8 jul 2019

Como eliminar celulite

121      0

Você fica constrangida a cada vez que precisa colocar um biquíni quando vai ao clube ou à praia? Contudo, antes de saber como eliminar celulite, é necessário compreender certos pontos de grande relevância. Dessa forma, você compreenderá melhor a respeito do que está enfrentando e terá condições de agir de modo mais eficaz e inteligente. […]

Você fica constrangida a cada vez que precisa colocar um biquíni quando vai ao clube ou à praia? Contudo, antes de saber como eliminar celulite, é necessário compreender certos pontos de grande relevância. Dessa forma, você compreenderá melhor a respeito do que está enfrentando e terá condições de agir de modo mais eficaz e inteligente.

Pensando nisso, mostramos, ao longo deste artigo, como eliminar celulite de modo rápido e natural, a fim de ajudar você a se livrar, de uma vez por todas, desse terrível incômodo. Boa leitura!

Em que consiste a celulite?

A celulite pode ser considerada como uma condição muito frequente em mulheres, afetando a maior parte deste contingente populacional. Embora existam algumas etnias que tendem a ser afetadas em diferentes níveis, trata-se de uma condição que pode se manifestar em mulheres de todas as partes do mundo, sem distinções.

A celulite ocorre como resultado de alterações nos tecidos subcutâneos e, embora seja comumente relacionada ao sobrepeso, não existem comprovações científicas que atestem uma ligação evidente entre esses fatores, à medida que muitas mulheres que não são classificadas como obesas também apresentam celulites.

A celulite manifesta-se na hipoderme – tecido subcutâneo formado, essencialmente, por células capazes de armazenar gorduras (conhecidas como adipócitos). Estas células servem, também, para amortecer eventuais impactos e regular a temperatura do corpo.

Sem embargo, quando as gorduras armazenadas nessas células não se encontram em harmonia com os gastos energéticos correntes do organismo, seu tamanho é aumentado. Concomitantemente, os adipócitos exercem forte pressão sobre a pele, criando pequenos sulcos, ou seja, as celulites.

Embora o processo pelo qual as celulites se originam seja mais complexo do que o referido, acreditamos que essa breve explicação basta para que você entenda um pouco melhor acerca deste tema tão importante.

Uma abordagem ainda mais completa indicaria, por exemplo, que a celulite é o resultado dos aumentos nas dimensões dos adipócitos, provocando, por sua vez, o impedimento da circulação de líquidos pela pele.

Esse líquido (composto de oxigênio, água, sangue e linfa) serve para erradicar toxinas da epiderme – drenagem que é, também, coibida pelo aumento dos adipócitos. Consequentemente, há um engrossamento do líquido e a acumulação de toxinas, gerando problemas que, externamente, podem ser visualmente identificados como celulite.

Quais são os principais fatores que exercem influência na formação de celulite?

Entre os principais fatores que contribuem para a formação da celulite, destacam-se:

  • Histórico familiar: este é, claramente, um fator que você não pode resolver ou tratar, mas, ao menos, ajudará você a se manter bem informada. Se a celulite é algo normal em sua família, é altamente recomendável manter-se atenta aos demais fatores de risco;
  • Sedentarismo: a ausência de atividades físicas pode fazer com que as células de gordura tenham mais facilidade para aumentar de tamanho e a drenagem de líquidos se torne mais lenta;
  • Dieta incompleta e de má qualidade: obviamente, uma dieta pobre também pode levar a maiores problemas quando nos referimos aos adipócitos, provocando, também, o seu aumento de tamanho;
  • Problemas circulatórios: uma das maiores preocupações em relação aos efeitos decorrentes da celulite consiste na má qualidade da drenagem de toxinas. Se o seu organismo, por si só, encontra dificuldades com esse tipo de processo, então, é mais provável que a celulite se forme.

Vale lembrar que, no fim das contas, tudo se resume aos hormônios. Com efeito, já foi cientificamente demonstrado que, apesar da forte influência que pode ser exercida pelos fatores elencados acima, a celulite tem origem hormonal, o que significa que é um processo que deve ser considerado natural no corpo da mulher.

Por que a celulite não afeta os homens?

Na verdade, a celulite também afeta os homens, porém, em grau e intensidade muito menores. Isso acontece devido ao fato de que a proporção de gordura corporal nos homens (cerca de 15%) é menor do que em mulheres (23% em média). Outro motivo é por uma questão anatômica, devido ao posicionamento das travas de tecido conjuntivo que ligam a derme a hipoderme nas mulheres.

Além disso, a localização da celulite também é substancialmente diferente: no caso feminino, as gorduras tendem a se distribuir pelas regiões das coxas, quadris e abdômen, ao passo que, nos homens, a gordura normalmente se acumula na barriga.

Essa diferenciação tem a ver, também, com o fato de que a celulite, conforme mencionado, costuma apresentar origem hormonal, envolvendo, sobretudo, os estrógenos, hormônios exclusivamente femininos. Com isso, o que os homens apresentam é a pseudo celulite.

A celulite pode ser prevenida?

Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração para evitar a formação de celulite e, assim, evitar a necessidade de eliminá-la posteriormente. Tenha em mente, contudo, que essa condição se manifesta logo nos primeiros anos da adolescência.

Como a celulite tem origem hormonal, é possível que, mesmo sem predisposição genética ou exposição a fatores de risco, você tenha de lidar com ela durante ou após uma gravidez.

Isso significa que, quanto mais desequilíbrios hormonais houver em seu organismo, maiores serão as suas chances de sofrer com a celulite.

Confira, a seguir, alguns elementos a serem observados para potencializar a sua prevenção.

Aspectos alimentares

Em relação às recomendações alimentares, considere os seguintes aspectos:

  • Reduza o seu consumo diário de café: mas, calma lá! O café não é o vilão, pois ele acelera o metabolismo, o que é positivo. Você deve passar longe é do açúcar;
  • Evite consumir alimentos hipercalóricos, ricos em gorduras, carboidratos e açúcares: o chamado fast food dá origem a grandes quantidades de toxinas em seu corpo, aumentando o tamanho dos adipócitos;
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool dificulta a desintoxicação do corpo mediante o seu envolvimento nos rins e no fígado;
  • Dieta balanceada e rica em fibras: esta é, sem dúvida, a melhor forma de evitar o incremento dos adipócitos e a geração de problemas associados à circulação sanguínea. O consumo regular de fibras, por sua vez, contribui para melhorar o trânsito intestinal;
  • Beba água: você deve beber, pelo menos, cerca de 1 litro e meio diariamente. A água, enquanto elemento eminentemente purificador, não pode estar ausente de sua dieta.

Estilo de vida

Quanto ao estilo de vida, você deve observar as seguintes orientações para garantir uma boa prevenção e não ter que se preocupar em como eliminar celulite, sobretudo, na área das coxas e das pernas:

  • Evite o stress: vale a pena tentar evitar, ao máximo, as situações estressantes. Abalos emocionais tendem a gerar jatos hormonais que, por sua vez, respondem pelo aparecimento de novas celulites;
  • Atividades físicas de alta intensidade geram ganho de massa muscular e aumentam o metabolismo, acelerando o gasto energético;
  • Evite o sedentarismo: a melhor forma de prevenção consiste em adotar um estilo de vida mais ativo e, assim, fugir do sedentarismo. Além de dificultar o acúmulo de gordura em qualquer área do corpo, é um excelente método de melhorar a circulação sanguínea.

Dicas para prevenir a celulite

Além dos pontos mencionados até aqui, existem certos aspectos que, devido à sua importância, não devem ser negligenciados por quem deseja prevenir o aparecimento da celulite. Veja só:

  • Massagens: massagear as regiões corporais afetadas pode ser de grande utilidade, à medida que combate a retenção de líquidos e dificulta o surgimento da celulite;
  • Tratamentos à base de drenagens: estes tratamentos são especialmente benéficos para coibir o acúmulo de líquidos em determinadas áreas do corpo – algo que, como apontado anteriormente, contribui para o aparecimento de celulite;
  • A endodermoterapia, massagem modeladora que também ajuda a prevenir a celulite;
  • Drenagem linfática: esta é uma das alternativas mais eficazes para impedir o acúmulo de líquidos linfáticos, que estão entre os mais danosos e nocivos para o organismo.

A celulite já apareceu: como eliminá-la?

Se você já tem celulite, então, podemos afirmar que as medidas de prevenção não lhe farão bem algum. Nesse caso, o foco deve ser deslocado para encontrar alternativas para que você saiba como eliminar celulite o mais rápido possível.

Os diferentes tratamentos que elencamos a seguir caracterizam-se tanto por sua eficácia quanto pela rapidez em que é possível notar os seus efeitos. Confira!

Carboxiterapia

A carboxiterapia envolve técnicas que, mediante a aplicação de dióxido de carbono sob a pele, objetiva começar um processo de lipólise que, ao atuar sobre os adipócitos, os leva a reduzir suas dimensões – algo extremamente positivo para quem deseja saber como eliminar celulite.

Radiofrequência

O tratamento de radiofrequência consiste na utilização de sons que, embora inaudíveis aos ouvidos dos seres humanos, ao entrarem em contato com a pele, provocam a redução e a quebra das células de gordura.

Intradermoterapia

A intradermoterapia age mediante a injeção de pequenas quantidades de diferentes tipos de drogas farmacêuticas sob a pele, a fim de que ela reaja a diferentes objetivos como, por exemplo, melhorar a circulação de líquidos ou eliminar as gorduras corporais.

Como eliminar celulite em casa?

É altamente recomendável saber o que você pode fazer para eliminar celulite em casa. Cumpre ressaltar que, embora isso seja efetivamente possível de ser feito, demanda uma quantidade consideravelmente maior de trabalho. Sendo assim, apresentamos as seguintes as opções:

Dieta

Uma das maneiras mais eficientes para ter como eliminar celulite em casa consiste em começar uma dieta especificamente voltada para este fim. É possível encontrar uma variedade delas na internet e a maioria funciona relativamente bem.

Todavia, você deve escolher uma que seja apoiada por médicos e nutricionistas e se manter firme, sem se desviar das recomendações, para reduzir a celulite em um curto espaço de tempo.

Os alimentos anticelulite que permitem eliminar, ao menos em parte, a celulite, são:

  • Tomate: o tomate possui um poderoso antioxidante natural que é um ótimo aliado para a pele – o licopeno. Ele contribui para equilibrar a pele e combater os danos causados por maus hábitos alimentares;
  • Berinjela: a berinjela apresenta elevadas quantidades de potássio, que é ideal para a promoção da drenagem linfática e a eliminação de fluidos acumulados, o que, conforme indicado anteriormente, é uma das principais causas para o aparecimento da celulite;
  • Cebola: obviamente, não é recomendável consumir cebolas cruas (embora haja certas pessoas que apreciem usar cebola crua como acompanhamento de saladas), mas você pode utilizá-las em molhos e outros tipos de preparos culinários. Desse modo, você se beneficiará de seus formidáveis efeitos diuréticos e conseguirá eliminar o excesso de líquidos corporais;
  • Abacaxi: o abacaxi é uma das mais saborosas frutas e o elemento principal de algumas das melhores sobremesas. Se você deseja ter à disposição um excelente alimento anticelulite, deve se acostumar a ingerir um pouco de abacaxi após cada refeição, uma vez que ele é um grande aliado para eliminar celulite;
  • Azeite de oliva: os azeites extra-virgem são os mais recomendados devido às suas propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras. Isso significa que, ao ingerir azeite de oliva, você obterá melhorias em sua circulação sanguínea e de fluidos corporais – exatamente o que você necessita para eliminar celulite.

As atividades físicas realizadas em casa são uma maneira fantástica de eliminar celulite, porém, você deve saber exatamente quais exercícios são os mais indicados de acordo com as suas características físicas.

Portanto, é altamente recomendável consultar um especialista para descobrir o que é mais indicado para você e, também, identificar quais são os exercícios mais eficazes para ter como eliminar celulite.

Produtos

Há inúmeros produtos para eliminar celulite disponíveis no mercado. Tenha em mente que existem muitos que, a despeito de propagandearem eficiência, nem sempre são re4almente eficazes. Como não podia deixar de ser, alguns produtos tendem a funcionar melhores do que outros.

A nossa recomendação especial é o Lipolight, creme de massagem exclusivo da GiOlaser. Com efeitos termoterápicos e lipolíticos, ajuda a deixar a pele ainda mais lisinha e nutrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação