4 out 2018

Dieta pós-gravidez: 6 dicas para recuperar o corpo após a gestação

696      0

Mesmo que você tenha ganhado somente o peso necessário durante a gravidez, perder os últimos quilos costuma ser difícil. Ao mesmo tempo que quer voltar a ter o seu corpo de antes, você está tão ocupada com o bebê que acaba esquecendo de cuidar de si mesma e, quando percebe, ainda está com aquelas gordurinhas a […]

Mesmo que você tenha ganhado somente o peso necessário durante a gravidez, perder os últimos quilos costuma ser difícil. Ao mesmo tempo que quer voltar a ter o seu corpo de antes, você está tão ocupada com o bebê que acaba esquecendo de cuidar de si mesma e, quando percebe, ainda está com aquelas gordurinhas a mais.

O pós-parto pode ser um período intenso, tanto física como emocionalmente, então, não é o momento de fazer regimes radicais. Porém, é fundamental ter uma alimentação balanceada e adotar hábitos saudáveis. Não esqueça que, para amamentar e cuidar do seu filho, você precisa estar bem-disposta e com a saúde em dia. Então confira nossas dicas para uma dieta pós-gravidez que vai ajudar você a recuperar a forma de sempre sem fazer sacrifícios.

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Opte por uma alimentação balanceada, rica em grãos, frutas, verduras e legumes. As proteínas, principalmente frango e peixe, também são importantes aliadas na dieta pós-gravidez, pois ajudam a formar massa magra e mantêm você saciada por mais tempo.

Já o cálcio pode contribuir para reduzir a absorção da gordura. Para consumir esse mineral, prefira os laticínios mais magros e alimentos como feijão, espinafre, brócolis e couve. Outra recomendação importante é deixar os doces e comidas mais calóricas para as ocasiões especiais. No dia a dia, troque o chocolate por uma fruta e o arroz branco pelo integral.

2. Coma a cada três horas

A regra é clara: não passe fome! Lembre-se de que você precisa de muitos nutrientes para produzir o leite materno durante a fase de amamentação. Então, mantenha um cardápio equilibrado nas principais refeições do dia e faça lanchinhos saudáveis entre uma e outra. O ideal é comer a cada três horas, pois dessa forma você mantém sua energia em alta e acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

3. Beba muita água

Manter-se hidratada é importante para eliminar toxinas e evitar o inchaço, além de ajudar na produção de leite e na sensação de saciedade, diminuindo o apetite. A água também contribuiu para a queima de gordura. A recomendação é consumir de seis a oito copos por dia e observar sempre a cor da sua urina: se estiver muito escura, beba mais água.

4. Volte a fazer exercícios aos poucos

Você não vai correr a próxima maratona, mas já pode começar a fazer caminhadas nos primeiros meses após o parto. Aumente o tempo e intensidade dos treinos aos poucos – tudo de acordo com as orientações do seu médico, claro. Se o seu problema é ter com quem deixar o bebê, um passeio com ele no carrinho já pode ajudar bastante nesse começo.

5. Descanse

Com tanta coisa para cuidar dentro de casa, é difícil seguir a orientação de dormir toda vez que o bebê tira uma soneca. Mas tente fazer isso sempre que possível. Quando estamos esgotados, o corpo libera mais cortisol, um hormônio que dificulta o emagrecimento. Além disso, se estiver descansada, você terá mais energia para enfrentar aquelas madrugadas em que o pequeno não para de chorar.

6. Tenha paciência

Esta talvez seja a dica mais importante de todas. É fundamental entender que você não vai voltar à sua antiga forma da noite para o dia – e não há nenhum problema nisso! O seu corpo passou por muitas transformações durante os últimos nove meses, então é natural que ele leve um certo tempo para se reajustar.

Com essas dicas você poderá voltar ao seu peso de antes da gestação de forma saudável e sem fazer sacrifícios, recuperando sua autoestima e disposição. Isso é fundamental neste momento. Afinal, você precisa estar bem para tomar conta da pessoa mais importante do mundo: o seu bebê!

Se você já conseguiu voltar ao seu peso normal ou tem alguma outra sugestão para a dieta pós-gravidez, conte pra gente aqui nos comentários!

Agende sua avaliação