26 jun 2019

Saiba o que é Harmonização Facial

161      0

A autoestima é um dos pilares para a felicidade de uma pessoa. É possível encontrar ou melhorar esse quesito de diversas maneiras, sendo procedimentos estéticos uma delas. Isso porque é difícil encontrar alguém que está 100% satisfeito com o rosto e que não mudaria absolutamente nada. Pode parecer que não, mas qualquer pequena mudança na […]

A autoestima é um dos pilares para a felicidade de uma pessoa. É possível encontrar ou melhorar esse quesito de diversas maneiras, sendo procedimentos estéticos uma delas. Isso porque é difícil encontrar alguém que está 100% satisfeito com o rosto e que não mudaria absolutamente nada. Pode parecer que não, mas qualquer pequena mudança na aparência pode ter um impacto muito grande no psicológico daquele que acabou de passar por uma transformação. Dito isso, fica fácil entender os motivos que fazem a harmonização facial estar em alta no mercado nos dias de hoje.

Esse conceito ainda está se popularizando e é novidade para muitas pessoas. No entanto, já deixou de ser tendência e virou uma realidade no meio das celebridades que possuem grande preocupação com a aparência – caminho que também deve ser seguido pelo resto da população em pouco tempo.

Se você ainda não está familiarizada com o termo, confira o artigo a seguir que vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre harmonização facial.

O que é harmonização facial?

A harmonização facial não pode ser definida em somente um procedimento, afinal, o termo é designado para um conjunto de técnicas estéticas que busca encontrar uma harmonia entre o rosto, boca e dentes de uma maneira geral. Como envolve o cuidado com o sorriso, muitos também chamam essa somatória de intervenções estéticas de harmonização orofacial.

Sendo assim, a harmonização pode englobar procedimentos dos mais diversos tipos, que envolvem realizar alterações em músculos e expressões faciais, marcas de expressão, assim como mexer em bochechas, testa, nariz, queixo, lábios e gengiva, por exemplo.

Como dissemos, trata-se de um conceito amplo na área da estética e odontologia.

A harmonização facial é obrigatória para algumas pessoas?

Clinicamente falando, em nenhum caso a harmonização do rosto é obrigatória. Afinal, o conceito não passa de um conjunto de procedimentos estéticos, que nada mudam na saúde do paciente.

No entanto, é comum que pessoas que não estão contentes com alguma parte do corpo, principalmente o rosto, sofram de baixa autoestima, um problema que pode desencadear uma série de condições mais difíceis de serem resolvidas, como a depressão.

Portanto, ainda que não seja um procedimento obrigatório para ninguém, a harmonização facial pode ser uma alternativa importante para recuperar a confiança e a autoestima de alguém que está passando por um momento complicado de aceitação do próprio corpo.

E isso não significa que se você está satisfeita com o seu rosto agora, ficará assim para o resto da vida. Existem muitos casos em que um paciente passa por um procedimento odontológico, por exemplo, e após ver os resultados entende que algo está fora de sintonia no seu rosto. O que acontece é que, o que antes parecia se encaixar, agora não está mais perfeito por conta de uma pequena alteração que fez toda a diferença.

É aí que entra a harmonização facial, pois pode ser utilizada para mudar algo em seu rosto que complemente a primeira alteração que aparenta estar destoando do resto do rosto e sorriso. Sendo assim, realizar uma pequena intervenção estética no nariz, por exemplo, pode ser o que faltava para que os seus dentes voltassem a ficar perfeitos, como eram antes do procedimento odontológico.

Como a harmonização do rosto é feita?

A harmonização facial é feita através de uma análise minuciosa do rosto do paciente para entender o que não está bem e o que pode ser mexido para que o equilíbrio estético seja encontrado novamente. A ideia é de que tudo melhore, não somente o que estava ruim ou o que foi alterado.

Por conta disso, é preciso consultar uma clínica estética de confiança, como a GiOlaser, que possui profissionais capacitados e que sabem enxergar aqueles pequenos detalhes que trarão resultados mais eficientes à harmonização do rosto.

A harmonização facial é segura?

Sem dúvida alguma, a harmonização facial é segura!

Os procedimentos que fazem parte do conjunto estético são simples e não apresentam risco à vida do paciente.

Mais do que isso, com os avanços da estética e da odontologia, que acontecem a cada dia mais, os resultados têm melhorado consideravelmente nos últimos anos, um dos grandes motivos que fazem com que mais pessoas procurem clínicas para passar por alguma das intervenções.

Qualquer pessoa pode fazer harmonização facial?

Não existe nenhuma contraindicação para a realização da harmonização facial, podendo ser feita em homens e mulheres de todas as idades, mesmo em pessoas mais jovens. Isso porque esse conjunto de técnicas não serve somente para rejuvenescimento, mas também para dar melhor proporção ao rosto.

No entanto, a visita a uma clínica estética é sempre necessária para que um profissional faça uma avaliação adequada do paciente. Somente um diagnóstico detalhado pode garantir que ele passe por qualquer procedimento estético sem complicações e sem resultados desagradáveis.

Como funciona a harmonização facial?

Isso depende muito do que o paciente está buscando. Como não se trata somente de uma técnica, mas de várias, é preciso saber onde cada pessoa quer mexer ou em que região o profissional aconselha que aconteça uma mudança. Por exemplo, alguém pode se queixar de não gostar do tamanho ou do formato do nariz, quando, na verdade, é a boca e o queixo que fazem com que a outra parte do rosto pareça estranha.

Sendo assim, o que vai determinar a preparação e a realização de uma harmonização do rosto é o procedimento pelo qual o paciente vai passar.

De maneira geral, tudo começa com uma análise do rosto e do sorriso, para mapear toda a região e seus detalhes.

Depois, é normal que o primeiro procedimento seja feito no sorriso, pois ele serve como base da harmonização facial. Neste momento, um profissional de ortodontia tem como objetivo alinhar os dentes, deixando-os esteticamente bonitos e com todas as suas funções sendo executadas corretamente.

Em seguida, o que define é a individualidade de cada paciente e sua necessidade.

Quais são os principais procedimentos de uma harmonização facial?

Existe uma lista extensa de procedimentos estéticos que são realizados para que o rosto, boca e sorriso se tornem proporcionais em uma harmonização facial. Abaixo, confira os principais deles:

Toxina Botulínica

Saindo dos dentes e indo para o rosto, chegamos à toxina botulínica, uma substância que pode ser aplicada em diversas áreas e que tem como objetivo paralisar a musculatura da região. Isso faz com que as marcas de expressão fiquem bem mais suaves, rejuvenescendo a pessoa.

Normalmente, ela é aplicada na testa, glabela (aquelas rugas que ficam entre as sobrancelhas) e usada também para diminuir os tão conhecidos “pés de galinha”.

E não para por aí, já que ainda existe uma série de outras finalidades para a toxina botulínica:

  • Nariz de coelho (pequenas rugas que se formam no nariz);
  • Rugas do tipo “código de barra” (periorais) que se formam em volta da boca;
  • Rugas no queixo;
  • Rugas no colo e no pescoço;
  • Arquear sobrancelhas;
  • Diminuir a porção alar do nariz.

Ácido hialurônico

Mais um ácido bastante comum na harmonização facial é o ácido hialurônico. Diferentemente da toxina botulínica, ele tem a função de preenchimento, tanto que uma das suas aplicações mais comuns é nos lábios.

No entanto, a substância pode ser utilizada em muitas outras partes do rosto, como para acabar com o “bigode chinês” e irregularidades na face, por exemplo. Outras aplicações incluem:

  • Hidratação da pele, uma vez que atrai moléculas de colágeno e água para a região;
  • Preenchimento para acabar com olheiras;
  • Redução de marcas de expressão por atuar nos músculos;
  • Biomodelação malar, corrigindo a depressão que se forma devido à proeminência da mandíbula e do malar;
  • Contorna o rosto de maneira ideal;
  • Aumento do volume da face;
  • Preenchimento dos sulcos da bochecha;
  • Biomodelação nasal, gerando um aspecto de nariz mais fino e escondendo ossos salientes.

Aqui na GiOlaser, o ácido hialurônico está presente em um tratamento chamado GiObooster.

Peelings

Os diversos peelings, como de Cristal, de Diamante, de Porcelana, Criogênico, Neosensitive, Químico e Ultrassônico, todos disponíveis na GiOlaser, atuam como procedimentos complementares de harmonização facial, ajudando a deixar a pele hidratada, luminosa e muito mais saudável.

Qual é o tempo de recuperação depois de uma harmonização do rosto?

Não é possível determinar um tempo de recuperação para alguém que passou por uma harmonização facial. Como isso envolve vários procedimentos estéticos diferentes, o pós-operatório vai depender do que foi feito no paciente e o nível de profundidade e complexidade das técnicas.

Mais do que isso, mesmo pacientes que passaram pelos mesmos processos possuem tempos de recuperação diferentes, uma vez que cada organismo é único e reage de maneira diferente às intervenções cirúrgicas.

O importante é que todas as recomendações da clínica sejam seguidas à risca para que os efeitos colaterais sejam minimizados e o tempo de recuperação seja mais curto e menos doloroso para o paciente.

Somente um profissional qualificado sabe o que deve ser feito para não prejudicar os resultados obtidos e para que a recuperação não traga desconfortos.

Considerações finais

A harmonização do rosto engloba vários procedimentos estéticos que visam corrigir imperfeições do rosto, boca e dentes ou torná-los mais proporcionais às características de cada pessoa. Para saber quais são as melhores abordagens para você, o mais certo a se fazer é consultar uma clínica estética de confiança para que uma avaliação profissional seja feita.

Somente alguém com experiência na área tem os conhecimentos necessários para indicar qual o melhor caminho a se tomar para que a harmonização facial seja feita com os melhores resultados possíveis.

Portanto, não deixe de entrar em contato com a GiOlaser para conhecer mais sobre nossa rede de clínicas estéticas e ficar por dentro de todos os serviços que oferecemos. Mais do que somente tratamentos faciais, também temos equipes qualificadas para tratamentos corporais e depilação a laser.

Se gostou das dicas deste post, vá até o nosso blog e confira muitas outras que vão te deixar por dentro de qualquer assunto relacionado a corpo e beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação