Banner

A pele oleosa é um dos tipos mais comuns e afeta pessoas de todas as idades. A oleosidade é consequência da produção do excesso de sebo. Uma das características dessa derme é o surgimento de acnes, poros dilatados e brilho em regiões como testa, nariz e bochechas, áreas com grande concentração de glândulas sebáceas.

A boa notícia é que existem vários cuidados com a pele oleosa que têm a função de reverter o quadro. Assim, para tratá-la, é essencial cuidar da cútis de maneira correta, evitando alguns hábitos nocivos e utilizando produtos próprios, já que o uso de cosméticos inadequados prejudica e aumenta o brilho do rosto.

Ficou interessada e quer conhecer os principais cuidados que você deve tomar com a pele oleosa? Então, continue a leitura!

1. Nunca durma de maquiagem

Tem dias que dá uma preguiça de tirar a maquiagem antes de dormir, não é verdade? Mesmo com o cansaço ao fim do dia, saiba que esse descuido pode agravar o problema da oleosidade em decorrência do acúmulo de resíduos, como poeira, poluição e sujeira. Além disso, acelera o envelhecimento precoce e favorece o aparecimento de acnes e cravos.

Então, sabendo disso, nada de ir para a cama sem remover a maquiagem por completo, tudo bem? Para encurtar esse passo, uma boa dica é apostar na água micelar, que hidrata, limpa e demaquila em apenas uma única etapa. Esse produto também é ideal até mesmo para as peles mais sensíveis por ter uma fórmula suave e sem componentes que causam irritações.

2. Faça uma limpeza de pele

A regeneração celular é muito importante para manter a cútis saudável. Desse modo, é indispensável realizar a limpeza de pele no período da manhã e da noite. Esse passo serve para desobstruir os poros e controlar a oleosidade, que são prejudicados por impurezas do ambiente.

Se você sofre com a derme oleosa, é importante optar por um sabonete com ativos que auxiliem a controlar o problema, como zinco e argila. Esse produto minimiza as irregularidades desse tipo de pele sem causar efeito rebote ou ressecar. Também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e tem ação antioxidante.

Usar o tônico também é outra etapa essencial, já que faz a limpeza profunda da pele, elimina sujeiras que o sabonete não retirou e reequilibra o pH do rosto. Também cicatriza a acne e reduz o tamanho dos poros.

3. Faça uma esfoliação semanalmente

Além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, a esfoliação também é muito vantajosa para quem sofre com a oleosidade na pele. Por desobstruir os poros e proporcionar uma limpeza profunda, esse procedimento também reduz a chance de surgimento de acnes — efeito muito comum para as mulheres que têm que lidar com o excesso de sebo.

Para isso, realize a técnica uma vez por semana com o uso de produtos com ácido salicílico. Essa substância esfolia não apenas a superfície do rosto, mas também o interior do revestimento dos poros. Outra vantagem é que ele apresenta propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a irritação e acalmando a produção de oleosidade.

4. Use protetor solar sem óleo

A exposição aos raios solares sem protetor resseca a pele, além aumentar as chances de surgimento de câncer, formar linhas de expressão, rugas e manchas e contribuir para o envelhecimento precoce. O ressecamento causa um estímulo nas glândulas sebáceas para produzir óleo em uma quantidade maior na tentativa de reidratar a derme, provocando um efeito rebote.

Dessa maneira, o ideal é usar o produto com FPS de, no mínimo, 30. Escolha uma textura favorável ao seu tipo de pele, que tenha toque seco e livre de óleo. Lembre-se também de reaplicá-lo ao longo do dia.

5. Hidrate a pele

Se você acha que só porque sua pele é oleosa, ela não precisa de hidratação, está enganada! Esse tipo de cútis também necessita desse passo e, portanto, os cuidados também incluem o uso de um hidratante diariamente. Isso faz com que as glândulas sebáceas produzam menos óleo, na tentativa de evitar o ressecamento.

Assim como nas outras dicas, essa etapa deve ser feita com o uso de produtos específicos, como aqueles livres de óleo. Algumas opções contêm protetor solar, o que ajuda a proteger contra os raios UVA e UVB, além de reduzir imperfeições e estimular a renovação das células.

6. Aplique séruns no rosto

Os séruns são produtos muito eficazes e, por essa razão, apenas algumas gotas já contêm grandes quantidades de princípios ativos. Assim, sua textura não gordurosa e aquosa consegue se adaptar bem à pele oleosa.

Portanto, escolha aquele com ácido hialurônico em sua fórmula, já que a substância proporciona uma hidratação profunda e intensa, mantendo a derme mais resistente, forte e saudável.

7. Opte por produtos com vitamina C

Muita gente já conhece os benefícios da vitamina C para uma alimentação saudável, não é mesmo? Contudo, esse ativo também faz bem para a pele, principalmente aquela oleosa.

Isso porque ela tem ação antioxidante, poder de reforçar a proteção contra os raios solares e grande participação no combate a flacidez, linhas de expressão e rugas. Além disso, estimula a síntese de colágeno, melhora a firmeza da cútis e ajuda a clarear manchas.

8. Use lencinhos antibrilho

Mesmo com todas essas dicas, pode acontecer de a derme ficar com um brilho em excesso, principalmente em dias quentes. Então, o que fazer nesses casos? Uma boa dica é ter a ajuda dos lencinhos antibrilho para deixar a pele seca e livre de oleosidade.

De modo geral, eles são feitos de papel e auxiliam na absorção do excesso de óleo na face. Além disso, podem ser utilizados até mesmo com maquiagem, pois não tiram os produtos, apenas garantem um toque seco ao longo do dia.

Viu só quais são os principais cuidados com a pele oleosa? Além dessas dicas, também é possível recorrer aos tratamentos estéticos, como peeling de cristal e limpeza de pele ultrassônica, ajudando a reduzir a acne e diminuindo a produção de sebo. Para isso, escolha uma clínica de estética conceituada e renomada no mercado!

Gostou do conteúdo? Como você costuma cuidar da pele oleosa e quais produtos usa? Deixe um comentário no post e conte para gente!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Tratamentos Faciais
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Depilação a Laser
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Tratamentos Corporais
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.