Banner

Que atire a primeira pedra quem nunca se olhou no espelho em um dia importante e foi surpreendido com uma enorme espinha! Sem dúvida, essa é uma situação bem chata, mas o problema com as acnes pode ir além, principalmente para os jovens. Prova disso é que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), mais da metade da população adulta e 90% dos adolescentes sofre com acne.

A acne é uma doença dermatológica relacionada, na maioria das vezes, à produção de hormônios. Seu aparecimento ocorre quando as glândulas pilossebáceas produzem uma quantidade de secreção gordurosa que não consegue passar pela abertura dos poros. É assim que se formam os comedões abertos (cravos) e os comedões fechados (espinhas).

A boa notícia é que hoje já existem várias opções de tratamento para acne, o que é um grande alívio para quem sofre com o problema e se preocupa com possíveis cicatrizes. Você tem interesse no assunto? Então, continue com a leitura até o final para conferir mais detalhes!

Quais são os tipos de acne?

Quando pensamos em acne, é difícil não fazermos relação com o período da puberdade e da adolescência. Afinal, é nessa fase que os hormônios mais oscilam, o que leva à necessidade de buscar um eficiente tratamento para acne. Mas o problema pode aparecer em outras fases da vida, inclusive em recém-nascidos.

Acne neonatal

A troca de hormônios entre a mãe e o bebê durante a gestação pode levar ao surgimento da acne neonatal, uma condição que afeta cerca de 30% dos recém-nascidos. Em geral, as “bolinhas” surgem no primeiro mês de vida do bebê, mas podem aparecer até os 6 meses. Felizmente, elas não causam incômodo e tendem a regredir de forma espontânea.

Apenas alguns cuidados básicos são necessários, como não espremer as espinhas, manter a pele do bebê limpa e não passar cremes ou óleos na área afetada. De toda forma, em caso de dúvidas, o aconselhável é sempre procurar o pediatra.

Acne infantil

O surgimento da acne em crianças quase sempre tem a mesma origem da acne em bebês, ou seja, alterações hormonais. No entanto, outros aspectos podem levar ao aparecimento de espinhas em crianças, como fatores genéticos, consumo de corticoides, exposição excessiva ao sol e uso de produtos oleosos. Mais uma vez, vale a recomendação: procure sempre o pediatra para avaliar o caso.

Acne vulgar

A acne vulgar é o tipo mais comum, já que se manifesta na puberdade, no adolescente e nos jovens adultos, principalmente na região da face. As mulheres tendem a sofrer mais com a condição, muito por conta das oscilações hormonais do ciclo menstrual. Já os homens tendem a apresentar quadros mais graves, que podem se estender por décadas quando não é feito o tratamento adequado.

A acne vulgar é classificada conforme a gravidade do quadro:

  • Acne vulgar leve (acne comedônica): quando há maior incidência de cravos e sintomas inflamatórios isolados. Pelo risco de evoluir para quadros mais graves, a acne vulgar leve sempre precisa ser tratada;
  • acne vulgar moderada (acne papulopustulosa): quando há sintomas inflamatórios intensos, inclusive com presença de pequenos nódulos. Além do rosto, pode acometer costas, ombros e braços;
  • acne vulgar grave (acne conglobata): quando há nódulos inflamatórios, abcessos, fístulas e cicatrizes. Em alguns casos, pode haver até mesmo a acne fulminante, que, apesar de rara, causa febre e outros sintomas mais graves.

Acne adulta (acne tardia)

A acne tardia atinge mais mulheres do que homens, e é por isso que é também conhecida como acne da mulher adulta. As causas para o surgimento desse tipo de acne ainda não foram esclarecidas, mas já se sabe que há alguns fatores desencadeantes, como tabagismo, distúrbios do sono, lavagem excessiva da pele, doenças endócrinas, estresse e obesidade.

Como minimizar o problema da acne?

Você sabia que a acne atinge todas as pessoas durante a vida? Ou seja, independentemente dos fatores hormonais, todo mundo vai sofrer com cravos e espinhas em algum momento.

Essa informação leva à necessidade de sempre cuidarmos da pele, até porque esse é o nosso maior órgão. Então, busque mantê-la limpa, para controlar a oleosidade excessiva. Também vale ter atenção à alimentação, já que algumas pessoas veem relação entre o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e o aumento das acnes.

Como escolher o melhor tratamento para acne?

Como explicamos, a acne tem fator hormonal e deve ser tratada para não levar a problemas mais sérios de saúde, como infecções. Inclusive, em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos e até mesmo de antibióticos, que sempre devem ser prescritos por um médico.

Mas se você busca por um tratamento estético que minimize o problema e evite a formação de marcas e cicatrizes, saiba que já existem várias opções no mercado. O importante é procurar uma clínica séria para fazer a avaliação com um especialista. E se você acha que isso pode custar uma fortuna, temos uma novidade para você: o Acne Spec, da GIOlaser.

Acne Spec

A GIOlaser, pensando em oferecer os melhores tratamentos em um único lugar — sempre com preços acessíveis — conta com o Acne Spec, um inovador tratamento para acne.

O procedimento é realizado utilizando uma máscara de LED magenta com ação antibactericida e uma caneta de LED, além de dermocosméticos de alta performance. Essa abordagem é capaz de controlar a acne e reduzir o processo inflamatório e a produção excessiva de sebo. Ou seja, o tratamento não só reduz as acnes aparentes, como previne o seu surgimento.

Já nas primeiras sessões, é possível perceber uma grande diferença na pele, mas o resultado vem mesmo após um mês, quando a pele fica com menos oleosidade, flacidez e marcas de expressão. Outra vantagem é que o Acne Spec pode ser utilizado em todo tipo de pele, independentemente da tonalidade.

Ao longo do conteúdo, você conferiu as causas mais comuns da acne e os principais tipos. Além disso, conheceu um tratamento para acne inovador, que com certeza vai elevar a sua autoestima: o Acne Spec, da GIOlaser.

Não perca mais tempo e vá a uma de nossas clínicas para receber a avaliação personalizada de um profissional. Acesse o nosso site para mais detalhes sobre o Acne Spec e agende seu horário!


Tratamentos Faciais

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.

Entre em contato

Se você está procurando uma clínica de estética que ofereça serviços de alta qualidade, preços acessíveis e uma variedade de opções de pagamento, a GiOlaser é uma ótima opção.

Agende uma avaliação hoje mesmo e veja como a GiOlaser pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos estéticos.