23 abr 2020

Autocuidado: aprenda a cuidar de si mesmo

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Hoje em dia, o termo “autocuidado” é muito usado, mas o que essa palavra quer dizer? Autocuidado significa praticar intencionalmente qualquer atividade com o objetivo de cuidar da nossa saúde física, mental e emocional. Apesar de ser importante, essa é uma das primeiras coisas a serem deixadas de lado em tempos de estresse, especialmente para […]

Hoje em dia, o termo “autocuidado” é muito usado, mas o que essa palavra quer dizer? Autocuidado significa praticar intencionalmente qualquer atividade com o objetivo de cuidar da nossa saúde física, mental e emocional.

Apesar de ser importante, essa é uma das primeiras coisas a serem deixadas de lado em tempos de estresse, especialmente para quem é o principal cuidador. Isso inclui pais, chefes, pessoas que cuidam de familiares idosos e profissionais de saúde, que geralmente costumam colocar o bem-estar dos outros acima do seu.

Cuidar bem de si mesmo é essencial para criar resiliência aos estresses do cotidiano, aqueles que não podemos eliminar. Também é uma excelente forma de melhorar o humor, reduzir a ansiedade e promover um bom relacionamento consigo mesmo e com os outros. Continue a leitura e descubra como colocá-lo em prática!

Os benefícios do autocuidado

Agora que você já conhece o que é autocuidado, veja as principais vantagens de incluí-lo em sua rotina!

Eleva a autoestima

Quando regularmente dedicamos tempo para sermos bons com a gente e atender às nossas próprias necessidades, enviamos uma mensagem positiva ao nosso subconsciente. Tratar a si mesmo como alguém importante e com valor ajuda a desencorajar críticas negativas internas.

Além disso, praticar o autocuidado produz sentimentos positivos que são capazes de aumentar a confiança e a autoestima. Isso porque a maioria das atividades que serão incluídas em seu dia a dia fará com que você se sinta bem.

Aumenta a resistência às doenças

O excesso de trabalho, os altos níveis de estresse e a exaustão podem prejudicar a saúde, com problemas de ansiedade, depressão, insônia e doenças cardíacas.

Felizmente, a maioria das atividades de autocuidado ativa o sistema nervoso parassimpático (SNP). Isso significa que o corpo entra em um modo repousante e rejuvenescedor (ótimo para combater as rugas), o que é eficaz em fortalecer o sistema imunológico e promover mais qualidade de vida.

Melhora a produtividade e a motivação

Concentrar-se no autocuidado pode melhorar a produtividade e a motivação. A expectativa de ter um momento para relaxar pode ajudar no seu rendimento no trabalho e nas tarefas do cotidiano. Além disso, ter um momento de folga recarrega as energias para você fazer outras coisas importantes.

Aprimora o autoconhecimento

Praticar o autocuidado requer pensar no que você realmente gosta de fazer. O exercício de descobrir quais as suas fontes de paixão, inspiração e bem-estar pode ajudá-lo a se conhecer muito melhor.

Conhecer o seu valor e manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal significa que você busca efetivamente estabelecer limites realistas e evita esforços excessivos.

Ajuda a ser alguém melhor

Quando você é bom consigo mesmo, pode pensar que está sendo egoísta. Na verdade, o autocuidado oferece os recursos necessários para que as pessoas também tenham compaixão com os outros. A partir do momento que nos tratamos com amor e respeito, isso muda a maneira como vemos o mundo.

As práticas de autocuidado

Muita gente tem tantas responsabilidades que fica fácil negligenciar suas necessidades. Embora nem sempre seja fácil priorizar as atividades pessoais, melhorar o seu bem-estar é uma das melhores maneiras de apoiar a saúde geral, incluindo a parte física, mental e emocional.

Existem várias maneiras diferentes de praticar o autocuidado, então, conheça algumas!

Coloque as coisas em ordem

Organizar-se geralmente é o primeiro passo para ser alguém mais saudável, porque permite que você descubra exatamente o que precisa fazer para se cuidar melhor.

Uma pequena mudança, como criar uma agenda no celular ou um calendário na geladeira, pode ajudá-lo a anotar todas as responsabilidades e os compromissos, além de manter sua vida um pouco mais organizada.

Outra dica é deixar separados os itens que você vai usar no dia seguinte. Isso vale para chaves, bolsas, mochilas, pastas, roupas e sapatos — assim, é menos provável acontecerem imprevistos e atrasos.

Faça uma atividade física

Todos nós sabemos que o exercício é bom para nós, e a prática diária é importante tanto física quanto mentalmente. Isso porque melhora o humor e reduz o estresse e a ansiedade, sem mencionar que ajuda a queimar gordura.

Claro que pode ser difícil ir à academia todos os dias. Por isso, tente incorporar outras atividades, como caminhadas, exercícios ao ar livre ou ioga em casa, que podem se encaixar na sua agenda mais facilmente. O mais importante é criar uma rotina que funcione para você.

Seja sociável

A socialização é fundamental para o autocuidado, todavia, quando a vida fica agitada, é difícil separar um tempo para os amigos ou priorizar os relacionamentos.

Relações mais próximas são importantes no bem-estar. A melhor maneira de cultivar e manter conexões estreitas é dedicar tempo e energia à construção de nossas relações com os outros.

Não há uma quantidade exata de horas que devemos dedicar aos amigos ou trabalhar nos relacionamentos. Cada um tem necessidades sociais distintas. O segredo é descobrir quais as suas e reservar um tempo para ter uma vida social adequada.

Mantenha o sono em dia

O sono pode ter um efeito enorme sobre como nos sentimos ao longo do dia. Dormir mal ou em quantidade insuficiente causa, além de olheiras, vários problemas de saúde.

Comece pensando em sua rotina noturna. Você está comendo ou bebendo perto da hora de dormir? Caso a resposta seja sim, é importante evitar essas refeições e reduzir a cafeína e o açúcar, que tendem a mantê-lo acordado.

Reduzir o estresse também é fundamental para dormir bem. Pense nas melhores maneiras de se acalmar após um dia difícil ou relaxe mais durante o trabalho.

Preste atenção nas emoções

Infelizmente, muitas pessoas ainda veem o autocuidado como um luxo, e não como uma prioridade. Consequentemente, sentem-se sobrecarregadas, cansadas e mal preparadas para lidar com os inevitáveis desafios da vida.

É importante ter capacidade para enfrentar as adversidades e lidar com emoções negativas, como raiva, ansiedade e tristeza. Para isso, você pode incluir atividades que o ajudem a reconhecer e expressar tais sensações.

Converse com alguém próximo sobre seus sentimentos ou reserve um tempo para atividades de lazer que o ajudem a processar suas emoções, mas não ignore essa área.

Avalie quais áreas da sua vida precisam de mais atenção e cuidado e, quando descobrir que está ignorando um certo aspecto, crie um plano de mudança. Não é preciso ajustar tudo de uma vez, comece com um pequeno passo, assim, fica mais fácil manter uma rotina de cuidados.

Como você viu, é muito importante garantir cuidados com o corpo, com a mente e com a alma todos os dias e não apenas quando surgirem problemas ou doenças. Aprender a melhorar sua dieta, dormir bem, reduzir o estresse e exercitar-se regulamente é um toque de autocuidado que pode ajudá-lo a viver mais e melhor!

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