7 set 2018

Tipos de pele: você sabe como identificar qual é o seu? Veja aqui!

695      0

Você, provavelmente, já percebeu que as queixas das pessoas são muito variadas em relação aos seus rostos, certo? Enquanto algumas mulheres reclamam da descamação facial, outras sofrem com a acne e outras particularidades. A razão para isso é que existem vários tipos de pele. Conhecer as particularidades de sua pele é fundamental para oferecer os cuidados necessários para que […]

Você, provavelmente, já percebeu que as queixas das pessoas são muito variadas em relação aos seus rostos, certo? Enquanto algumas mulheres reclamam da descamação facial, outras sofrem com a acne e outras particularidades. A razão para isso é que existem vários tipos de pele.

Conhecer as particularidades de sua pele é fundamental para oferecer os cuidados necessários para que ela fique sempre bela e saudável, respeitando as suas principais características.

Mas, afinal, como podemos identificar as características de nossa pele e descobrir o seu tipo? Quais são os cuidados recomendados para deixar cada uma delas sempre saudável? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto!

Quais são os principais tipos de pele?

Os tipos de pele, tanto do rosto quanto do corpo, podem apresentar características muito diferentes entre si. De modo geral, essas particularidades definirão quais são os cuidados essenciais para que a pele encontre o equilíbrio e se mantenha sempre bonita.

Os principais tipos de pele existentes são:

  • seca;
  • normal;
  • mista;
  • oleosa.

Os próprios nomes de cada uma delas já nos dão uma dica de quais são as suas características principais. A pele seca costuma descamar com mais frequência, apresentando também uma maior sensibilidade.

A oleosa, por sua vez, apresenta uma produção de óleo exagerada, normalmente acompanhada por brilho excessivo e acne, como espinhas e cravos. A mista conta com características das duas anteriormente citadas, enquanto a normal não demonstra quaisquer particularidades marcantes no dia a dia.

Quais são os cuidados necessários com cada uma delas?

Como são feitos os cuidados para cada tipo de pele? Confira os principais a seguir!

Pele oleosa

A pele oleosa é uma das mais comuns na população, especialmente entre as mulheres brasileiras. Esse tipo é caracterizado pela produção excessiva de óleo, o que pode causar acne e outros problemas. No último caso, é importante consultar um dermatologista para a escolha do tratamento ideal.

Os principais cuidados com a pele oleosa devem conter a limpeza, a tonificação e a hidratação do rosto. Isso mesmo! Peles oleosas também devem receber hidratação, mas com hidratantes livres de óleo.

Pele seca

A pele seca também é bastante comum, especialmente em regiões mais frias, onde a temperatura reduzida faz com que a hidratação natural da cútis seja reduzida. Para esse tipo, o uso de hidratantes mais espessos e emolientes é essencial.

Apesar disso, não é possível descuidar da higienização, embora a escolha dos produtos não possa incluir sabonetes muito agressivos. Além disso, o uso de tonificantes é muito importante para garantir o equilíbrio da área.

Pele mista

A pele mista é aquela que apresenta características tanto da pele oleosa quanto da seca. As regiões menos hidratadas costumam ser as áreas das bochechas e queixo, enquanto a oleosidade se concentra na chamada zona T, que abrange a testa e o nariz.

Por isso, pode ser necessário utilizar produtos diferentes para conseguir bons resultados em toda a face. Outra opção é buscar produtos específicos para esse tipo de pele, que têm teores equilibrados de hidratação e adstringência.

Pele normal

Por fim, citaremos os cuidados necessários com a pele normal. Esse tipo não apresenta características muito específicas, sendo naturalmente equilibrada e com poucos problemas.

Isso não quer dizer, obviamente, que não seja necessário cuidar dessa pele, certo? Os cuidados envolvem a hidratação, tonificação e limpeza diárias, além da aplicação de protetor solar, que não pode ficar de fora!

A proteção contra os raios ultravioleta, por sinal, é parte essencial dos cuidados de todos os tipos de pele. O importante é sempre escolher o produto certo para o seu tipo e reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre que entrar em contato com a água.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de pele e sabe como cuidar de cada um deles, o que está esperando para iniciá-los? Dessa forma, é possível deixar todas as peles bonitas e saudáveis, independentemente de suas características individuais!

Conhece algumas amigas ou pessoas de sua família que têm problemas com a pele? Compartilhe, então, este artigo em suas redes sociais! Assim, elas podem ficar por dentro de nossas dicas e deixar seus rostos radiantes e saudáveis!

Agende sua avaliação