9 jan 2019

Afinal, o que é melhor: caminhar ou correr?

1185      0

O verão está chegando, as temperaturas subindo e as roupas vão diminuindo de tamanho e deixando o corpo mais exposto. O seu já está preparado para a próxima estação? Você pretende caminhar ou correr para emagrecer, aumentar a massa magra ou simplesmente ganhar mais energia? Neste post, mostraremos as vantagens e desvantagens da caminhada e […]

O verão está chegando, as temperaturas subindo e as roupas vão diminuindo de tamanho e deixando o corpo mais exposto. O seu já está preparado para a próxima estação? Você pretende caminhar ou correr para emagrecer, aumentar a massa magra ou simplesmente ganhar mais energia?

Neste post, mostraremos as vantagens e desvantagens da caminhada e da corrida. Assim você poderá escolher a melhor atividade física para conquistar o objetivo que deseja. Então, comece já a leitura!

Entenda os resultados obtidos com a caminhada e com a corrida

As duas modalidades são muito importantes para o bom funcionamento do corpo. Se você pensa em sua saúde, saiba que qualquer atividade física melhora o sistema imune e previne doenças crônicas como o diabetes.

A realização de exercícios físicos regularmente estimula a produção de endorfinas, responsáveis pelo aumento da disposição, do bom humor e da autoestima.

Se você quer emagrecer ou manter o peso, pratique uma das duas modalidades. Elas deixam o metabolismo mais elevado, aumentando a queima calórica. Consequentemente, você perceberá uma diminuição nas gorduras localizadas.

Você já pratica uma atividade física de forma regular e quer aumentar a massa magra do seu corpo? Fazer caminhada ou corrida pode ajudar. Os músculos ficam tonificados e definidos, principalmente nas coxas, no bumbum e nas pernas.

Quando as duas atividades físicas são intercaladas durante o treino, os resultados são ainda mais eficazes. Nesse caso, o emagrecimento e o ganho de músculos ocorre de forma mais rápida.

Conheça as vantagens de caminhar

Ao praticar caminhadas frequentemente, o coração ficará mais protegido, pois o praticante deixa o sedentarismo, mas não esforça demais o músculo cardíaco. Quase não existe contraindicação à atividade, que pode ser feita por crianças, adultos e idosos.

Além disso, caminhar ajuda na prevenção da osteoporose, principalmente quando realizada ao ar livre. O exercício retarda a perda mineral do osso, evitando possíveis fraturas. Praticar essa atividade aumenta o condicionamento do corpo e prepara o organismo para outros exercícios.

A caminhada, aliada a uma dieta balanceada e à ingestão de líquidos, deixa o peso sob controle por mais tempo. Esse exercício também é indicado após a gravidez, pois não há esforço da parede abdominal.

Benefícios da caminhada

  • Reduz os níveis de colesterol ruim;

  • diminui os riscos de doenças cardíacas;

  • aumenta a imunidade;

  • diminui a celulite;

  • previne diabetes e hipertensão;

  • alivia a ansiedade e o estresse;

  • auxilia em dietas de emagrecimento;

  • promove um envelhecimento saudável;

  • aumenta a disposição;

  • tonifica os músculos das pernas, coxas e bumbum.

Como iniciar as atividades

O primeiro passo é consultar-se com um médico para avaliar a sua saúde. Principalmente nos casos em que o sedentarismo está sendo abandonado. Como o corpo não está preparado para prática de atividades físicas, comece com caminhadas de curto período.

A seguir, escolha o calçado adequado para se exercitar. Em algumas lojas, os profissionais avaliam o seu tipo de pisada para indicar o melhor tênis. As roupas devem ser leves e de tecidos que absorvam o suor.

O local para caminhar deve ser tranquilo, sem trânsito intenso e que, de preferência, não tenha necessidade de atravessar ruas. Prefira os parques ou use uma esteira em casa ou na academia.

Desafios da modalidade

Sair do sedentarismo é simples, mas nem sempre é fácil. Por isso, o ideal é começar com a caminhada, que não exige grandes investimentos financeiros ou a dedicação de muito tempo.

Após caminhar nos primeiros dias, talvez você sinta um incômodo muscular devido à falta de condicionamento físico, mas não desista. Persista na realização dos exercícios e rapidamente notará mais ânimo e um corpo mais sequinho.  

Conheça as vantagens de correr

Essa atividade é ideal para quem quer perder peso, pois, o gasto energético ao realizar o exercício é bem grande. O ganho de massa magra também é maior quando se pratica a corrida.

O aumento do fluxo sanguíneo melhora as funções cerebrais. Além disso, o pulmão é bastante exigido durante os exercícios, o que o deixará mais forte e menos vulnerável às doenças.  

Benefícios da corrida

  • Reduz o peso corporal;

  • acelera o metabolismo;

  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória;

  • acelera o ganho de massa muscular;

  • aumenta o fluxo sanguíneo;

  • melhora a qualidade do sono;

  • diminui o estresse e a depressão;

  • reduz a gordura abdominal;

  • diminui o colesterol;

  • evita diabetes e hipertensão.

Como iniciar as atividades

Como a corrida é uma modalidade que exige algum condicionamento físico, é recomendado que você já esteja praticando caminhada ou outro esporte que promova resistência corporal.

A realização de exames cardíacos e a consulta com um clínico geral para avaliação da saúde também são necessárias antes de acelerar os passos.

Consulte, também, um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Ele ensinará como o exercício deve ser realizado corretamente para que lesões e problemas articulares sejam evitados.

Após esse primeiro passo com os profissionais de saúde, é preciso escolher a vestimenta. Opte por um tênis macio e que tenha amortecedor para a absorção dos impactos. Invista em roupas leves e com tecidos que absorvam o suor.

A alimentação antes do exercício não deve ser pesada. Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico como a batata-doce ou pães integrais. Dessa forma, você não ficará com fome durante o exercício e evitará a queda no nível da glicose.

Desafios da modalidade

O primeiro desafio é descobrir se você realmente gosta de correr. A corrida é uma atividade simples, no entanto, não são todas as pessoas que se adaptam a ela.

Outra questão é com relação às dores que surgem no corpo no começo do treino. Porém, com a regularidade dos exercícios, os músculos vão doer menos. Isso acontece por causa do aumento do condicionamento físico.

Crie metas para que sejam superadas. Os planos de corrida encontrados na internet podem auxiliar na sua performance.

Descubra se é melhor caminhar ou correr

Para saber se você gosta de caminhar, o melhor jeito é testar. Caminhe por 30 minutos, três vezes por semana, durante um mês. Observe como se sente após esse período. Gostou das modificações no corpo?

Você tem uma rotina agitada e não tem tempo para ir à academia? Exercite-se caminhando por 20 minutos todos os dias. Dessa forma, já colherá benefícios. Após um mês, verifique se o humor e o estresse mudaram.

Você faz caminhadas regularmente e quer intensificar os exercícios? Comece intercalando pequenos trotes com passos mais lentos. Com o tempo, aumente o período da corrida e diminua o da caminhada. Em algumas semanas, você correrá com facilidade.  

Como pode perceber, se você caminhar ou correr conseguirá bons resultados tanto na parte estética quanto na melhora da sua saúde. Escolha uma dessas modalidades, que estão entre as preferidas dos atletas, e comece já a mudança no seu bem-estar físico e emocional.   

E aí, já decidiu qual opção você prefere? O texto ajudou na escolha? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram para aprender mais sobre saúde, beleza e bem-estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação