18 jul 2019

Preenchimento labial com ácido hialurônico: saiba como ele é feito

3112      0

Atualmente, o cuidado com os lábios, na atualidade, faz parte da lista de preocupações das pessoas. Para atender à demanda, novos procedimentos estéticos, como é o caso do preenchimento labial com ácido hialurônico, chegaram ao mercado. Seja para aumentar o volume ou para melhorar o contorno da boca, a técnica tem apresentado resultados incríveis em quem faz a […]

Atualmente, o cuidado com os lábios, na atualidade, faz parte da lista de preocupações das pessoas. Para atender à demanda, novos procedimentos estéticos, como é o caso do preenchimento labial com ácido hialurônico, chegaram ao mercado. Seja para aumentar o volume ou para melhorar o contorno da boca, a técnica tem apresentado resultados incríveis em quem faz a aplicação.

Neste post, você vai descobrir o que é o preenchimento labial com ácido hialurônico, entender como ele é feito, para quem é indicado, além de conhecer os principais benefícios e contraindicações do procedimento. Boa leitura!

O que é preenchimento labial com ácido hialurônico?

É uma técnica que consiste em aplicações de ácido hialurônico nos lábios. Com uma agulha, o profissional injeta a substância no paciente. Enquanto realiza a aplicação, ele modela a boca para que fique conforme o formato desejado.

A aplicação do ácido hialurônico preenche os lábios e pode ser utilizada para redefinir o contorno da boca, aumentar o volume e combater sinais de envelhecimento na região.

Ácido hialurônico

Você sabia que o ácido hialurônico é produzido de forma natural pelo nosso organismo? A substância é classificada como um tipo de açúcar que fica entre as células, preenchendo os espaços entre elas.

Sobre as funções no corpo, o ácido ajuda na hidratação da pele — por ser uma molécula que atrai água —, colaborando, ainda, para que ela mantenha a elasticidade e permaneça uniforme. Além disso, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, que é uma proteína fundamental para manter a pele saudável.

Com o passar dos anos, a substância tem a produção reduzida pelo organismo, o que impacta no ressecamento da pele e no aparecimento de rugas.

Como o preenchimento labial com ácido hialurônico é feito?

O procedimento para preencher os lábios é considerado minimamente invasivo. Quando comparado com cirurgias, o método é compreendido como muito mais simples. Por isso, ele pode ser feito em clínicas especializadas.

Antes da aplicação

Um ponto de cuidado é que antes de realizar a aplicação, é importante que a boca esteja sem qualquer tipo de inflamação, como a acne. Para iniciar a sessão, o especialista faz uma avaliação da área que será tratada, assim como alinhamento entre os resultados e as expectativas do paciente. Após essa definição, é feita a higienização da região na qual será injetado o ácido hialurônico.

Antes de iniciar o procedimento, é bastante comum que o profissional aplique uma medicação anestésica para evitar desconfortos. Com esses cuidados, o preenchimento labial com ácido hialurônico pode ser iniciado. Então, o profissional aplica, delicadamente, a substância com uma agulha muito fina.

A substância pode ser injetada em apenas um lábio — superior ou inferior —, nos dois, na parte interna e nos arredores da boca. Conforme a aplicação é feita, o profissional massageia sutilmente a região para que o ácido hialurônico consiga preencher o espaço de forma correta e modele os lábios de acordo com os efeitos desejados.

Um dos diferenciais desse procedimento é que ele é feito em uma única sessão. Ela dura, geralmente, em torno de 20 a 30 minutos. Porém, para manter os resultados, é preciso fazer sessões de manutenção. A periodicidade varia conforme a complexidade e as orientações do profissional.

Após a aplicação

É válido ressaltar que o ácido hialurônico é um elemento que atrai moléculas de água. A substância precisa de certo tempo para se estabilizar na área aplicada. Assim, a verificação do resultado pode ser conferida depois de passadas algumas semanas.

Após a aplicação — e geralmente no dia seguinte —, é possível que pequenos inchaços apareçam. Isso acontece porque a boca é uma região com muitos vasos sanguíneos, com capacidade de retenção de líquidos. Nesse caso, é indicado o uso de compressas de gelo nas primeiras horas. Se o problema persistir, o paciente deve consultar o profissional responsável pela aplicação.

É indicado evitar a exposição ao sol nos dois dias sequenciais ao tratamento. Também é preciso cuidar para que o local da aplicação não sofra nenhum tipo de impacto nos primeiros dias. Dessa forma, é possível evitar hematomas e inchaços.

Além disso, algumas outras recomendações são muito importantes para que após o tratamento o paciente não tenha nenhum tipo de problema. Veja abaixo a lista de orientações.

Evite atividades físicas

Por mais que o procedimento seja simples e não seja invasivo, é fundamental que o paciente faça um intervalo de 24 horas de descanso. Assim, ele evita impactos que podem gerar hematomas e inchaços. 

Dessa forma, as atividades físicas precisam ser evitadas, assim como qualquer outra atividade de esforço físico.

Fuja do sol

Da mesma forma que os raios solares fazem bem para o corpo — dentro das devidas proporções e proteções necessárias — eles podem ocasionar lesões, como manchas. Após a aplicação de ácido hialurônico, a pele fica mais sensível e, por isso, o sol precisa ser evitado.

Um cuidado importante é a utilização de protetor solar. É sempre válido questionar o profissional responsável pelo tratamento a partir de qual momento as loções protetoras podem ser aplicadas na pele.

Em alguns casos, é recomendado que o produto seja utilizado após algumas horas da aplicação, e não seguidamente ao tratamento.

Não esqueça: protetores solares precisam ser aplicados frequentemente. Não importa se você não estará exposta à luz solar durante o dia. As luzes emitidas dentro de casa, escritórios e locais fechados também atingem a cútis.

Prefira ambientes com temperaturas amenas

Locais nos quais a temperatura é extrema, tanto para o frio quanto para o calor, são prejudiciais para quem fez o tratamento recentemente. As temperaturas extremas costumam influenciar no processo de absorção e podem colaborar para que o rosto fique inchado por mais tempo do que o previsto.

Sempre prefira ambientes nos quais a temperatura esteja amena. Ventile os cômodos e evite o ar-condicionado — ou programe para que o aparelho esteja com a temperatura agradável, sem exagerar nas baixas ou altas variações.

Deixe as massagens para outro momento

Muitos pacientes ficam tentados a massagear os lábios e a região na qual o ácido hialurônico foi aplicado. Isso acontece devido ao inchaço e às pequenas lesões percebidas após a aplicação.

Porém, é preciso ter cautela e evitar pressões e massagens nos locais em tratamento. Os edemas fazem parte do procedimento e é normal que a área fique dessa forma.

Até mesmo hábitos do dia a dia, como hidratação da pele e o uso de protetor solar, devem ser evitados nas primeiras horas. Por isso, é fundamental consultar o profissional para se certificar após quanto tempo é indicado manusear a região com segurança.

Use antioxidantes

Os resultados do tratamento de preenchimento labial com o ácido hialurônico costumam ter boa duração e exigem alguns cuidados para serem mantidos. Um deles é a utilização de antioxidantes. Os cosméticos são excelentes no combate aos radicais livres, que colaboram para o envelhecimento da pele.

Eles ainda ajudam a manter a aparência da pele uniforme, saudável e bonita. Ainda, ajudam a potencializar a ação do protetor solar e da hidratação da pele.

Para quem o preenchimento labial com ácido hialurônico é indicado?

Assim como as outras partes do corpo, a boca também sofre com os sinais de envelhecimento. Quem percebe o afinamento dos lábios, o ressecamento da região, as rugas e a perda do contorno labial pode optar pelo procedimento.

Quem deseja ter lábios mais volumosos ou projetados com certa saliência também pode apostar na técnica para melhorar a aparência. Porém, é preciso ter atenção: para manter a naturalidade da boca é fundamental não exagerar na quantidade de ácido hialurônico e respeitar a orientação do profissional.

Quais os objetivos do preenchimento labial com ácido hialurônico?

Basicamente, pode-se dizer que as pessoas que apostam no tratamento com ácido hialurônico buscam corrigir imperfeições ou melhorar a aparência dos lábios. Assim, é possível listar como os principais objetivos:

  • maior volume dos lábios;
  • aumento da projeção dos lábios;
  • alinhamento do contorno da boca;
  • corrige assimetrias;
  • diminui a exposição gengival;
  • auxilia no selamento labial;
  • colabora para uma boa finalização de tratamentos ortodônticos e outras intervenções odontológicas;
  • equilibra as proporções faciais;
  • ajuda na composição da harmonização facial.

Quais são os principais benefícios do preenchimento labial com ácido hialurônico?

Além de melhorar a aparência dos lábios, existem outros benefícios para quem aposta nesse procedimento estético. São eles:

  • a aparência de lábio hidratado é percebida com a aplicação;
  • é uma alternativa para corrigir desalinhamentos da boca;
  • pode ser utilizado para reparar a proporção dos lábios;
  • melhora a harmonização facial;
  • incentiva a produção de colágeno;
  • suaviza rugas e linhas de expressão ao redor das áreas tratadas;
  • é feito em uma única sessão — outras sessões são necessárias apenas para manutenção;
  • é um procedimento que pode ser revertido diante da insatisfação da paciente.

Quais são as contraindicações e riscos do preenchimento labial com ácido hialurônico?

Um ponto importante e que deve ser considerado por quem faz preenchimento labial é a anatomia do rosto. É indispensável ter como foco a harmonia dos elementos da face para que os resultados não fiquem artificiais ou insatisfatórios.

Além disso, a aplicação incorreta pode ocasionar interferências no fluxo sanguíneo das áreas que receberam o ácido hialurônico. Se algum erro ocorrer nesse sentido, consequências mais complexas, como a interrupção da passagem de sangue no local, podem acontecer.

Em relação aos riscos de alergia, como a substância faz parte da composição orgânica da pele, as possibilidades de reações indesejadas são mínimas. A técnica, no entanto, não é indicada para gestantes, pacientes com doenças autoimunes e com inflamações nos lábios.

Qual a importância do preenchimento labial para a harmonia do rosto?

Lábios proporcionais ao rosto, alinhados e com o aspecto saudável contribuem para que a harmonização facial tenha bons resultados e respeite a estrutura da face de cada paciente.

Mantenha sempre o bom senso e a opinião do profissional como parâmetros para que o procedimento não seja aplicado de forma exagerada.

Uma boa harmonização facial é capaz de ajustar as proporções para ter uma aparência mais equilibrada e, esteticamente, mais bonita. Para isso, os lábios fazem toda a diferença: por ser uma região de destaque no rosto, quando estão bem cuidados, influenciam na harmonia da face.

Agora que você conhece um pouco mais sobre preenchimento labial com ácido hialurônico, ficou animado para cuidar da aparência da sua boca? Vale lembrar que o procedimento é seguro e apresenta excelentes resultados quando é feito por especialistas.

Entre em contato com a GiOlaser, agende uma avaliação e garanta os melhores resultados relacionados à saúde e à aparência dos seus lábios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação