5 dez 2019

Saiba como evitar rugas no rosto e ter uma aparência jovem

4055      0

É natural que a pele vá perdendo um pouco da elasticidade ao longo dos anos, levando ao surgimento das primeiras linhas de expressão. Mas como evitar rugas ou minimizar aquelas que já apareceram? Você vai descobrir tudo neste post especial sobre o assunto. Vamos mostrar outros fatores que promovem o surgimento das rugas na pele, […]

É natural que a pele vá perdendo um pouco da elasticidade ao longo dos anos, levando ao surgimento das primeiras linhas de expressão. Mas como evitar rugas ou minimizar aquelas que já apareceram? Você vai descobrir tudo neste post especial sobre o assunto. Vamos mostrar outros fatores que promovem o surgimento das rugas na pele, […]

É natural que a pele vá perdendo a elasticidade, o viço e a firmeza ao longo dos anos, levando ao surgimento das primeiras linhas de expressão. Diante disso, muitas pessoas se questionam “como evitar rugas ou minimizar aquelas que já apareceram?”

Você vai descobrir tudo sobre o assunto neste post. Além da perda natural das características acima, outros fatores promovem o surgimento das rugas na pele e afetam a aparência jovial do rosto. Por isso, vamos apresentar os principais.

Na sequência, acompanhe 6 medidas preventivas para evitar o envelhecimento precoce da pele. Por fim, serão apresentados os procedimentos estéticos que minimizam (consideravelmente) as linhas de expressão e rugas.

Continue a leitura e aproveite as informações!

O que pode acelerar o aparecimento de rugas?

As rugas e linhas de expressão são associadas ao envelhecimento. Isso acontece porque, a partir dos 30 anos, o corpo passa a produzir menor quantidade de colágeno, uma das proteínas responsáveis por garantir a firmeza e a elasticidade da pele.

A importância do colágeno

O colágeno representa em torno de 35% do total de proteínas do nosso corpo e faz parte da composição da pele, dos tendões, dos ossos, das cartilagens e das articulações.

Existem em torno de 28 tipos de colágeno, mais precisamente. Para a estruturação da pele, o organismo utiliza, principalmente, os colágenos tipo I (85%) e tipo III (15%).

Vale destacar que o colágeno é fundamental para manter a sustentação da pele e que o nosso corpo reduz a sua produção endógena com o passar dos anos naturalmente devido a processos como estresse oxidativo, glicação e alterações hormonais.

Assim, a falta de colágeno deixa a pele mais seca, menos viçosa e flácida. A consequência é que, com expressões faciais repetitivas, surgem as “temidas” rugas.

Fatores além da falta de colágeno

Existem fatores externos que aceleram o aparecimento das rugas e linhas de expressão. Dentre eles, é possível citar:

  • exposição ao sol sem proteção;
  • estresse;
  • baixa ingestão de água;
  • tabagismo;
  • alimentação rica em gordura e pobre em nutrientes;
  • poluição;
  • falta de sono de qualidade.

Todos esses problemas levam a um aumento da produção de radicais livres, grandes responsáveis pelo surgimento de flacidez, rugas e outros sinais de envelhecimento na pele.

Por outro lado, a boa notícia é que é possível prevenir esses danos com medidas simples que você pode adotar na sua rotina. Confira!

Partes do corpo em que aparecem as rugas

As rugas costumam a aparecer com frequência e de forma mais “marcada” em determinadas partes do rosto, como:

  • testa;
  • região dos olhos;
  • colo;
  • contorno da boca;
  • região dos lábios e do queixo.

Afinal, como evitar rugas?

Cada tipo de pele apresenta necessidades específicas, mas existem cuidados que podem ser utilizados por todos para a prevenção do envelhecimento e do surgimento de linhas de expressão e rugas. Veja alguns deles a seguir.

Use protetor solar diariamente

Se você ainda não incluiu o protetor solar entre os itens indispensáveis para cuidar da pele, a dica é fazer isso agora mesmo! Logo, é importante destacar que os danos causados pelos raios ultravioleta estão entre os maiores responsáveis pelo surgimento das rugas, especialmente ao redor dos olhos.

Diante disso, saiba que o protetor solar deve ser aplicado sempre, mesmo em dias nublados ou por quem passa a maior parre do tempo em locais fechados, como escritórios. Contudo, é preciso procurar um dermatologista para descobrir o fator de proteção adequado ao seu tipo de pele, combinado?

Mantenha uma alimentação balanceada

Aquela velha máxima “você é o que você come” faz todo o sentido quando o assunto é envelhecimento da pele. Se você quer garantir uma boa produção de colágeno e manter a pele hidratada e nutrida, é necessário investir em uma alimentação saudável.

Existem quatro regras de alimentação que contribuem para a saúde da pele e prevenção contra as rugas:

  • Consuma peixes ricos em boas gorduras e ácidos graxos, como atum, sardinha e salmão. Eles ajudam na manutenção da pele e também dos cabelos.
  • Escolha alimentos de cores vibrantes: quanto mais variado e colorido for o prato da sua refeição, maior é a probabilidade de conter nutrientes para a pele. Alimentos ricos em antioxidantes ganham destaque.
  • Prefira vegetais de sabor amargo: alimentos como berinjela e jiló são grandes aliados na prevenção contra os radicais livres.
  • Não se esqueça da ingestão diária de água. Se você é do tipo de pessoa que anda com uma garrafinha, mas se esquece de bebê-la, existem aplicativos que podem auxiliá-lo a melhorar o hábito. Além disso, confira se a água que você bebe tem uma boa quantidade de sais minerais e eletrólitos na composição. Assim, você garante a real hidratação do seu corpo.

Adote um estilo de vida saudável

O cigarro, o estresse e o sedentarismo são inimigos da saúde física e mental de qualquer indivíduo. No entanto, você pode realizar algumas mudanças na rotina para a promoção do bem-estar e da beleza da pele.

Nem sempre é fácil dar início a novos hábitos. Para isso, uma boa dica é a meditação. A prática ajuda a controlar a ansiedade e o estresse diário, além de contribuir para uma melhor noite de sono — fatores importantes e que impactam também nos traços do envelhecimento.

Remova a maquiagem

A make, diária ou não, acaba obstruindo os poros da pele, o que impede a respiração cutânea, fato que acaba acelerando o envelhecimento celular e acentuando as linhas de expressão e rugas. Então, não se esqueça de remover a maquiagem adequadamente, com um demaquilante ou água micelar.

Inclua os dermocosméticos em sua rotina de cuidados

Se a alimentação balanceada e a ingestão de água ajudam no fortalecimento da pele de dentro para fora, o uso de dermocosméticos com ativos hidratantes também contribui para hidratar, estimular a produção de colágeno, dar firmeza, viço e uniformidade à pele.

Além dos cremes hidratantes, os produtos antioxidantes, como a vitamina C, ajudam a prevenir os sinais da idade e combatem os radicais livres.

Outros ativos que oferecem ótimos resultados são o retinol, a vitamina E, o ácido hialurônico e alfa-hidroxiácidos.

Esses produtos podem ser encontrados em diferentes concentrações e produtos, como cremes, óleos e sérum facial. Mais uma vez, é importante conversar com o dermatologista e descobrir qual desses produtos é o mais adequado para sua pele.

Além deles, reforce com os nutricosméticos

Talvez você não conheça o termo, mas certamente já ouviu falar dos produtos. Os nutricosméticos são suplementos alimentares que apresentam na sua composição nutrientes que ajudam a cuidar da estética do corpo, como a aparência da pele, dos cabelos e das unhas.

Muitas fontes apresentam os nutricosméticos como “suplementos de beleza”, exatamente por essa relação citada acima. Logo, colágeno em pó, cápsulas de vitamina E, biotina, coenzima Q10 são bons exemplos.

Invista nos tratamentos estéticos

Uma das melhores alternativas para prevenir e até reduzir o aspecto visual das linhas de expressão e rugas é a combinação das medidas apresentadas acima com os tratamentos estéticos. Conheça, a seguir, os mais eficazes.

Toxina botulínica

O botox é o tratamento mais conhecido para suavizar rugas e prevenir ou reparar as linhas de expressão. Ele atua diminuindo a contração excessiva do músculo em áreas indesejadas. Assim, a pele não se movimenta tanto nem produz marcas no rosto.

Muitos pensam que ele serve apenas para quem já apresenta rugas ou marcas de expressão, mas a recomendação dos especialistas é que o procedimento seja realizado o mais cedo possível para que a toxina botulínica promova o relaxamento dos músculos faciais antes que haja a formação de rugas.

Peeling

Hoje você encontra diferentes opções de peeling, mas todas elas contribuem para a renovação celular, a diminuição de células mortas e a formação de colágeno. Com isso, o peeling também contribui para a prevenção e diminuição das rugas.

Preenchimento dérmico

Outro elemento presente na pele que garante sua uniformidade é o ácido hialurônico. Com o tempo, ele também é produzido em menor quantidade, levando ao aparecimento de rugas.

O preenchimento dérmico é um tratamento estético que repõe a deficiência desse ácido, promovendo a retenção de água nas células, reparando as rugas e rejuvenescendo a pele.

Qual a idade certa para começar os cuidados?

Mais uma vez, as necessidades variam de uma pessoa para outra, de acordo com os hábitos, as condições da pele e a genética. Porém, estudos apontam que a queda significativa de colágeno começa aos 30 anos. Assim, a recomendação é que os cuidados preventivos se iniciem a partir dos 25 anos de idade, como forma de prevenção.

Além dos hábitos saudáveis, mantenha uma rotina de pele em três etapas: limpeza, hidratação e proteção solar, complementando com os tratamentos de peeling ou botox.

Cuidados depois dos 35 anos

Após os 35 anos, inclua produtos que tenham ação anti-idade voltados ao equilíbrio da produção de colágeno e do ácido hialurônico da pele. Aqui, todos os procedimentos estéticos sugeridos no tópico anterior são bem-vindos.

Atenção para a autoestima

A autoestima está conectada com o bem-estar e a qualidade de vida, e precisa de atenção independentemente da idade. Por isso, é importante manter rotinas de autocuidado para apreciar com mais atenção o seu corpo e sentir-se melhor, com mais alto astral e mais bonita.

É comum que, com o passar dos anos, o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez do corpo mexam com a autoestima. Por isso, manter o corpo bem cuidado, desde as questões mais básicas, como a higiene diária, até os procedimentos estéticos mais aprimorados, é um sinal de como você se cuida — e muitas vezes isso reflete na autoestima.

Você aprendeu como evitar rugas a partir de mudanças simples em sua rotina e com o auxílio de produtos e tratamentos estéticos que contribuem também para a redução das marcas já existentes na pele. Ou seja, mesmo que você já tenha rugas, não se esqueça de que existem alternativas eficazes para amenizar o problema.

Quer saber como melhorar o aspecto da sua pele? Aproveite para entrar em contato com a GiOlaser! Agende uma avaliação e descubra o tratamento estético mais adequado para o seu caso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação