colágeno existente sofre um efeito tensor e novas fibras são criadas, o que auxilia a diminuir as sardas do rosto, além de deixar a pele esticada, bonita e com viço. O ideal é que sejam feitas 4 sessões, com um intervalo de 15 dias.

6. Escolha o peeling ultrassônico

O peeling ultrassônico permite que a pele se renove, auxiliando a suavizar as sardas. Esse procedimento rejuvenescedor, nutritivo e regenerador proporciona viço e equilíbrio à pele por meio de técnicas de tonificação, nutrição, hidratação e esfoliação.

Nesse caso, uma corrente ultrassônica entra em contato com a cútis em várias etapas, promovendo uma limpeza profunda e a eliminação de células mortas, gerando a produção de colágeno e elastina, além da renovação celular. O peeling ultrassônico não gera dor e não agride a pele, pois não causa vermelhidão e descamação. Portanto, a paciente fica mais confortável para retornar às suas atividades diárias.

7. Faça esfoliações

A esfoliação é um ótimo tratamento para quem tem sardas no rosto. Essa técnica elimina células mortas que se acumulam na camada superficial da derme, impedindo que ela se regenere. Além de melhorar a aparência das manchas, o procedimento potencializa a absorção dos hidratantes.

Para fazer a esfoliação de modo correto, é necessário seguir alguns passos. A primeira etapa é escolher um esfoliante adequado e de qualidade. Portanto, opte por aquele que tenha mecanismo duplo: esfoliação física, que retira as células mortas, e esfoliação química, estimulando as atividades celulares. Tudo isso proporciona uma ótima esfoliação, que uniformiza a textura e previne o surgimento de cravos.

8. Evite produtos clareadores diretamente sobre as sardas

O uso de cosméticos clareadores pode amenizar a intensidade das sardas. No entanto, o ideal é evitar o uso desses produtos sem a orientação de um dermatologista. Portanto, antes de adquiri-los, marque uma consulta com um profissional especializado que poderá indicar a melhor opção para você.

Agora que você já sabe como deixar as sardas no rosto mais bonitas e saudáveis, lembre-se de adotar uma rotina de cuidados, dando preferência ao protetor solar, hidratantes e tratamentos estéticos. Caso contrário, a pele pode ficar ressecada e a quantidade de manchas aumentar.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 6 cuidados na rotina skincare que fazem toda diferença!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.