Banner

As rugas são sinais naturais de envelhecimento facial e, muitas vezes, são resultado da redução da produção de colágeno, responsável por sustentar a pele. Ela são classificadas em dois tipos: dinâmicas e estáticas.

As rugas dinâmicas são aquelas que surgem com o movimento facial, como as da testa, que se tornam visíveis quando as sobrancelhas são elevadas, por exemplo. Já as rugas estáticas estão relacionadas à idade e podem aparecer entre 20 e 30 anos.

Quer entender mais sobre rugas estáticas e quais são os tratamentos estéticos mais indicados para amenizá-las? Acompanhe a seguir e confira!

O que são rugas estáticas?

As rugas estáticas começam a aparecer ao longo do tempo, quando a estrutura da pele apresenta um declínio da produção de substâncias essenciais para a estrutura da derme. Esses sinais de envelhecimento podem assumir diversas formas, podendo ser profundas e permanentes, marcando a face de maneira definitiva.

Em geral, as rugas estáticas podem surgir a partir dos 20 anos, quando o organismo começa a ter redução da produção de colágeno e elastina. Além disso, outros fatores podem acelerar o aparecimento das rugas, como a perda de ácido hialurônico e diminuição da capacidade regenerativa do tecido epitelial, responsável por afinar naturalmente a pele.

Inclusive, alguns agentes externos também contribuem para o envelhecimento precoce, como exposição solar intensa, tabagismo, alimentação desequilibrada, hidratação insuficiente, estresse, privação do sono, entre outros. Ou seja, o surgimento das marcas está diretamente relacionado com os hábitos e o estilo de vida da pessoa.

Ao contrário das rugas dinâmicas, que são linhas de expressão que surgem apenas com o movimento da face, as rugas estáticas são permanentes e intensificadas ao longo do tempo. Felizmente, já existem tratamentos e produtos específicos que auxiliam no combate ao envelhecimento da pele, mantendo a aparência mais jovial e sem marcas.

Quais são os tratamentos estéticos mais indicados para amenizar as rugas estáticas?

Para eliminar as rugas estáticas da face, pescoço e colo, a recomendação é investir em tratamentos estéticos para estimular a produção de células que garantem firmeza e sustentação à pele. É importante consultar um especialista no assunto para que seja avaliado qual o melhor tratamento para o seu caso específico. 

E a boa notícia é que existem diversas alternativas para tratar o problema. Pensando nisso, destacamos a seguir as principais opções para amenizar as rugas estáticas.

Peeling químico

O peeling químico é realizado por meio da aplicação de ácidos sobre a pele que retiram as camadas danificadas a partir da descamação. O procedimento promove a renovação celular com o crescimento de uma camada mais lisa, elástica, suave e fresca.

Além de rugas mais intensas e profundas, o tratamento é ideal para manchas e também para retirar marcas de acne. Desde as primeiras sessões já é possível notar resultados com o peeling químico. Além de rejuvenescer o rosto, ele reduz a oleosidade e aumenta a produção de colágeno, melhorando a textura da pele.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que utiliza um equipamento com diversas agulhas pequenas e finas que perfuram a pele e estimulam a produção de colágeno. O tratamento possibilita uma pele menos oleosa, mais clara e com uma significativa redução nas marcas de expressão.

Antes do microagulhamento, é importante que a pele seja preparada com clareadores e antioxidantes para ter um melhor resultado. Além disso, é essencial evitar a exposição solar nos primeiros 45 dias após a aplicação do tratamento estético. 

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico também é outra opção de tratamento estético que pode amenizar as rugas estáticas. Com o envelhecimento da pele e a exposição aos raios UV, é normal que as fibras elásticas e colágenas diminuam com o tempo, deixando a pele mais fina, enrugada e desidratada.

O procedimento é realizado por meio da aplicação de aminoácidos combinados com uma porcentagem de ácido hialurônico. A região tratada se restaura e mantém o equilíbrio hídrico, melhorando a elasticidade e a estrutura da pele

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina que promove o relaxamento dos músculos da face, tratando e prevenindo marcas de expressão na região da face. O procedimento suaviza rugas e age na prevenção ou reparação das linhas de expressão, promovendo o rejuvenescimento do rosto.

O resultado pode ser notado após 15 dias da aplicação da toxina botulínica. O efeito da substância tem duração aproximada de 6 meses, e o procedimento é totalmente seguro e altamente eficaz no combate ao envelhecimento.

O que fazer para prevenir as rugas estáticas?

Além dos tratamentos estéticos voltados para o rejuvenescimento da pele, é interessante manter hábitos saudáveis e algumas práticas no dia a dia para se prevenir das rugas. A primeira dica é se proteger da exposição excessiva do sol e da radiação, com um bom protetor solar.

Manter a pele sempre limpa, hidratada e protegida de fatores externos, como poluição, atrasa o surgimento precoce das rugas. Evitar ingerir álcool, tabaco, entre outras substâncias que atrapalham a formação de colágeno, também é fundamental para manter o organismo equilibrado e saudável. 

Mesmo assim, nem sempre é possível evitar as rugas estáticas. Elas são sinais naturais do envelhecimento da pele e, querendo ou não, elas vão aparecer. Mas você ainda pode praticar alguns cuidados para passar por esse ciclo de maneira mais tranquila. 

É interessante, por exemplo, incluir ativos antioxidantes, como a vitamina C e E na sua dieta, e escolher produtos antirrugas para o skincare. Evitar o estresse e movimentos de contração dos músculos faciais também é essencial para se prevenir das rugas estáticas.

Tendo atenção aos fatores externos que causam as rugas, é possível atrasar o surgimento das linhas de expressão e manter a pele, sobretudo da face, mais jovem por mais tempo. 

Lembre-se que para evitar o surgimento de rugas estáticas de forma precoce, é fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele. Além disso, é interessante utilizar produtos e realizar tratamentos estéticos que promovam a produção de colágeno, uma das substâncias mais importantes para quem deseja ter uma pele rejuvenescida, macia e bonita.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça os tratamentos faciais oferecidos pela GiOlaser!


Tratamentos Faciais

Tipos de tratamento

Tratamentos Faciais
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Depilação a Laser
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Tratamentos Corporais
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.