28 fev 2021

Rotina de skincare: 6 cuidados que fazem toda a diferença!

2529      0

Os cuidados com a pele são essenciais para evitar acne, manchas, rugas, flacidez e outros probleminhas que costumam mexer com a autoestima. Para manter uma pele jovial, iluminada e viçosa, manter uma rotina de skincare é fundamental. Os cuidados matutinos e noturnos entregam resultados de maneira eficaz. Ter uma rotina de skincare significa manter cuidados […]

Os cuidados com a pele são essenciais para evitar acne, manchas, rugas, flacidez e outros probleminhas que costumam mexer com a autoestima. Para manter uma pele jovial, iluminada e viçosa, manter uma rotina de skincare é fundamental. Os cuidados matutinos e noturnos entregam resultados de maneira eficaz.

Ter uma rotina de skincare significa manter cuidados diários com a pele, como limpar, hidratar e proteger. Além disso, também podem ser incluídos tratamentos estéticos. Dessa forma, será possível perceber resultados em médio e longo prazo, como uma pele mais bonita e saudável.

Confira quais cuidados você deve manter e que fazem toda a diferença para ter uma pele linda e radiante!

1. Siga as recomendações de um profissional especializado

É comum encontrar pessoas que criam uma rotina de cuidados baseada apenas em sugestões, resenhas de produtos e outros tipos de indicações. Entretanto, esse é o primeiro passo para se frustrar, uma vez que essas recomendações podem não ser boas para o seu tipo de pele.

Nesse contexto, utilizar itens específicos para seu tipo de pele ajuda a criar um ritual de skincare que seja efetivo. Se a sua pele for sensível, por exemplo, determinados produtos podem causar irritação e inflamações. Por isso, contar com a ajuda de um profissional é essencial para evitar transtornos.

Um bom profissional também indicará quais as etapas de que a sua pele precisa, a frequência para esfoliar, como cuidar em cada estação do ano e muitas outras dicas. Portanto, é imprescindível consultar um especialista antes de introduzir qualquer tipo de produto na sua rotina de skincare.

2. Utilize os produtos indicados para o seu tipo de pele

Cada tipo de pele exige cuidados diferentes. A pele oleosa é identificada pela produção excessiva de sebo, que deixa o rosto com o aspecto brilhante. Também é caracterizada pela presença de poros dilatados, cravos e espinhas. Desse modo, os produtos que uma pessoa com esse tipo de pele deve aplicar são diferentes dos de uma pessoa com a cútis mais seca, por exemplo.

Ou seja, identificar o seu tipo de pele é um dos primeiros passos para saber quais são os tratamentos mais indicados. Os tipos de pele são:

  • oleosa;
  • mista;
  • seca;
  • normal;
  • sensível.

Cada um dos tipos de pele tem necessidades diferentes, o que faz com que a rotina mude. Questões internas e externas também têm grande influência no comportamento da cútis, afetando os cuidados que você deve ter.

3. Não esqueça das etapas de cuidados

Apesar das diferenças nos tipos de pele, existem alguns passos na rotina de skincare que são básicos. Mesmo que você possa personalizar e incluir outras etapas, existem 3 que são indispensáveis: limpeza, hidratação e proteção. Veja o que cada uma delas faz.

Limpeza

Retirar resquícios de poluição, maquiagem ou outros produtos e preparar a pele para receber os tratamentos: esse é o objetivo da limpeza. A higienização limpa os poros e faz com que a pele respire, removendo todas as impurezas e toxinas acumuladas ao longo do dia. Sabonetes, géis de limpeza e outros produtos são os mais indicados.

Tonificação

Não são todas as peles que precisam ser tonificadas, mas esse passo é essencial para quem tem pele oleosa, por exemplo. A tonificação evita a obstrução dos poros e melhora a penetração de cremes, além de acalmar a pele após a limpeza e equilibrar o pH.

Hidratação

Esse passo é primordial para todos os tipos de pele. A hidratação deve ser feita na medida certa, pois repõe a água, sais minerais e outros ativos. Encontre um produto que seja voltado para o seu tipo de pele e previna os sinais de envelhecimento precoce, além de ter a cútis mais iluminada e macia.

Proteção

A aplicação de filtro solar deve ser feita até mesmo se você não expor ao sol. Pode parecer exagero, mas a proteção deve fazer parte de qualquer momento do dia. Após as etapas de limpeza e hidratação, a aplicação de protetor solar deixará sua pele protegida contra raios UVA e UVB, e prevenirá o envelhecimento e outros efeitos nocivos do sol em longo prazo.

4. Tenha uma boa alimentação e hidratação

Os cuidados não devem ser apenas externos, como o uso de produtos e de procedimentos estéticos. Para que os resultados sejam mais visíveis, também é preciso cuidar da sua pele de dentro para fora. Nesse sentido, não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e minerais, assim como de beber bastante água.

Por isso, invista em uma alimentação mais saudável e mantenha a hidratação, já que isso será determinante para os resultados que você busca ao adotar uma rotina de skincare. Afinal, sua dieta também faz parte dos cuidados com sua pele e corpo.

5. Lembre-se de que a sua pele é única

Receber recomendações de produtos que proporcionam resultados incríveis é sempre muito bom. No entanto, a rotina de outra pessoa pode não se adaptar à sua. Isso porque sua pele é única, seja por questões genéticas, seja pelos cuidados diários.

Nesse sentido, busque conhecer melhor a sua pele e entender as necessidades que ela apresenta. Algumas mudanças também acontecem de acordo a faixa etária, como a diminuição na produção de colágeno após os 40 anos. Logo, a rotina de skincare deve ser adaptada.

6. Combine com outros tratamentos estéticos

A rotina de skincare consiste em tratamentos mais básicos que podem ser feitos no dia a dia sem grandes dificuldades. Contudo, aliar o uso de produtos com outros tratamentos estéticos potencializa os resultados. Fazer uma limpeza de pele ou peeling ajuda a deixar o rosto livre de impurezas, diminui manchas e estimula a hidratação.

A realização de outros tratamentos em conjunto com uma rotina de skincare é a receita perfeita para promover o rejuvenescimento. Problemas como rugas, linhas de expressão, olheiras e outros incômodos podem ser tratados da maneira correta com o auxílio de profissionais especializados.

Outros tratamentos que também são indicados são microagulhamento, carboxoterapia e radiofrequência. Dessa forma, os benefícios serão maiores e a rotina de skincare será muito mais efetiva e com resultados mais positivos.

Gostou das dicas de cuidados que você precisa ter com a sua pele? Assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende sua avaliação