19 nov 2020

6 tipos de ácidos para a pele que você precisa conhecer

396      0

Os ácidos para a pele são substâncias que melhoram a hidratação e a elasticidade e são usados nos tratamentos de preenchimento e harmonização facial. Aliás, existem diferentes tipos de ácidos que podem ser aplicados por procedimento estético ou por meio do uso de produtos que apresentam os ácidos na fórmula. Ainda, esses produtos podem ser dermocosméticos, […]

Os ácidos para a pele são substâncias que melhoram a hidratação e a elasticidade e são usados nos tratamentos de preenchimento e harmonização facial. Aliás, existem diferentes tipos de ácidos que podem ser aplicados por procedimento estético ou por meio do uso de produtos que apresentam os ácidos na fórmula.

Ainda, esses produtos podem ser dermocosméticos, como cremes, e até nutricosméticos, como suplementos enriquecidos com as substâncias.

Quer saber quais são os ácidos que ajudam a manter a pele saudável e longe dos sinais do envelhecimento? Siga com a leitura e descubra!

O que são os ácidos para a pele?

Primeiramente, vamos contextualizar para entender os motivos que fizeram os ácidos para a pele virarem os queridinhos de quem aposta em cuidados faciais.

Para isso, é importante explicar que os ácidos são ativos aplicados na pele (ou ingeridos) que melhoram a saúde cutânea.

Os principais motivos que levam as pessoas a usarem ácidos na pele são, basicamente, os elencados a seguir.

Firmeza e elasticidade da pele

De antemão, saiba que o nosso corpo reduz a produção de colágeno, importante proteína para a saúde e a estrutura da pele, com o passar dos anos. Essa redução é natural e pode ser potencializada por outros fatores, como hábitos e alimentação.

Com isso, rugas, linhas de expressão e flacidez começam a aparecer. Assim, o colágeno precisa ter a sua produção estimulada, e os ácidos ajudam nesse processo.

Tratamento de cravos e espinhas

Além de ajudar na hidratação, no preenchimento e na estruturação da pele, os ácidos podem ser utilizados para o tratamento de espinhas e cravos quando aplicados em métodos de esfoliação em clínicas, ou por meio da aplicação de cremes em gel, em casa.

Clareamento de manchas

Somado a isso, alguns ácidos para a pele apresentam efeito clareador e são utilizados para amenizar manchas. Nesses casos, é muito importante alertar sobre a necessidade de passar filtro solar diariamente.

Por mais que a recomendação seja para a maioria das pessoas, quem faz clareamento de manchas com ácido precisa dar mais atenção e caprichar no fator de proteção.

Quais são os principais tipos de ácidos para a pele?

Diante de tantos motivos para usar ácidos para a pele, também há diferentes tipos. Veja os mais utilizados a seguir.

1. Ácido hialurônico

Um dos mais conhecidos e utilizados na estética, o ácido hialurônico atua no preenchimento dos espaços entre as células. Dessa forma, ele preenche os tecidos e é recomendado para rugas e linhas de expressão que aparecem quando o rosto está em repouso.

Sabe o famoso e temido bigode chinês? O ácido hialurônico é altamente recomendado para amenizar a aparência marcada ao redor da boca.

Além disso, é uma substância altamente hidratante. Ou seja, retém água, o que ajuda a deixar a pele mais viçosa.

2. Ácido salicílico

A substância costuma ser recomendada para tratar acnes e cravos devido ao seu efeito esfoliante. Além disso, o ácido salicílico ajuda a regular a oleosidade da pele e tem ação anti-inflamatória.

Uma das principais contribuições do ácido salicílico é que ele colabora para a produção de novas células, sendo muito importante para tratar espinhas, por exemplo.

Assim, é uma substância que pode ser encontrada em diferentes produtos, como sabonetes, cremes e pomadas.

3. Ácido retinoico

Um aliado do combate às estrias, o ácido retinoico atua na produção de colágeno e na firmeza da pele. Assim, é recomendado para o tratamento de estrias, que nada mais são do que o rompimento do colágeno na pele.

Esse ácido é extraído da vitamina A, nutriente utilizado em muitos produtos e tratamentos para cuidar da saúde facial.

4. Ácido glicólico

Sabe aquela sensação de pele renovada? O ácido glicólico é uma substância natural que, quando aplicada na pele, tem efeitos bem interessantes e diversos.

Ao ser aplicado, o ácido promove a descamação da pele. Dessa forma, ajuda na renovação celular e no rejuvenescimento cutâneo. Ainda é um ácido que ajuda a diminuir rugas, deixar a pele mais iluminada, a controlar a oleosidade, a estimular a produção de colágeno, entre outros benefícios.

5. Ácido ascórbico

Muito provavelmente, você conhece esse ácido pelo seu nome mais popular: vitamina C. Isso mesmo! A famosa vitamina, cheia de benefícios para o corpo, é um nutriente essencial para a saúde da pele.

Isso porque é um importante antioxidante, tem efeito clareador e estimula a produção da de colágeno.

Além de estar presente na composição de muitos cosméticos para a pele, pode ser aplicado isoladamente, como creme ou séruns.

Além dos ácidos para a pele

E, você? Percebeu como existe uma variedade de ácidos para a pele com diferentes propostas? Ademais, eles podem ser aplicados de diferentes formas, conforme a necessidade e o objetivo de cada pessoa.

É importante destacar que a aplicação de ácidos na pele ajuda, e muito, a manter o rosto saudável e rejuvenescido. Porém, preservar hábitos saudáveis é fundamental para que os resultados permaneçam.

Diante disso, sempre é bom lembrar que manter o corpo hidratado (de dentro para fora), uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos faz a diferença para todo o organismo, inclusive, para a pele.

Você sabia que a GiOlaser oferece, em suas clínicas, alguns tratamentos com ácidos para a pele? São diferentes procedimentos e técnicas para todos os tipos de pele e imperfeições, das mais simples, como a limpeza, até as mais complexas, como a harmonização facial. Na GiOlaser, você encontra peeling, preenchimento e outras práticas com o uso dos ácidos.

Entre em contato e escolha o tratamento mais adequado para o seu caso. Com certeza, um deles tem a recomendação ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação