18 mar 2021

Microagulhamento: o que é e como é feito esse procedimento?

1387      0

O microagulhamento é um procedimento estético que tem despertado a curiosidade de muita gente que deseja um pele bonita, saudável, sem cicatrizes de acnes e outras imperfeições que mexem com a autoestima. Realizada em consultório estético e por um profissional especializado, a técnica é indicada para tratamentos corretivos e preventivos, devido ao estímulo da produção […]

O microagulhamento é um procedimento estético que tem despertado a curiosidade de muita gente que deseja um pele bonita, saudável, sem cicatrizes de acnes e outras imperfeições que mexem com a autoestima.

Realizada em consultório estético e por um profissional especializado, a técnica é indicada para tratamentos corretivos e preventivos, devido ao estímulo da produção de colágeno pelas células.

Além disso, apesar de ser um processo minimamente invasivo, em alguns casos pode causar desconforto no indivíduo, porém os efeitos finais são prolongados e valem a pena o investimento.

Ficou curiosa para saber mais sobre o microagulhamento? Então, não deixe de ler nosso conteúdo!

Afinal, em que consiste o microagulhamento?

Como o próprio nome diz, trata-se de um conjunto de agulhas minúsculas feitos de aço cirúrgico que estão inseridas dentro de um rolo, que varia em tamanho, quantidade e tecnologia empregada.

Como se trata de um procedimento estético, deve ser realizado apenas por profissionais habilitados e registrados em seu órgão de classe, e com equipamentos que possuem registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso significa que o material deve ser descartável, com comprimento e diâmetro das agulhas que variam entre 0,25 a 1,5mm, conforme a indicação estética avaliada pelo profissional.

Também existe uma autorização de quais profissionais podem utilizar esse equipamento, conforme a profundidade da aplicação, que foi definido pelos conselhos de classe conforme o nível de conhecimento de cada um.

Sendo assim, profissionais com especialização em cosmetologia, como os farmacêuticos, além dos biomédicos e fisioterapeutas, podem usar a agulha de 0,25 a 1,5mm, enquanto a dos médicos chegam a até 3,0mm.

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento deve ser indicado pelo profissional habilitado após uma análise da pele, dos problemas relatados pelo paciente, da experiência prévia da utilização de procedimentos estéticos e de outras informações que julgar importante.

Após essa análise detalhada, o profissional recomendará o número de sessões, o tipo de produto, o benefício esperado e os cuidados após o procedimento para evitar qualquer problema.

Por isso, é fundamental escolher clínicas bem conceituadas, que possuem consultórios e equipamentos adequados a cada procedimento e tenham em seu quadro de colaboradores os melhores profissionais com conhecimento em estética/ cosmetologia.

Como é a sessão de microagulhamento?

Na data agendada para o procedimento, será aplicado um creme anestésico no rosto do paciente entre 15 a 20 minutos antes da sessão.

Em seguida, a aplicação consiste em passar a caneta demapen, que contém as agulhas, por diversas vezes na pele — às vezes com mais frequência em um local específico a ser tratado. O procedimento pode variar de 15 a 30 minutos no total.

Durante a sessão, é comum a formação de pequenos sangramentos, que serão estancados pelos profissionais e fazem parte do processo inflamatório que se inicia. Porém, tudo é controlado.

Ao final da semana, o rosto ou a região a ser tratada fica bastante vermelha, variando em maior intensidade em peles mais sensíveis ou menor coloração naquelas em que o indivíduo já se submeteu a outros procedimentos estéticos.

Em algumas situações, ocorre a aplicação de pool de vitaminas, blends ativos de acordo com a finalidade do tratamento, que serão mais absorvidos devido à abertura dos poros e ao processo de vasodilatação. Além disso, essa aplicação estimula significativamente a produção de colágeno, essencial para manter a pele saudável e jovial.

Quais são os benefícios do microagulhamento?

O microagulhamento possui diversas indicações, como a aumento da produção de colágeno, a amenização das cicatrizes faciais decorrentes da acne, a redução do melasma, de outras manchas e das rugas, além de outros benefícios. Isso porque muita gente pensa que o microagulhamento é feito apenas no rosto, porém a aplicação pode ser feita no colo, pescoço, braços, seios, coxas, abdômen, mãos, entre outras.

Quando se propõe o microagulhamento para aumentar a produção de colágeno e elastina, o objetivo é a restauração da pele, considerando assim um tratamento preventivo ou rejuvenescedor.

Contudo, quando se indica o microagulhamento para amenizar as manchas do melasma ou das cicatrizes provocadas por espinha, pode-se dizer que o tratamento é corretivo e específico para um problema.

Quais são os cuidados após a sessão?

Qualquer tratamento estético vem acompanhado de diversas recomendações, tanto para aumentar a eficácia do efeito quanto para prevenir complicações nos indivíduos. Dessa forma, elas devem ser seguidas corretamente.

O primeiro cuidado é a proteção do rosto e das áreas tratadas por meio do uso do filtro solar. Como a sessão de microagulhamento causa uma vermelhidão inicial, a pele fica mais sensível. Por isso, após a pele voltar ao normal, é essencial passar o protetor solar e reaplicá-lo sempre que necessário.

Também é indicado o uso de água termal para acalmar a pele, principalmente devido à sensibilidade ao calor, frio e sol. Outra recomendação importante é não aplicar água quente nas primeiras 24 horas após o procedimento, ou seja, o banho deve ser em temperatura morna a fria.

Por que escolher uma clínica confiável para fazer o microagulhamento?

O microagulhamento é um procedimento simples, mas que requer cuidados antes, durante e depois da aplicação, bem como a garantia de utilização de produtos descartáveis e autorizados pela Anvisa.

Com a grande procura por procedimentos estéticos, houve um aumento no número de clínicas com essa finalidade, o que não refletiu necessariamente em bons serviços. Então, é fundamental pesquisar sobre isso.

Nesse sentido, você não precisa se preocupar com a GIOlaser, que além e ser bem conceituada em qualidade de serviço, conta com profissionais habilitados e uma excelente infraestrutura. Também é possível encontrar várias filiais pelo Brasil afora, comprar pacotes para fazer diversos tipos de procedimento, como depilação a laser, e acompanhar a evolução de sua saúde.

O microagulhamento é um procedimento indicado para diversas condições no rosto, como também em outras regiões do corpo. A sessão dura em torno de 30 minutos ou mais, apresentando vermelhidão e inchaço. Os resultados são observados ao longo dos dias e permanecem por até um mês. Por isso, é recomendável optar por profissionais habilitados e em clínicas confiáveis de forma a evitar complicações.

Se você ficou interessada em experimentar o microagulhamento, agende uma consulta conosco e obtenha mais detalhes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação