5 dez 2019

Saiba como evitar rugas no rosto e ter uma aparência jovem

1819      0

É natural que a pele vá perdendo um pouco da elasticidade ao longo dos anos, levando ao surgimento das primeiras linhas de expressão. Mas como evitar rugas ou minimizar aquelas que já apareceram? Você vai descobrir tudo neste post especial sobre o assunto. Vamos mostrar outros fatores que promovem o surgimento das rugas na pele, […]

É natural que a pele vá perdendo um pouco da elasticidade ao longo dos anos, levando ao surgimento das primeiras linhas de expressão. Mas como evitar rugas ou minimizar aquelas que já apareceram?

Você vai descobrir tudo neste post especial sobre o assunto. Vamos mostrar outros fatores que promovem o surgimento das rugas na pele, afetando a jovialidade do rosto.

Na sequência, listamos 6 medidas preventivas para evitar o envelhecimento precoce. E, por fim, apresentaremos procedimentos estéticos que minimizam linhas de expressão e rugas. Não perca!

O que pode acelerar o envelhecimento da pele?

As rugas podem surgir por diferentes fatores. Um deles é a contração muscular exagerada, decorrente das expressões faciais, que mencionamos no início do texto. Outro fator é o envelhecimento da pele, que, a partir dos 25 anos, passa a produzir menor quantidade de colágeno, uma das proteínas responsáveis por garantir a sua sustentação.

Mas existem outros vilões que podem acelerar o aparecimento das rugas e marcas de expressão. Veja só:

  • exposição ao sol sem proteção;

  • estresse;

  • baixa ingestão de água;

  • tabagismo;

  • alimentação rica em gordura e pobre em nutrientes;

  • poluição;

Todos esses problemas levam a um aumento da produção de radicais livres, grandes responsáveis pelo surgimento de flacidez, rugas e outros sinais de envelhecimento na pele.

A boa notícia é que é possível prevenir esses danos com medidas simples que você pode adotar agora mesmo. Vamos conhecê-las?

Como evitar rugas?

Cada tipo de pele apresenta necessidades específicas, mas existem cuidados que podem ser utilizados por todos para a prevenção do envelhecimento da pele e, consequentemente, o surgimento de linhas de expressão e rugas. Conheça alguns deles a seguir.

Use protetor solar diariamente

Se você ainda não incluiu o protetor solar entre os itens indispensáveis de cuidado com a pele, faça isso agora mesmo. Os danos causados pelos raios ultravioleta estão entre os maiores responsáveis pelo surgimento das rugas, especialmente ao redor dos olhos

O protetor solar deve ser aplicado sempre, mesmo em dias nublados ou por quem passa todo o dia no escritório. Mas é preciso procurar o dermatologista para descobrir o fator de proteção adequado ao seu tipo de pele, combinado?

Mantenha uma alimentação balanceada

Aquela velha máxima “você é o que você come” faz todo o sentido quando o assunto é envelhecimento da pele. Se você quer garantir uma boa produção de colágeno e manter a pele hidratada e nutrida, é necessário investir em uma alimentação saudável.

Existe uma lista com três regras de alimentação que contribuem para a saúde da pele e prevenção contra as rugas:

  • consuma peixes ricos em gorduras do bem, como atum, sardinha e salmão: eles ajudam na manutenção da pele e também dos cabelos;

  • opte por alimentos de cores vibrantes: quanto mais variado e colorido for o cardápio, maior o número de nutrientes para a pele;

  • prefira vegetais de sabor amargo: alimentos como berinjela e jiló são grandes aliados na prevenção contra os radicais livres.

E não se esqueça da ingestão correta de água. Se você é do tipo de pessoa que anda com uma garrafinha, mas se esquece de bebê-la, existem aplicativos que podem auxiliá-lo a melhorar o hábito.

Adote um estilo de vida saudável

O cigarro, o estresse e o sedentarismo são inimigos da saúde física e mental de qualquer indivíduo, isso é um fato. No entanto você pode realizar algumas mudanças na rotina para a promoção do bem-estar e da beleza da pele.

