Banner

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é um procedimento bastante procurado por suas indicações estéticas e terapêuticas. Ele é ideal para suavizar rugas e linhas de expressão, principalmente na região do rosto.

Quando injetado no corpo, o botox age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular. Com isso, a substância pode ser utilizada como forma preventiva ou reparativa, amenizando consideravelmente a tensão da musculatura e das rugas.

Quer entender mais sobre as vantagens do botox? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

Descubra o que é botox

O botox é, hoje, um dos procedimentos estéticos favoritos devido à sua eficácia, sendo um dos mais realizados no Brasil. Sua fama se dá justamente por ser uma ótima solução para suavizar pés de galinha, rugas na testa e vincos na glabela, devolvendo ao rosto um aspecto mais rejuvenescido e descansado.

O botox (toxina botulínica) é produzido por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa a paralisação dos músculos do rosto em pontos estratégicos. Assim, a pele da face não forma vincos e a aparência das rugas é reduzida de forma significativa.

Portanto, o botox é utilizado principalmente para tratar rugas dinâmicas que surgem a partir de expressão facial. Nesse caso, o tratamento se baseia na paralisação dos músculos. No entanto, o botox não é indicado para rugas estáticas, já que é natural que os sulcos apareçam ao longo do tempo.

Os resultados do botox começam a aparecer dentro de 48 a 72 horas e atingem seu potencial máximo em cerca de duas semanas. Em mulheres, o procedimento tem duração de 3 a 4 meses. Já em homens, o efeito do botox costuma durar por até 4 meses, pois a musculatura masculina tende a ser mais firme.

Os resultados não são definitivos, já que a paralisia muscular vai sendo reduzida de maneira progressiva com o passar dos meses. A indicação, portanto, é que o paciente faça o tratamento de forma a prevenir o surgimento de novas rugas.

Confira as principais vantagens do botox

A aplicação de botox traz uma série de vantagens. O tratamento pode ser utilizado para modificar a posição de estruturas anatômicas do rosto, como elevar a sobrancelha, o canto da boca, entre outros, mas também como procedimento terapêutico.

A toxina botulínica age entre o músculo e a terminação nervosa, contribuindo para o relaxamento da área em que foi aplicada. Por isso, o botox pode ajudar no tratamento de diversos casos relacionados a saúde e bem-estar. É possível tratar blefarospasmo, enxaqueca, fibromialgia, estrabismo, hiperidrose, bruxismo, entre outras doenças.

Ou seja, a substância oferece diferenciais em todas as áreas da saúde, principalmente na Dermatologia, na Ortopedia e na Neurologia. Veja mais sobre as principais vantagens de aplicar botox a seguir:

  • suaviza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, responsável pelas rugas dinâmicas;
  • minimiza linhas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele;
  • melhora a autoestima;
  • pode-se usar de maneira preventiva, evitando a formação de marcas de expressão;
  • fornece a possibilidade de aplicação em diversas áreas da face, como lábios, nariz, olhos, marcas entre as sobrancelhas e testa;
  • traz ao rosto uma sensação constante de descanso e de musculatura relaxada;
  • tem durabilidade de 3 a 4 meses, a depender de cada paciente.

Por maiores que sejam os benefícios, o botox também apresenta contraindicações ao procedimento. Ele não pode ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando, por exemplo. Além disso, a substância deve ser aplicada em uma clínica adequada e com bons profissionais para obter os resultados que se espera.

Entenda como o tratamento com o botox é feito

Geralmente, o tratamento com botox é rápido e quase não provoca dores no paciente. O procedimento é feito em uma clínica e leva em torno de 15 minutos para ser finalizado. O profissional aplica a substância com a ajuda de uma agulha fina.

Após a aplicação, recomenda-se que o paciente retorne à clínica em cerca de 15 dias para realizar uma reavaliação. Caso seja necessário, o profissional faz pequenos retoques para assegurar um melhor desempenho da toxina botulínica.

Os resultados não são duradouros, já que a paralisia muscular vai sendo reduzida de maneira progressiva com o passar dos meses. A indicação, portanto, é que o paciente faça o tratamento de forma a prevenir o surgimento de novas rugas.

Além de tratar rugas, o botox é indicado para controlar o suor em áreas como mãos, pés e axilas, bem como para o tratamento de enxaquecas ou cefaleias tensionais. Pacientes com paralisia facial, inclusive crianças a partir de 2 anos, podem utilizar a toxina botulínica de forma segura.

Saiba como o botox age no corpo

Após ser aplicado, o botox forma um mecanismo muito similar ao ato de colocar uma fita isolante em um fio elétrico. Isso porque a contração dos músculos é bloqueada, impedindo a formação de novas rugas.

Por ser um procedimento de caráter estético, o botox não precisa necessariamente ser feito em um centro cirúrgico, mas sim em clínicas de estética, com profissionais registrados e capacitados. Porém, algo interessante de reforçar é que o botox tem muitos usos em tratamentos de saúde, melhorando a qualidade de vida de diversos pacientes.

É fundamental respeitar um intervalo mínimo de 3 meses entre uma aplicação e outra para não gerar resistência à toxina botulínica. A recomendação, portanto, é aplicar o botox de 1 a 2 vezes no ano e iniciar o tratamento cedo, garantindo uma pele lisa mesmo em idade mais avançada.

Uma vez que o botox age no corpo, não é possível mais reverter a sua ação. No entanto, vale lembrar que, como o organismo cria proteínas e maneiras de contrair a musculatura ao longo do tempo, o efeito do procedimento vai desaparecendo em alguns meses. Hoje, o ideal é que a toxina botulínica seja utilizada com moderação e planejamento, possibilitando um rosto com aspecto mais rejuvenescido.

As vantagens do botox realmente fazem valer a pena o investimento no procedimento, não é mesmo? É importante apenas ter em mente que, para iniciar o tratamento, é fundamental contar com profissionais especializados de uma clínica de estética reconhecida e compromissada com os resultados de seus clientes.

Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a equipe da GiOlaser para conhecer todos os nossos diferenciais e soluções para aumentar a sua autoestima!


Tratamentos Faciais

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.