21 out 2018

Conheça as principais causas da retenção de líquidos

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A água é um elemento essencial para a vida de todos nós, tanto é que cerca de 65% do nosso corpo é formado por ela. No entanto, para manter o organismo em equilíbrio, todo esse líquido precisa estar em constante movimento, o que ocorre por meio da ingestão de bebidas e alimentos e da eliminação da urina e do suor.

Porém alguns fatores podem interromper esse equilíbrio, levando parte dessa água a sair da corrente sanguínea e a se acumular no tecido subcutâneo. O resultado são pernas, pés, mãos, abdômen e até mesmo rosto inchados: a famosa e tão temida retenção de líquido. Mas você sabe o que pode causar esse problema e quais os efeitos dele no seu corpo?

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Falta de água

Um elemento tão importante para o seu organismo não pode ficar em falta, certo? Se você ingerir pouca água, seu corpo vai acumular líquido para compensar essa carência. Por isso beber água e sucos naturais é essencial para manter o fluxo de líquidos do seu organismo em equilíbrio.

Mas cuidado: há bebidas, como o café e os refrigerantes, que tendem a levar à desidratação, portanto devem ser evitadas.

Excesso de sódio

Se consumido em excesso, o sódio — presente não só no sal, mas também em muitos alimentos industrializados e em alguns condimentos — pode causar retenção de líquido.

Portanto, uma boa dica é evitar os processados e maneirar no sal na hora de temperar a comida.

Deficiência de alguns nutrientes

O desequilíbrio hídrico do nosso corpo também pode ser causado pela falta de alguns nutrientes importantes. Entre eles está a vitamina B6, que ajuda a equilibrar a água no organismo, e que pode ser encontrada em alimentos como carnes magras, frutas secas, pistache e banana, entre outros.

O magnésio também é um elemento que não pode faltar. Entre seus benefícios está a ajuda em manter o bom funcionamento dos rins e a circulação do sangue. Iogurtes, vegetais verdes, ervilhas e grãos integrais são alguns dos alimentos ricos nesse mineral.

Já o potássio ajuda a reduzir os níveis de sódio no organismo, portanto também é essencial para evitar a retenção de líquido. A banana é uma rica fonte de potássio, assim como o abacate, o feijão e a batata-doce, entre outros alimentos.

Problemas renais, hepáticos e cardíacos

Mais do que uma situação momentânea causada por um pequeno desequilíbrio do organismo, a retenção de líquido pode estar por trás de algo maior. É possível que o inchaço seja sinal de problemas crônicos nos rins, no fígado ou até mesmo no coração. Por isso, a consulta a um médico é fundamental caso seja um problema recorrente.

Agora que você já sabe alguns dos fatores que podem levar à retenção de líquido, fique atento aos sinais de inchaço e, caso surjam os sintomas, procure um especialista. Ele poderá investigar as causas específicas do seu problema e acompanhar seu caso da melhor forma.

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