Nem sempre é fácil dar início a um novo estilo de vida. Uma boa dica é a prática da meditação. Ela ajuda a controlar a ansiedade e o estresse diário, além de contribuir para uma melhor noite de sono.

Remova a maquiagem

A make acaba obstruindo os poros, impedindo a respiração da pele, acelerando o envelhecimento celular e acentuando as linhas e rugas. Então não se esqueça de remover a maquiagem adequadamente, com um demaquilante ou água micelar.

Inclua os dermocosméticos em sua rotina de cuidados

Se a alimentação balanceada e a ingestão de água ajudam no fortalecimento da pele de dentro para fora, o uso de ativos hidratantes também contribui para hidratar, estimular a produção de colágeno, dar firmeza, viço e uniformidade à pele.

Além dos cremes hidratantes, os produtos antioxidantes, como a vitamina C, ajudam a prevenir o sinais da idade e combatem os radicais livres. Outros ativos que oferecem ótimos resultados são o retinol, a vitamina E, o ácido hialurônico e alfa-hidroxiácidos.

Esses produtos podem ser encontrados em diferentes concentrações e produtos, como cremes, óleos e sérum facial. Mais uma vez, é importante conversar com o dermatologista e descobrir qual desses produtos é o mais adequado para sua pele.

Invista nos tratamentos estéticos

Uma das melhores alternativas para prevenir e até reduzir o aspecto visual da linhas de expressão e rugas é a combinação das medidas apresentadas acima com os tratamentos estéticos. Conheça, a seguir, os mais eficazes.

Toxina botulínica

O botox é o tratamento mais conhecido para suavizar rugas e prevenir ou reparar as linhas de expressão. Ele atua diminuindo a contração excessiva do músculo em áreas indesejadas. Assim, a pele não se movimenta tanto e nem forma marcas no rosto.

Muitos pensam que ele serve apenas para quem já apresenta rugas ou marcas de expressão, mas a recomendação dos especialistas é que o procedimento seja realizado o mais cedo possível, para que a toxina botulínica promova o relaxamento dos músculos faciais antes que haja a formação de rugas.

Peeling

Hoje, você encontra diferentes opções de peeling, mas todas elas contribuem para a renovação celular, diminuição de células mortas e formação de colágeno. Com isso, o peeling também contribui para a prevenção e diminuição das rugas.

Preenchimento dérmico

Outro elemento presente na pele que garante sua uniformidade é o ácido hialurônico. Com o tempo, ele também é produzido em menor quantidade, levando ao aparecimento de rugas. 

O preenchimento dérmico é um tratamento estético que repõe a deficiência desse ácido, promovendo a retenção de água nas células, reparando as rugas e rejuvenescendo a pele.

Qual a idade certa para começar os cuidados?

Mais uma vez, as necessidades variam de uma pessoa para a outra, de acordo com os hábitos, as condições da pele e a genética. Mas, em geral, a recomendação é que os cuidados preventivos se iniciem a partir dos 25 anos de idade.

Além dos hábitos saudáveis, mantenha uma rotina de pele em três etapas: limpeza, hidratação e proteção solar, complementando com os tratamentos de peeling ou botox.

Após os 35 anos, inclua produtos que tenham ação anti-idade para equilibrar a produção de colágeno e ácido hialurônico da pele. Aqui, todos os procedimentos estéticos sugeridos no tópico anterior são bem-vindos.

Você aprendeu como evitar rugas a partir de mudanças simples em sua rotina e com o auxílio de produtos e tratamentos estéticos que contribuem também para a redução das marcas já existentes na pele. Ou seja, mesmo que você já tenha rugas, existem alternativas eficazes para amenizar o problema.

Por falar em marcas no rosto, que tal conferir agora nosso artigo sobre o bigode chinês? Aproveite também e entre em contato com a GiOlaser! Agende uma avaliação e descubra o tratamento estético mais adequado para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação